quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PERSUASÃO

PERSUASÃO
Conceito de persuasão: Do latim persuadere, consiste no ato de convencer. Ligado com crença e convicção, para alguém acreditar ou aceitar uma determinada ideia. Pode convencer alguém a tomar certo tipo de atitude.
Poder de persuasão é a capacidade de alguém para persuadir outras pessoas. Como uma forma de comunicação estratégica que é feita através de argumentos lógicos ou simbólicos. Onde a capacidade de argumentação e a retórica são essenciais para conseguir persuadir alguém.
A capacidade de persuasão é uma característica muito importante no âmbito da liderança. Um líder eficaz sabe como persuadir outras pessoas, para que elas sigam às suas instruções e o caminho indicado. Influenciando-as para se comportar, proceder e fazer algo, segundo à sua concepção a respeito de algo, pautado em licitude, comprovação de eficácia, sucesso e resolutividade.
A arte de persuadir pessoas está diretamente proporcional ao domínio da arte de influenciar. É ciência. Uma estratégia de comunicação utilizando recursos lógicos, racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude ou realizar uma ação. Porque já é do seu interesse, e também traz benefícios para quem é persuadido.
Processo mental e a persuasão: Em face do estímulo provocado pela persuasão; todas as decisões são tomadas, primeiramente, no inconsciente, depois no estado de consciência,  acompanhadas de uma justificativa racional. O ato de escolher sucede assim: o cérebro decide o que fazer, a decisão aparece na consciência, transmitindo a sensação de que  está sendo tomada a decisão de forma racional; A pessoa age de acordo com a decisão tomada. O sistema nervoso com um mecanismo de filtragem valida as escolhas. É possível para cérebro a adoção de diretrizes, evitando a execução de um trabalho de reflexão a cada tomada de decisão.
Condicionantes e varáveis mentais na persuasão:
->A escassez valoriza;
->O sentimento de perda maximiza a decisão de agir;
->A sensação positiva estimula;
->As palavras adequadas são extremamente persuasivas;
->A idéia de que ainda resta pouco aviva para aproveitar;
->O inconsciente é movido para não perder oportunidades;
->As informações quanto mais claras para as pessoas favorecem às suas decisões;
->A sensação de urgência, pois o adiamento induz à perda;
->Posturas que geram resposta comportamental instantânea;
->Motivos verdadeiros e incontestáveis;
->Manifestação de autoridade carismática que gera tendência natural de acatamento;
->Demonstração de experiência produz consideração de validade;
->Depoimentos de terceiros sobre o que está tentando persuadir outrem;
->Posicionamento ético permanente;
->Respeito pelo contexto dos outros;
->Inexistência absoluta de imposição;
->Referencias de status quo e procedimentos bem sucedidos;
->Conquista de confiança e credibilidade consolidadas;
->Reciprocidade de valores positivos;
->Gentileza, cortesia, elegância e classe como paradigma;
->Passar a sensação aos outros de que é útil e resolutivo;
->Posicionamento ideológico, filosófico, econômico, cultural e social compatíveis com a qualidade da excelência;
->Fazer das reclamações e críticas um indicador de correção de rumo;
->As perguntas é que movem a mente para criar idéias;
->O aceno da oferta de motivos é atrativo para as pessoas;
->A expectativa de criar um futuro promissor adotando determinada operacionalidade;
->Revelação de novidade existencial que pode ser multiplicada entre os seguidores;
->Supressão do sofrimento e instalação do prazer.
“As perguntas contribuem de maneira significativa, para a geração de idéias e a multiplicação geométrica da criatividade resolutiva. (EM).”













Nenhum comentário:

Postar um comentário