terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PERGUNTAS DA CURIOSIDADE E ALGUMAS RESPOSTAS PARA SATISFAZÊ-LA


PERGUNTAS DA CURIOSIDADE E ALGUMAS RESPOSTAS PARA  SATISFAZÊ-LA
Por Ernídio Migliorini E-mail:ernidiomigliorinigmail.com
As perguntas inteligentes e pertinentes para saciar a curiosidade sobre assuntos mais complexos, para  aumentar o cabedal cultural, assumir um espírito de discernimento e ter uma postura diferenciada, embasada em qualidade e hermenêutica; constituem   algo elogiável.
1.As aves tem pálpebras e uma membrana nictitante, semitransparente, que mantém os olhos limpos, se fecha do canto para fora.
2.As Baleias tem dois respiradouros, um na boca só para se alimentar e outro na parte superior da cabeça.
3.O campo gravitacional da Lua possui forte influência sobre a Terra, especialmente sobre a superfície dos oceanos, criando um arqueamento e a ocorrência das marés alta e baixa.  Arqueamento no lado oposto ao da Lua: Maré Alta. Repuxe das águas de outras partes do oceano: Maré Baixa. A Lua mais próxima da Terra determina marés excepcionalmente Altas e Baixas.
4.A temperatura do centro da Terra e a da superfície do Sol são semelhantes. A temperatura do centro da Terra é de 5.430 graus centígrados, a da superfície do Sol é 5.505 graus  centígrados.
5.A aranha constrói as suas teias de dentro para fora. Ela não fica presa porque tem óleos e pelos nas pernas e as retira suavemente. Existe um adesivo na teia que ao sofrer um solavanco endurece rapidamente prendendo os insetos.
6.O néctar é um líquido rico em açúcar produzido pelas plantas para atrair insetos e fazer a polinização da planta.
7.A água da Terra não se evapora porque a magnetosfera, que é um forte campo magnético,  age como um escudo protetor contra as radiações nocivas do Sol, evitando que atinjam a superfície da Terra.
8.Os pingüins não congelam os seus pés porque o sangue que vem para os pés corre bem próximo do sangue que sai dos seus pés, transferindo calor reciprocamente. Os vasos bem próximos evitam a perda de calor. Além disto abaixam-se fazendo que as suas pluma cubram os pés.
9.A função do tendão de Aquiles é conectar os músculos da panturrilha com o calcanhar; ele levanta o calcanhar e o peso do corpo vai para os dedos do pé, ensejando a corrida, o saltar o pular e o uso da pernas.
10.A chama do fogo é feita de gases quentes e brilhantes e fuligem. O fogo é uma combustão, gerada por um combustível misturado a um comburente que é  oxigênio do ar. Sem comburente não haverá combustão, embora exista combustível. Os  motores dos veículos são movidos por este processo.
11.Um raio pode cair no mesmo lugar mais de uma vez.
12.O congelamento de uma lata fechada, contendo bebida gasosa pode redundar em explosão.
13.As roupas encolhem ao serem lavadas porque ao serem fabricadas as suas fibras são esticadas e unidas;  o calor dilata os corpos e ao se rearranjarem em contato com a água acabam mudando de tamanho.
14.A voz humana fica mais aguda no gás hélio, porque o som viaja mais rapidamente e a caixa de ressonância fica menor.
15.A carne crua contém bactérias, vírus e parasitas; os dois primeiros ocasionam doenças, os parasitas vão para o intestino crescem e podem migrar para o cérebro com graves conseqüências. A carne cozida elimina estes microorganismos é fornece mais energia orgânica.
16.As lâmpadas econômicas e fluorescentes não se acendem instantaneamente, porque os seus eletrodos precisam estar aquecidos, sendo à base de mercúrio, que  se condensa.
17.A Catedral de Notre Dame de Paris teve a sua  construção iniciada em 1163 e foi concluída em 1345. Em 1431 o rei inglês Henrique VI foi ali coroado. Em 1804 foi ali coroado o Imperador Napoleão Bonaparte, pelo Papa Pio VII. Em 1806 uma parte da coroa de espinhos, supostamente de Jesus, foi introduzida na Ponta da Torre de cobre. Em 1793 a catedral foi fechada pela Revolução Francesa. O seu telhado é feito de placas de chumbo e pesa 200 toneladas. A sua altura é de   96 m. Área construída 4.800 m². Custo R$ 1,3 bilhões. O seu Órgão tem cinco teclados e 8.000 tubos. Tem 37 capelas laterais.
