segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O UNIVERSO E A TERRA






O UNIVERSO E A TERRA
Por Ernídio Migliorini E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
Segundo a Geologia, o Universo  dataria de  13 bilhões e 700 milhões de anos atrás, e a Terra de 4 bilhões e 600 milhões de anos atrás.
A  Terra transformou-se em toda a sua amplitude; como pode ser demonstrado pela Escala Geográfica de Tempo, dividida em: éons, eras, períodos, épocas e idades.
A Terra é o terceiro maior planeta do Sistema Solar; o quinto em diâmetro; o maior dos quatro planetas rochosos; possui grande quantidade de água em estado líquido, placas tectônicas e  forte campo magnético.
O Universo divide-se em: aglomerado de galáxias, grupo de galáxias, galáxias, sistemas solares, corpos celestes, planetas, que orbitam ao redor do sol, com massa e movimento rotatório em seu próprio eixo, e fusão termonuclear.
Há 70 milhões de anos a Terra colidiu com o Planeta Teia, destruindo-o, dos seus resíduos formou-se a Lua.
Detalhes: A Lua dista de Terra 384.405 km. Existem mais de 150 Luas. A crosta terrestre é formada por 75 % de silicatos (Silício+oxigênio). O ferro é o 4º elemento mais abundante do Universo e representa 5 % da crosta terrestre, e forma pela fusão interior o mais denso e pesado núcleo da Terra, a camada interna sólida, cercada de líquido, onde está o seu campo magnético. Magma é a rocha fundida, do interior do vulcão que expele lavas, na forma de poeira, gases e aerosóis na atmosfera, com temperatura entre 650º a 1560 º graus centígrados. As rochas mais novas sempre ficam acima das antigas.
De 4,600 bilhões até 4 bilhões de anos da Terra, ocorreu o Hadeano, um bombardeio de meteoros e cometas que orbitam o Sol e são formados de gelo, poeira e fragmentos rochosos.
O vapor dos vulcões e os cometas deram origens às primeiras chuvas.
A atmosfera saturada de gás carbônico é absorvida pelas águas do mar.
O éon arqueano: de 4 bilhões até 2.500 bilhões de anos, assinala o surgimento de 20 % de oxigênio na atmosfera, da unicelularidade biológica,  estromatólitos e realização de fotossíntese.  Surgem as formações ferríferas bandadas, oxidação do ferro (ferro+oxigênio).
O éon Preterozóico durou de 2.500 bilhões até 542 milhões de anos atrás. Registrou a Catástrofe do Oxigênio e uma extinção biológica em massa.  Surgem as bactérias aeróbicas, dependentes de oxigênio e nutrientes. Até 1.500 bilhões de anos ocorre a orogêneses, as cadeias de  montanhas, com a deformação da litosfera continental; com poucos registros fósseis.
A atmosfera formada por gases inodoros e incolores, antes avermelhada vai mudando para a cor azulada.
Era éon Fonerozóico Paleozóico, dividido em 6 períodos: Cambriano (88 % do tempo da Terra), Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Perminiano. De 542 milhões até 251 milhões de anos atrás.
No período Cambriano surgem os 4 continentes: Laurentia, Báltica, Sibéria, Godwana. Os peixes, esponjas, corais e moluscos. A explosão de 85 % da biodiversidade Cambriana. Os animais marinhos, filos.
Período Ordoviciano: 44,6 milhões de anos,  continentes desérticos e rebaixados por epírogêneses. Ao Norte oceano, no sul terrestre. Surgem os fósseis. Ocorreram cinco extinções em massa na Terra, aqui ocorreu a 3ª. Surge a estrela do mar.
Siluriano até 416 milhões de anos atrás, ressurge a fauna, os invertebrados e plantas.
Devoniano até 359,2 milhões de anos atrás: peixes, calor elevado, recifes de coral, tubarões e anfíbios.
Carbonífero até 299 milhões de anos atrás: florestas licopódios e samambaias. Carvão mineral.
Permiano 251 milhões de anos atrás: surgem os insetos (800.000 espécies), clima quente, répteis, cadeia alimentar, decadência e extinção dos artrópodes gigantes, destaque para synapsídas. Ocorre a  mãe de todas as extinções em massa: 96 % dos marinhos, 70 % dos vertebrados, 83 % dos insetos; erupções vulcânicas, súbito aumento da temperatura.
Triássico de Mesozóico até 199,6 milhões de anos atrás: Florestas, samambaias, ginkgos e coníferas. Répteis e dinossauros (Terópodes, Ceratosauros, Psideosauros, Estegossauros, Anquilossauros, Ornitopodes).
Jurássico 145,5 milhões de anos atrás: Pangéia dividida em Laurásia e Gondwana. Plantas, cicadáceas, ginkgos, coníferas (sequóias), flores; dino(terra), ptero (ar), plésio (mar); aves, mamíferos.
Cretáceo 65,5 milhões de anos atrás: planceitarias (fêmeas), flores, irídio (platina), continentes. Extinção em massa. Meteorito na Península de Yucatan, nuvem de poeira, resfriamento do planeta.
Era Cenozóica , o Paleogeno 23,3 milhões de anos atrás, épocas: Paleoceno, Eoceno e Oligoceno. Paleoceno 55,8 milhões de anos atrás: mamíferos, aves e clima quente. Eoceno 33,9 milhões de anos atrás: aves, mamíferos carnívoros, resfriamento formação dos pólos da Terra. Extinção dos animais. Oligoceno 23,03 milhões de anos atrás: Consolidação dos continentes, colisão e separação de placas, formação de cordilheiras, Alpes, Cárpatos e Atlas. Neogeno 2.588 anos atrás: Pirineus, Alpes, Himalaia, baixa temperatura, gelo da Antártida, rinocerontes, gatos, camelo, cavalo, símios.
Plioceno 2.588 anos atrás: Istmo do Panamá, clima frio, primatas.
Quaternário Pleistoceno 10.000 a. C: última glaciação, surge o Homem e as suas ações, dominado a terra, o mar e o ar e ousando mais e mais...
“Não existe tempo, não existe segundo, minuto, hora; só existe: antes, DURANTE e depois. (EM).”

































Terra_byClovisAtico.ppsah.pps

Nenhum comentário:

Postar um comentário