segunda-feira, 24 de junho de 2013

O CLIENTE O MAIOR PATRIMÔNIO

CLIENTE: O MAIOR PATRIMÔNIO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O maior patrimônio das empresas é o cliente. A seguir algumas sugestões pontuais de um procedimento recomendável para construir a fidelização e ampliação sustentável de clientes:
1-Quando o cliente entrar no estabelecimento próximo ao horário de fechamento ou da saída dos funcionários, procurar atender com simpatia e atenção, evitando demonstrar inconveniência, mesmo que haja necessidade de prolongar o expediente, eventualmente.
 2-Nunca se deve expor problemas internos do estabelecimento: falar mal do chefe, da empresa ou das condições de trabalho na frente de qualquer cliente.
3-Responder às indagações do Cliente, dar atenção e informar as especificações dos produtos, as particularidades de uso e tudo o que for útil para o seu melhor aproveitamento.
4-Sempre deixar claro de está sempre ao  seu inteiro e agradecer à preferência.
5-Não deixar o Cliente esperando para ser atendido, dar-lhe atenção e expressar uma fisionomia que sinalize, o quão este é bem vindo e importante para o sucesso do estabelecimento.
6-Nunca fazer referências desairosas a respeito da concorrência para ou na presença do cliente.
7-No caso da inexistência do produto solicitado pelo cliente, oferecer alternativas similares, de qualidade e eficácia equivalente ao procurado, ou produtos sucedâneos compatíveis tecnologicamente.
Sam Walton, fundador da rede Wal Mart disse:
 “Clientes são capazes de demitir todos de uma empresa. Do presidente ao office-boy, apenas gastando seu dinheiro em algum outro lugar”
“O cliente bem atendido compra, volta a comprar e propagada natural e espontaneamente o seu referencial de provimento. (EM).”


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