18.Os Romanos a partir de 800 a.C. construíram AQUEDUTOS e sistemas de saneamento básico. Abastecimento de latrinas, esgotos, drenagem, lavatórios públicos, água potável e faziam reciclagem da água de banhos, para abastecer as latrinas. Os aquedutos eram como artérias subterrâneas revestidas com argila e forneciam água em todo o império Romano. Utilizavam avançado sistema de planejamento para executar as suas obras. Em Roma a rede distribuidora de água atingia 800 km, sendo que 47 km eram de rede exposta.
19.Quando os gatos inspiram e expiram ronronam, criando um som constante, gerado pelos músculos laríngeos, que controlam a abertura e o fechamento entre as cordas vocais e a glote; som numa freqüência de 25 a 150 Hertz. Os gatos ronronam quando estão felizes, amedrontados ou aborrecidos e permite que os filhotes localizem a gata mãe.
20.A saliva é um fluido espesso fluído espesso e incolor gerado pela boca através das glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais. Com  98% de água e 2% de muco, proteínas, sais minerais e enzimas. Mantém a boca úmida e lubrificada,  auxilia na comunicação e digestão. Auxilia no equilíbrio da água corporal, reduz a incidência de cáries e doenças bucais, excluindo as células mortas e bactérias. São secretados  até dois litros de saliva por dia.
21.Sente-se a dor por  causa de três estímulos: mecânicos, químicos e térmicos; detectados por receptores, cujas fibras nervosas centrais transmitem o impulso elétrico do tecido à coluna vertebral; ali se unem aos neurônios cinzentos da coluna dorsal e enviados para o  trato espinotalâmico, que afeta a sensação consciente da dor e para o trato  espinorreticular, emocional eu excita a dor e depois para o tronco central a tálamo onde é processado.
22.No movimento circular atuam duas forças opostas. A força centrípeta que atrai o corpo em movimento circular para o centro do seu raio. A força centrífuga que afasta o corpo em movimento circular do centro do seu raio, dando-lhe uma tendência de seguir em linha reta. Se não houvesse esta oposição os corpos em movimento circular seria atraídos para o centro do seu raio e não evoluiriam rumo ao seu objetivo longitudinal.
23.A sensação de tocar e sentir ocorre, através do  envio pela pele ao cérebro de sinais nervosos, os impulsos, respondendo rapidamente à estímulos externos; detectando dor, textura, temperatura e similares; através do tato e do contato.
24.No cérebro existem 160 mil km de vasos sanguíneos. O cérebro não sente nenhuma dor, nem da cabeça, isto acontece nos vasos sanguíneos ao redor do cérebro. O cérebro é 60 % de gordura. O cérebro utiliza 20 % da energia corporal. O cérebro tem trilhões de conexões, que ainda são incontáveis.
25.Os nervos são cabos de transmissão que levam ondas cerebrais para o corpo, de um ponto a outro.
26.A coluna vertebral é parte do cérebro e tem um papel superimportante. Tem matéria branca externa, que se regenera;  e cinzenta internamente, células que não se regeneram.
As células da matéria branca transportam os pulsos eletroquímicos para cérebro, fazendo com que a mão se dirija ao espaço corporal agredido.
O exercício físico, pela neuroplasticidade, rejuvenesce a coluna vertebral e o cérebro.
Na parte cinzenta se processa a dor, o tato e o movimento.
A memorização e o reconhecimento de padrões desenvolvem novas células cerebrais e vertebrais;  a neurogênese.
27.O cérebro é rosado e esponjoso, pesa 1 quilo e 550 gramas, é frágil e treme como um saco de água; no crânio é bem protegido, nas demais partes é delicado. Após a proteção craniana,  é cinzento externamente e branco no interior. O neurônio é um centro de atividade que funciona com o neurônio vizinho para gerar cargas elétricas e químicas; conectados por axônios e disparados pelos cinco sentidos. Os neurônios se unem cada vez mais disparando em sincronia e seqüência. O CÉREBRO É A ENTIDADE MAIS MISTERIOSA E COMPLEXA DO UNIVERSO. Consome energia, armazena memória, processa pensamentos e reage ao perigo. O Alimento aciona os neurônios que desencadeiam capacidades intelectuais e motoras surpreendentes. Com troca permanente de informações. Cada célula cerebral faz milhares de conexões.
