quinta-feira, 2 de maio de 2013

EMPREENDIMENTO FAMILIAR


EMPREENDIMENTO FAMILIAR
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Nas empresas familiares o relacionamento dos membros é vital para o seu desenvolvimento. Medir o desempenho é tarefa fundamental na empresa familiar. O modelo dos três círculos: propriedade, família e empresa/gestão descreve o sistema da empresa familiar; onde a especificação de papéis e subsistemas diferentes é essencial.
O sucesso da empresa familiar depende de atividades que ajudam a gerir o desempenho do familiar que trabalha na empresa, onde cada indivíduo exerce uma função pré-definida, sob o pressuposto de que conhece o essencial e enquadra-se no perfil da diretriz empresarial, independente dos laços familiares.
A empresa familiar precisa primar pelos seguintes parâmetros:

1. Estabelecimento de um processo de Gerência, criação de cargos, fixação de remuneração, definição de relações de responsabilidade, Senso de prerrogativa ou privilégio.
2. Cada indivíduo é contratado para uma posição e orientado sobre as suas atribuições.
 3. Como funcionário é supervisionado e remunerado.
4. Como funcionário trabalha e é observado.
5.  Todos ficam sujeitos a Avaliação do desempenho e ao diálogo com o avaliado.
6. Adoção de um Plano de desenvolvimento e ajustes da gestão,
7. Gestão da política do sistema, na família e também na empresa.
8. Que o Gerenciando do desempenho esteja ligado às atividades que afetam o que a pessoa realiza no trabalho. Aqueles que têm alto desempenho aspiram ter um cargo melhor dentro da empresa. Gerenciar o desempenho de qualquer funcionário importante, e também gerenciar os atritos políticos. Destacando a questão política das organizações. Na empresa familiar há indivíduos e grupos com interesses e aspirações diferentes, e acreditam que promoverão melhor seus interesses por meio do poder e da influência do que pela aplicação imparcial de princípios. Por isto devem ser claros os processos de gestão do desempenho,  as diretrizes e regras decisórias com relação ao desempenho de familiares que trabalham na empresa, com um diálogo aberto com os principais membros da família sobre o desempenho dos seus familiares, que a  governança corporativa e familiar sejam fortes e que assessores externos que acompanham de longa data a família e o negócio  atuem no conselho de administração. Com verificações periódicas com os funcionários e com as pessoas que dão apoio a eles. Diante de uma situação complicada de performance na empresa, apelar para alguém adequado, que possa intermediar.

9. A Gestão do comportamento político nas empresas familiares deve:

9.1 – Evocar os seus princípios e padrões profissionais para a família e para os familiares que trabalham na empresa.
9.2 - Procurar atender os interesses dos familiares que trabalham na empresa desde que não contrariem princípios e padrões.
9.3 - Levar em conta todos os que assistem aos familiares funcionários no processo de gestão do desempenho.
9.4 – Mostrar respeito.
9.5 - Inspirar confiança.
9.6 - Não permitir disputas de partes.
10.  Estratégias de gestão do desempenho com Pessoas certas nos lugares certos; Bons líderes que entendam o essencial; compartilhamento da liderança dentro da empresa e clareza do processo sucessório.
11. Consciência plena e permanente que o ambiente familiar tem uma postura e o empresarial tem outra conotação desvinculada da parte meramente afetivo-familiar.
“A correção de rota deve ser procedida, pontualmente e tantas vezes quanto for necessário. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário