terça-feira, 7 de maio de 2013

O PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO


O PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO
Quando solicitado para reportar-se sobre o seu conceito sobre Educação, o Legislador grego Licurgo, assim procedeu diante de um público em expectativa: mandou soltar num mesmo espaço um cão e uma lebre, imediatamente o cão investiu contra a lebre e a estraçalhou. Ato contínuo, mandou soltar, no mesmo espaço, um cão e uma lebre amestrados; o cão saiu ao encalço da lebre, mas não a atacou, apenas se aproximaram amigavelmente e assim permaneceram em convívio amistoso.
Então Licurgo falou: “Isto é educação”. O poder da educação é que faz a diferença, que transforma as pessoas, no seu comportamento, no seu proceder.
Afirmou mais:” A educação baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo. Devemos educar nosso filho, esclarecer a sua  inteligência, mas, antes de tudo, devemos falar ao0 seu coração; ensinando-o a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria, por  excelência, consiste em nos tornarmos melhores.”
Educar, do latim, significa “extrair de dentro”.
A educação não é meramente o cognitivo com o estabelecimento de informações; mas trabalhar as potencialidades interiores do ser humano para que floresçam. Educação integral, comportamento e conhecimento.
“A educação começa em casa; na escola acontece o ensino. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário