quarta-feira, 19 de junho de 2013

NO ANTIGO TESTAMENTO SOBRE JESUS

NO ANTIGO TESTAMENTO SOBRE JESUS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O ANTIGO TESTAMENTO Bíblico faz referência a Jesus, o Filho de Deus, que encarnou como Filho do Homem, o Segundo Adão, para cumprir uma função vicária ampla e completa, na qualidade de remidor da humanidade privada do seu estado de perfeição.
A seguir as passagens bíblicas e as suas respectivas revelações sobre esta abordagem:
1-Salmo 2:7->Anuncia que Jesus, o Filho do Homem, seria gerado por Deus.
2-Isaias 7:14->Anuncia a vinda de Emanuel, que significa “O próprio Deus conosco”.
3-Isaias 9:6 e 7->AnunciaPorque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
4-Isaias 49:1->Anuncia Jesus como vaso escolhido.
5-Isaias 11:1-5; Daniel 7:13,14->Jesus e o Seu Reino Eterno.
6-Isaias 42:1,6 e 7->Jesus o Servo do Senhor.
7-Isaias 50:11->Jesus ficará satisfeito com a colheita dos que justificará.
8-Isaias 50:6->Jesus oSalvador será ultrajado.
9-Isaias 52:13-15, 53:1-10,12->Jesus o Messias, seu papel vicário, seu sofrimento e morte.
10-Miquéias 3:8->Jesus a luz.
11-Salmo 16:10->Jesus morrerá mas será ressuscitado antes que o seu corpo experimente a corrupção, ou seja uma reação química irreversível.
12-Daniel 12:1,2->Jesus como Miguel se levantará e muitos ressuscitarão.
13-Jó 19:25-27->Jesus antevisto,Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.
14-Salmo 34:20-> Jesus ao ser crucificado não terá nem um osso quebrado.
15-Salmo 40:6-10->Sobre Jesus, o Salmista escreveu: Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, SENHOR, tu o sabes.
Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
16-Salmo 110:1-6->De Jesus, escreveu o Salmista: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.O SENHOR enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira.Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países.
17-Zacarias 9:9->Estava profetizado sobre Jesus e cumpriu-se: Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
18-Salmo 22:6-22->Como seriam as circunstância da morte de Jesus. Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe.Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude.
Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.
Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me.
Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão.
Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens.
Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
19-Gênesis 49:10->Jesus, o Leão de Tribo de Judá e o seu Cetro:  O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.
20-Miquéias 1:2-4; Joel 2:2,3,30,31; 3:15; Amós 8:9->Prediz o que acontecerá por ocasião do segundo advento de Jesus à Terra, no terceiro dias, dos seis dias do Plano da Salvação. Ouvi, todos os povos, presta atenção, ó terra, e tudo o que nela há; e seja o Senhor DEUS testemunha contra vós, o Senhor, desde o seu santo templo.
Porque eis que o SENHOR está para sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra. E os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo. Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.
Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapará.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor DEUS, farei que o sol se ponha ao meio dia, e a terra se entenebreça no dia claro.
21- Gênesis 22:2-14-> Jesus, o Cordeiro de Deus é anunciado: E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 
“É de valioso proveito aprender a fazer a leitura de uma mensagem; os seus termos, as suas expressões, as suas insinuações, reticências, contextualidade e intencionalidade. (EM).”


  








Nenhum comentário:

Postar um comentário