Uma das funções primárias do cérebro é prever o que vai acontecer após uma ação. Junta os sons para transformá-los em palavras. Ele interpreta e compreende o mundo exterior. Ele é que determina todo os nossos movimentos voluntários e involuntários, nos mínimos detalhes e com uma rapidez incalculável.
Gânglios da Base: a postura, modo de andar, tremores.
Hipotálamo: temperatura do corpo, digestão, respiração, pressão sanguínea, sede, fome, dor, sexualidade, hormônios.
Sistema límbico: pensamento intuitivo, resposta emocional, olfato e paladar.
Cerebelo: atividade motora, planejamento dos movimentos, funções físicas, pesa 200 gramas.
Córtex: cognição, atividade motora, sensação e associação.
Lobo temporal: paladar, audição e olfato, linguagem e tom da voz dos outros. Interpretar o que as outras partes do cérebro ouvem, sentem, saboreiam determinando uma resposta.
Lobo peridial: sente o toque da pele, sensações corporais em relação ao espaço que ocupa, sinais dos olhos.
O córtex é a parte rugosa do cérebro.
28.Virus são micróbios sempre ruins que visam atingir às células, via superfície para injetar moléculas de DNA ou RNA, causando doenças.
29.Bactérias são organismos unicelulares, vivem em todos os lugares e proliferam em qualquer temperatura, principalmente na corpo humano. 10% são prejudiciais ao corpo humano. Algumas são benéficas para as plantas e os animais, porque ajudam a extrair nutrientes alimentares e do solo.
Itens que contém matérias imundas: vaso sanitário, chão de sanitários, teclado de computador, teclado de celular, cédulas do dinheiro, pele humana, amendoins preparados vendidos.
30.Fungos com  100 mil espécies identificadas. As suas colônias microscópicas ficam grandes e podem ser vistas a olho nu, em alimentos estragados, troncos podres. As suas células crescem na forma de tubos alongados: hifas. Utilizados para fermentar bebidas, alimentos, na penicilina; alguns são alérgicos. Utilizados para comida e bebida, remédio, combustível renovável e tratamento de esgoto.
31.Germes são microorganismos unicelulares que habitam dentro e fora do corpo humano em número de centenas de trilhões; são cem vezes menores que a ponta de uma agulha. No trato intestinal  existem cem trilhões de bactérias. Os germes em quantidade menor podem ser neutralizados pelo sistema imunológico. Se os germes afetam as defesas orgânicas, as células não funcionam direito e surgem das doenças. A infecção é ocasionada pela entrada de germes no sistema digestivo, respiratório ou circular, inibindo o funcionamento das células.
Na morte de organismos o seu  carbono é recuperado e reciclado ao meio ambiente pelos micróbios.
32.Banheiros e WC espaciais, com gravidade zero. Não há descarga do vaso com água, um sistema de ar comprimido e circulação de ar sugam os dejetos. A urina é sugada por uma mangueira, através de um aspirador de líquido e receptáculos descartáveis. Os dejetos sólidos são colocados num tanque de alumínio e descartados na volta à Terra. A urina é reciclada, bem como a água e reaproveitados como água potável.
O banho é feito com um canhão de água e um pano para se lavar e secar-se. As roupas são descartáveis. A comida e a bebida são hidratadas com água quente e fria, tomadas com canudinhos e levadas à boca por talheres imantados. Dormem em sacos presos à parede e com ventiladores de ar, por causa do dióxido de carbono que exalam. Precisam exercitar-se diariamente para interromper a perda da densidade muscular ocasionada pela falta de peso. Lá existe a massa corporal, mas não há peso.
“É necessário que o individuo receba informações; mas é muito importante que saiba transformar estas informações em conhecimento, ganhando condições para agir com acerto e eficácia na resolução dos seus problemas existenciais. (EM).”














Nenhum comentário:

Postar um comentário