segunda-feira, 20 de maio de 2013

SENSO


SENSO
1-SENSO: Juízo claro, julgamento, raciocínio.
2-SENSO COMUM: Avaliação ou julgamento de ideias ou situações com base em formulações relativamente simples, ingênuas, preconceituosas, resultantes da experiência direta existenciais das pessoas comuns. Pelo seu empirismo e pelos preconceitos em que se baseia, o senso comum se opõe a uma visão científica ou teórica mais lúcida e profunda de um problema. O senso comum tende a refletir uma opinião por vezes errônea e preconceituosa sobre determinado objeto. Na filosofia, o senso comum ou conhecimento vulgar é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. Um tipo de conhecimento que se acumula no cotidiano, baseado na tentativa e no erro. Permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.Não há análise profunda, apenas uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo. Por ser natural e fácil de entender, com a idéia de que seja verdade e que traga resultados práticos herdados pelos costumes.
3-BOM SENSO: É um conceito usado na argumentação estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir de adequar regras e costumes a determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas. A forma de filosofia espontânea do homem comum, a filosofia de vida, que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência cotidiana. O bom senso é ligado à idéia de sensatez, a uma capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas, difíceis de serem analisadas mais longamente. Para Aristóteles, o bom senso é elemento central da conduta ética, uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta.
4-CONSENSO: Se estabelece quando duas ou mais partes chegam a um ponto comum de decisão durante uma negociação; existem dois meios comuns. Um é um acordo geral entre os membros de um grupo ou comunidade, o outro é como uma teoria e prática de receber tais acordos. É uma forma que todo o grupo ou comunidade entra na tomada de decisão. Faz parte do processo construtivo da negociação compartilhando a tomada de decisão com todos os interessados. O consenso se refere à liberdade com que uma pessoa trabalha em uma comunidade ou grupo. Leva em conta preocupações de todos. Incentiva um ambiente em que todos são respeitados e todas as contribuições são avaliadas. É o desenvolvimento de uma decisão que seja a melhor para o grupo como um todo.
5-SISO: Bom senso, juízo, circunspeção, prudência.
6-SENSO CRÍTICO: Significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.
A palavra crítica, do Grego “kritikos”, significa a capacidade de fazer julgamentos. No sentido filosófico, o senso crítico prende-se com o desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada no eu, a autocrítica, e no mundo. A consciência do papel social de cada indivíduo promove a capacidade de pensar sobre as verdades impostas pela sociedade dominante. Desta forma, alguém com senso crítico aguçado não aceita a imposição de qualquer tradição, dogma ou comportamento sem antes questionar. A capacidade de refletir sobre os assuntos está relacionada com a educação recebida por cada indivíduo. Existe uma ideologia dominante: conjunto de crenças, valores e opiniões veiculada na política, religião, meios de comunicação ou outros grupos, que procura manipular as pessoas para que não questionem; para que aceitem o que lhes for imposto sem ponderar ou investigar a verdade.
7-SENSATO: Que tem bom senso.
Prudente, ajuizado, circunspeto, avisado,
regrado em seus hábitos e conduta, conciliadorjudiciosomoderado e  ordeiro.
8-TINO: Juízo, sensatez, prudência, cuidado, tato, penetração, inteligência,
facilidade de andar às escuras.
“Quantos errados no lugar certo; proferindo no espaço da mídia, verdadeiro despreparo vernacular e incultura. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário