quinta-feira, 2 de maio de 2013

TODOS SÃO POTENCIALMENTE CRIATIVOS



TODOS SÃO POTENCIALMENTE CRIATIVOS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Todos são criativos, com disciplina e  regras práticas, qualquer um pode ter ideias inovadoras. A criatividade é uma disciplina prática e acessível.
Técnicas que ajudam  a ter ideias criativas:
• Focar a percepção. O cérebro aprende a seguir atalhos para poupar energia, quando enviamos a ele uma informação nova, nós o forçamos a ir a padrões desconhecidos; é neste momento que se elaboram ideias inovadoras.
• As pessoas apresentam resistência quando têm de mudar de opinião ou ponto de vista. Experimentar outros aspectos do tema; ver e comprovar com os próprios olhos, muda de perspectiva. Vivenciar situações reais, observar atentamente e falar com as pessoas. Isto serve para entender melhor. Observar, fazer anotações e tirar fotografias do local e do funcionamento.
• Livrar-se dos dogmas supostamente indiscutíveis, sobre o modo de realizar as tarefas. Mas inteirar-se, com atualização permanente sobre o público-alvo, as regras do setor e  os modelos de negócio.
• fazer analogias; a habilidade crucial dos inovadores é o pensamento associativo, que faz conexões entre perguntas, ideias ou problemas que aparentemente não têm ligação.
• Lembrar que menos é mais. Impor restrições para desencadear a criatividade, porque a necessidade é a mãe da invenção, algumas limitações fictícias podem se revelar um exercício proveitoso.
“Potencial é possibilidade proporcional ao  empenho aplicado na sua revelação. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário