quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SUBCONSCIENTE


SUBCONSCIENTE

Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Subconsciente significa abaixo da consciência, descreve qualquer tipo de conteúdo da mente existente ou operante fora da consciência. Sinônimo de "inconsciente" ou de "pré-consciente",  termos da teoria psicanalítica, de Sigmund Freud, para indicar todo o conteúdo da mente que não é acessível  consciência. O subconsciente é a parte da mente não diretamente acessível ao indivíduo, mas alcançável através de técnicas diversas como a hipnose, a psicoterapia, as mensagens subliminares.
O psiquiatra francês Pierre Janet reportava-se como Subconsciente,  para indicar os conteúdos da mente que se encontram em um nível inferior de consciência: reprimidos, originando sintomas e tipo neurótico. Sigmund Freud referia-se como inconsciente".
Há uma distinção entre o inconsciente  e o subconsciente. O inconsciente refere-se ao indivíduo organicamente considerado,  e o aspecto intranscendente do seu psiquismo. Um ressurgimento do primário, de épocas passadas do ser; estancamento, regresso a um processo psíquico anterior. É o lastro acumulado que vai se  perdendo. É o ato psíquico não deliberado proveniente da experiência orgânica e vital anterior.
O subconsciente é a compreensão de todos os conteúdos conscientes da trajetória mental durante o processo da sua evolução biológica e o seu evolver anímico; cuja captação registra e arquiva minuciosamente todos os pormenores de fatos ocorridos, gerando no individuo pensamento orientado e ensino proveitoso, progresso, evolução e conhecimento para aproveitamento ulterior. A mente na sua função evolutiva e no seu aspecto imanente do psiquismo.


                   A subconsciência é: o porão de nossas lembranças, o repositório das emoções e desejos, impulsos e tendências que não se projetaram na tela das realizações imediatas;  a localização dos distúrbios nervosos e de sérias perturbações congênitas, as psicoses do sexo, as tendências inatas à delinqüência, os desejos extravagantes, a excentricidade.
       

        Existe no homem uma consciência interior, o subconsciente, e uma consciência exterior, o consciente;  dotadas de  vontade e inteligência que lhe são próprias,  com extraordinária faculdade de percepção. A consciência interior não é conhecida da consciência exterior nem influenciada por ela; não é uma simples manifestação desta última, pois as duas consciências não agem sempre simultaneamente. A consciência interior é uma função das partes médias do cérebro;  é uma individualidade transcendente.   A atividade psíquica do homem é dupla: exterior e interior, cujas  faculdades  excedem muito em relação à exterior.
        O organismo humano pode agir a distância, produzindo  efeito intelectual, físico, plástico e  dependente. No patrimônio íntimo, a mente registra as suas experiências, no aprendizado das lutas da vida, acerca das quais guardará sempre uma lembrança inata.

O subconsciente ocupa 80% da mente e executa todas as ordens  enviadas para ele através de pensamentos; sem questionar se é bom ou não. Ao longo da existência do indivíduo o subconsciente recebe: negatividade, medos, sentimentos de culpa, baixa-estima e similares e vai armazenado em na mente mais do que sabemos, cujo conteúdo está oculto devido à agitação da mente consciente.
Através dos pensamentos determinamos o que sentimos e como vemos o mundo. Por isto, é muito importante reprogramar o subconsciente; limpar os condicionamentos, informações, experiências anteriores e emoções que estão armazenadas.
O indivíduo torna-se escravo de desejos, de pensamentos negativos que geram doenças, frustrações e autopunição.
É preciso acreditar na  capacidade de mudar. É tão fácil pensar um pensamento agradável como um pensamento desagradável. Eles requerem a mesma quantidade de energia mental. Depende de cada um permitir o  que a sua mente pense; é o individuo que escolhe os seus pensamentos. O poder está em escolher os pensamentos e as palavras. A função da mente subconsciente ou não-racional é armazenar o que a mente consciente ou racional comanda, daí a importância de ter atitude, analisar informações que recebe-se através da mente racional e mandar para seu subconsciente; é ela que vai criar caminhos, fluxo energético e formas-pensamento de acordo com o que armazenou durante toda sua vida. São necessários 21 dias para firmar um novo hábito na mente subconsciente. Pode-se aprender algo num só dia mas, para gravar o hábito, a mente subconsciente precisa de 21 dias. permitindo crescimento continuo, desenvolvendo novas capacidades. A mente subconsciente é o campo onde opera a Lei da Atração. Ela está continuamente atraindo algumas coisas e repelindo outras, de acordo com o programa que foi instalado.
o que  desejamos na vida podemos afirmar e visualizar na mente subconsciente e esta irá atrair e magnetizar até nós. É o inconsciente coletivo; a mente subconsciente está interligada com todas as outras mentes subconscientes com objetivos comuns. É dessa forma que ocorre a atração. A mente subconsciente é a sede das capacidades psíquicas, tem os cinco sentidos internos que podem ser  desenvolvidos.
Devemos desenvolver a capacidade de separar o nosso  Eu verdadeiro, do nosso corpo, do nosso comportamento, das nossas emoções, da nossa mente; educando-os positivamente para agirem, constantemente até atingir os nossos objetivos edificantes. Após 21 dias seguidos de afirmação, o inconsciente grava o que foi determinado.

O subconsciente é constituído por um campo de consciência, em que cada impulso do pensamento  alcança o consciente, por qualquer dos cinco sentidos, é classificado e arquivado, e pode ser consultado para retirar informações. Recebe e arquiva impressões sensoriais ou pensamentos, de qualquer natureza. Pode-se plantar, voluntariamente, no subconsciente, qualquer plano, pensamento ou propósito  desejado. O subconsciente age primeiro nos desejos dominantes, que se misturaram aos sentimentos emotivos. Daí  a importância do pensamento transmitido. O subconsciente trabalha dia e noite. Por um método de procedimento que usa sempre os meios mais práticos para conseguir os objetivos. Não se pode controlar, inteiramente, o subconsciente., mas pode-se, entregar-lhe qualquer plano, desejo ou propósito, que deseja-se transformar em forma concreta. Há provas em quantidade para apoiar a crença de que o subconsciente é o elo que liga à mente finita do homem a Inteligência Infinita. A  oração é transmitida a fonte capaz de responder a oração. A Primeira Criação Deve Ser o Pensamento. Aceitar como realidade a existência do subconsciente e compreender as suas possibilidades como meio de transmutação, e persistir é construtivo; para adquirir a capacidade de alcançar e influenciar o subconsciente; que não permanece ocioso, ele se alimenta de pensamentos que lhe chegam, tanto negativos como positivos, que estão continuamente chegando de quatro fontes. 
        Tudo o que se cria começa em forma de impulso de pensamento; nada se cria, sem antes concebê-lo em pensamento. Com o auxílio da imaginação, os impulsos de pensamento são reunidos em planos ou propósitos. O subconsciente é mais suscetível a influência dos impulsos de pensamentos com sentimento e emoção. A magnitude de um ser humano, está na razão direta do tamanho dos seus pensamentos.
       Uma oração com a mente tomada pelo medo e a dúvida, emoções com as quais age o subconsciente, passando-as a Inteligência Infinita. Rogando por algo, mas, ao orar, teme não recebê-lo, ou que sua oração não será atendida pela Inteligência Infinita, a oração terá sido em vão; meras palavras, não podem e nem servirão como agente de comunicações entre a mente humana e a Inteligência Infinita.
“A resposta de um pedido feito em oração, está na razão direta da fé do seu peticionador. (EM).”


        

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário