terça-feira, 6 de janeiro de 2015

TANQUE DE COMBUSTÍVEL VEICULAR



TANQUE DE COMBUSTÍVEL VEICULAR
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Encher o tanque de combustível do automóvel, além do limite, gera problemas. Excedendo o limite, o excesso vaza para as mangueiras e ocasiona aquecimento, chega até o filtro de carvão ativado, ele vai esfarelar, e essas partículas vão voltar para o tanque, gerando risco de vir a queimar a bomba de combustível e ocasionar incêndios. Deve ser observado o som do gatilho indicando que o tanque já está cheio. Sempre que der o primeiro clique, suspender o abastecimento.
Todavia, com bom senso, respeitando o limite, é recomendável sempre rodar com o tanque com boa quantidade de combustível, porque isso reduz a evaporação do combustível e evita que resíduos do fundo do tanque sejam aspirados para o motor.
No Brasil, a partir de janeiro de 1989, como parte do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, pela Resolução n° 18/86, determinou, que todos os veículos a gasolina e a álcool tenham um dispositivo para controlar as emissões evaporativas de combustível. Os veículos receberam um filtro de carvão ativado, que recebe os vapores de combustível do tanque por uma tubulação criada especialmente para esse fim. O filtro fica no interior de um invólucro circular, o cânister. O filtro de carvão ativado recebe os vapores de gasolina, os absorve e, quando o motor funciona, são  aspirados pelo coletor de admissão. O filtro só pode receber vapor, é preciso garantir que não chegue combustível líquido até ele. A maneira encontrada pelos fabricantes de automóveis para conseguir é estabelecer um determinado volume de ar entre o líquido no tanque e a parte superior deste, de onde sai a tubulação para o cânister. Isto é conseguido mediante à interrupção do abastecimento ao primeiro desarme do bico da bomba de gasolina, do Posto de Abastecimento. O excesso prejudica o bom funcionamento do motor. A capacidade do tanque de combustível informada no manual do proprietário é nominal e corresponde ao primeiro desarme do bico da mangueira da bomba. Além disto, ainda cabe em torno de dez por cento de gasolina no tanque do veículo.
Aspectos prejudiciais à saúde:
A prática de procedimentos, em inobservância aos limites do tanque de abastecimento dos veículos, ocasiona riscos do benzeno, substância cancerígena presente na gasolina. Uma das causas de adoecimento e em casos graves, a vítima pode desenvolver doenças crônicas e até morrer em decorrência de complicações sanguíneas e respiratórias. A exposição prolongada ao benzeno causa o Benzenismo, afetando o sistema nervoso central, hematopoiético, imunológico e genético; alterações hematológicas como a leucopenia, acarretando a redução dos leucócitos, responsáveis pela defesa do organismo. Os danos são pneumológicos e neurológicos. O benzeno pode causar câncer no pulmão, perda de alguns neurônios que, em longo prazo, causam demência.
“Preservar o ambiente e observar medidas de  contato adequado com produtos químicos, contribuem para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, de maneira eficaz. (EM)”.

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