sexta-feira, 17 de maio de 2013

CUIDADOS ALIMENTARES






CUIDADOS ALIMENTARES
GORDURAS: As gorduras são as principais fontes de energia para o corpo e ajudam na absorção de vitaminas A, D, E e K, melhorando o sabor dos alimentos.
As gorduras saturadas provenientes de alimentos de origem animal: carnes, ovos e leite; ingeridas em excesso, aumentam o mau colesterol, que se acumula nos vasos sanguíneos causando problemas no coração.
As gorduras trans aumentam o mau colesterol e são ainda mais nocivas do que as gorduras saturadas. As gorduras trans estão presentes nas margarinas, nas gorduras vegetais sólidas e pastosas, alimentos industrializados, como biscoitos, bolos, doces, salgados, sorvetes e alimentos de fast food.

DIREITOS DO CONSUMIDOR:
A proteção da saúde e o acesso a alimentos seguros são direitos garantidos por lei. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe a colocação no mercado de qualquer produto que acarrete risco à saúde e à segurança dos consumidores. E determina que, se isso acontecer, o fornecedor tem o dever de reparar os danos causados ao consumidor.
ACIDENTE DE CONSUMO:
Quando uma pessoa adquire um alimento impróprio para o consumo e a sua ingestão acarreta um problema de saúde, ela terá o direito de ser indenizada por qualquer despesa médica ou dano moral que venha a sofrer. É juridicamente um acidente de consumo.
Sempre que se perceber problemas em um produto alimentício, como alteração de aspecto, odor, sabor ou consistência, comunique-se o fato à vigilância sanitária.

ALIMENTOS NA GELADEIRA:
. Carnes, aves e peixes crus, não consumidos de imediato devem ir para o freezer.
. Manteiga, requeijão, iogurtes, patês, queijos e embutidos no compartimento fechado abaixo do freezer os frios em potes tampados.
. Leite, sobremesas, ovos e saladas prontas na prateleira mais alta.
. Sobras de refeições, carnes cruas não congeladas, tudo em recipientes fechados, na prateleira do meio.
. Frutas maduras nas prateleiras inferiores, dentro de potes com tampa.
. Verduras e legumes no gavetão, lavados e secos, cobertos com filme plástico perfurado.
. Bebidas e conservas na porta.
 RECOMENDAÇÕES GERAIS:
*Os alimentos devem ser guardados separados uns dos outros para que não haja contaminação cruzada e em temperatura adequada para que evitar proliferação de microorganismos e toxinas. Tomar cuidado com o tipo de recipiente usado e totalmente limpo e vedado.
*Comida em recipientes de plástico, quando quentes ou congelados os alimentos em contato com os plásticos liberam toxinas desse material; é recomendado usar tigelas ou outros vasilhames de vidro.
*Frutas, verduras e legumes, devem ser corretamente higienizados com solução de hipoclorito, secadas com papel toalha e guardadas no plástico transparente.
*Os alimentos devem ser congelados por no máximo 90 dias e, uma vez descongelados, não devem ser congelados novamente.
* Pedaços de frutas, ter as sementes retiradas e armazenado em um recipiente de vidro. E ser consumido o quanto antes.
*Não guardar utensílios, colheres, panelas, panos, lata aberta; esses alimentos devem ser guardados em recipientes com tampas, dentro da geladeira.
*Tampar o recipiente dos alimentos preparados, após duas horas no refrigerador.

 MITOS E VERDADES SOBRE GELADEIRAS:
1- Secar roupas atrás da geladeira? NÃO. As grades de trás da geladeira são dutos por onde passa o fluido que tira o calor de dentro do eletrodoméstico e o dissipa no ar. roupas úmidas sobre esses dutos, dificulta a dissipação do calor, diminui a capacidade de resfriamento, desgasta o refrigerador, e aumenta o custo de energia.

2- Faz mal abrir a geladeira várias vezes? SIM. Na geladeira, o ar frio sai e entra calor, precisa trabalhar mais para esfriar o ar que entrou. Aumenta o custo de energia.

3- Ovos guardados na porta do refrigerador estão sujeitos à salmonela? NÃO. Salvo tenham alguma trinca ou furo, mesmo com a variação de temperatura pela abertura da porta, os germes não conseguem penetrar a casca.

4- Guardar alimentos quentes na geladeira estraga o eletrodoméstico? SIM.

5- Encostar a geladeira nos móveis ou na parede da cozinha? NÃO. É necessário deixar espaço ao redor da máquina para a dissipação do calor. Tanto atrás com lateralmente, o espaço mínimo recomendado de distância da parede ou de outros móveis é de 35 cm.

6- Há risco em ligar a geladeira logo após o seu transporte? SIM. O motor do aparelho possui uma pequena quantidade de óleo lubrificante para garantir o funcionamento e, quando o aparelho é inclinado, esse óleo se movimenta, podendo obstruir os dutos de gás refrigerante, o que gera um desgaste grande e irreparável na geladeira. recomenda-se esperar duas horas antes de ligá-la novamente.

7- Acelerar o degelo do congelador com o secador de cabelos é perigoso? NÃO.
CUIDADOS COM A HIGIENE PESSOAL DE QUEM PREPARA OS ALIMENTOS:

1) Tomar banho e fazer a barba diariamente.
2) Lavar a cabeça com frequência e escovar bem os cabelos.
3) Escovar os dentes após cada refeição.
4) Conservar as unhas curtas, limpas e sem esmaltes ou bases.
5) Usar roupas limpas para cozinhar.
6) Não enxugar o suor com as mãos, pano de prato, de copa, guardanapos, aventais ou qualquer outra peça da vestimenta.
7) Não tossir, espirrar ou assoar o nariz perto dos alimentos. Lavar bem as mãos após.
8) Ter cuidado com as buchas utilizadas para lavar a louça. facilitam a proliferação de bactérias
9) Não comer, beber, mascar chiclete, palitos, fósforos ou similares e/ou chupar balas na hora do preparo do alimento.
10) Não fazer uso de utensílios e equipamentos sujos.
11) Não provar a comida nas mãos, dedos ou com utensílios sujos.
12) Não provar alimentos em talheres ou devolvê-los à panela sem prévia higienização.
13) Não tocar maçanetas ou qualquer outro objeto alheio à atividade de preparo de alimentos.
14) Não manipular dinheiro.
“A determinante para conseguir resultados idealizados é executar bem feito o que tem que ser feito para que este resultado ocorra. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário