quinta-feira, 13 de junho de 2013

INOVANDO A MANEIRA DE INOVAR

INOVANDO A MANEIRA DE INOVAR
Inovar é estar sempre à frente da concorrência, com mudança contínua e sem fim, adaptação, flexibilidade e agilidade. De maneira calculada, sabendo que o melhora a situação, entendendo o mercado e explorando os pontos fortes institucionais. Na inovação a melhor prática é substituída por uma prática melhor ainda, isto significa o processo de adaptação indispensável na inovação. Mas, só a melhor prática não é o suficiente.

A inovação se expressa em três níveis: Como um evento-> oficina de ideias; Como uma competência-> estruturas e processos; Como um sistema-> praticando inovação em todos os procedimentos. Isto resulta em crescimento a longo prazo. A inovação é motivada pelo desafio. Começa com um desafio e termina com a geração de um valor.

Podem ser causas de dificuldade para atingir a inovação: Reunir colaboradores para pedir ideias-> grande quantidade de sugestões impraticáveis; Não pensar além do convencional-> quanto maior o espaço dado, menor é a possibilidade de haver criatividade; A especialização-> só se rompe barreiras com profissionais multidisciplinares; A concentração excessiva nos objetivos -> procurar agir para atingí-los, é a concentração no processo; Concentração demasiada na velocidade para atingir a inovação -> aplicar habilidades e competências com motivação e condições de relaxamento mental; A pressão prazo prejudica a criatividade ->procurar concentração na execução dos passos necessários, com motivação e relax; Utilizar o modelo analise, crie, desenvolva, experimente, ,conserte -> utilizar o modelo: desenvolva, experimente e conserte; Apego excessivo às ideias próprias -> o inovador tem que estar atento e aberto ao que ocorre no espaço externo;

Inovação incremental: Conjunto variado de investimentos em diversos desafios e algumas proposições seguras. De alta complexidade técnica e alta incerteza do mercado.
Inovação radical: Investimentos mais ariscados. De baixa complexidade técnica e baixa incerteza do mercado.
Inovação técnica: Para servir uma necessidade complexa e bem estabelecida. De complexidade técnica alta e incerteza de mercado baixa.
Inovação adaptativa: De fácil execução técnica, mas que se afasta de uma necessidade já consolidada no mercado. Fica com a dúvida se o mercado quer a sua inovação. De baixa complexidade técnica e de alta incerteza de mercado.
Recomendações: É essencial, para efeitos de inovação, buscar uma variedade de desafios técnicos e de marketing. Diversificar a carteira de inovações, para manter o canal desobstruído. Nas seguintes categorias de desafios. A inovação exige perspectivas, disciplinas e personalidades diversas. Uma lógica: aquele indivíduo com quem alguém menos de afina é o que este alguém mais precisa. Todos na organização devem desempenhar um papel na motivação da inovação. Uma maneira de fazer uma organização mais inovadora e fazer com que ela esteja estruturada de modo a evitar um controle mental. Os especialistas só devem executar trabalhos especializados, deixando aos demais agentes a execução das tarefas de atividades meio. Adaptar algo que já existe, a um novo ambiente. Tentar resolver problemas impossíveis com alternativas que parecem impraticáveis. O inovador deve convencer-se, diariamente, que uma pessoa diferente, isto amplia o potencial de criatividade. Pensar em combinações sem sentido geram soluções lógicas. A criatividade é valiosa para determinar o que a concorrência vai fazer.
A colaboração e a competição tem papel importante na Inovação. Mas, deve ser fonte de soluções, não de opiniões. Para lidar inovativamente com clientes é necessário compreender o que não expressam como necessidade, mas está no seu subconsciente. Isto pode ser conseguido através do emprego da etnografia e da observação que ensejam a descoberta de desejos não expressos. O mais relevante, além de manter os clientes atuais, é adicionar novos clientes, de várias faixas etárias. Para atrair clientes é preciso ocasionar mudanças nele, que requerem: ele sentir-se insatisfeito com a oferta atual; vislumbre uma oferta melhor e acredite que possa adquirir esta oferta melhor. Se forem eliminados os desconfortos os clientes virão. Geralmente a maneira de inovar é diferente para cada concorrente. Os funcionários tratados como proprietários tendem a tomar a iniciativa de inovar.
As competências dividem-se em três níveis estratégicos: Básica, Central e Diferenciadora.
Básica: competências necessárias para administração o empreendimento. Com expressões: elimine, minimize e terceirize.
Central: essências para o empreendimento, mas não, como fonte de vantagem competitiva. Com expressões: automatize, simplifique, terceirize.
Diferenciadora: diferenciam da concorrência. Com a expressão inove.
Os elementos de diferenciação, sde traduzem nas estratégias de inovação fazendo com que as prioridades cheguem a todos os níveis da organização.
A inovação pode ser medida:
*Por atividade/capacidade: atividade associada à participação nos desafios. Tempo, pessoas e propostas.
*Taxa de Resolução: porcentagem de desafios resolvidos parcialmente por completo e o valor potencial das soluções.
*Implementação: implantar as soluções de maneira eficiente. Porcentagem de soluções postas em pratica, tempo até o mercado, porcentagem de produtos lançados no prazo.
*Mensuração do Valor da Realização: o verdadeiro valor acumulado,  aumento de lucros, redução de custos, taxa de retorno geral.
O fracasso é sempre uma opção e qualquer resultado é um resultado. Vendo o fracasso através da experimentação, ele adquire um novo conceito. Como inovador não se apegar demais às suas ideias.
“O potencial da criatividade e da inovação nunca será exaurido; porque o Universo reside na dinâmica e utiliza a inércia apenas com o significado de cessar uma etapa. (EM)”


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