sábado, 18 de fevereiro de 2017

MÁXIMAS TEOLÓGICAS

MÁXIMAS TEOLÓGICAS
E:ernidiomigliorini@gmail.com

1 <> Do Céu não cai nada! Se não fizermos a nossa parte, no processo existencial; Deus não fará nada por nós e nem pode. Porque temos competências, habilidades e livre-arbítrio.
          Fomos criados completos e capazes de fazer o nosso próprio suprimento das nossas demandas e necessidades básicas. Fazemos opções, diante das alternativas; depois de esgotadas as nossas potenciais atitudes; se pedirmos e for para o nosso bem e benéfico, Deus intervém: providencial, perfeita e sabiamente. (I Crôn. 5:22; II Crôn. 20:15; Jer. 1:19; Gál. 6:5 ).
2 <> Ninguém já está salvo! O processo de salvação é um conjunto de pensamentos, atos e atitudes, que começam a operar uma transformação, para melhor, na existência de um pecador, que deve continuar, gradual e perseverantemente agindo, aperfeiçoando este processo, até o seu último instante vital consciente; culminando com a confissão dos seus pecados, o pedido de perdão e de  salvação eterna, que só é possível através da justiça praticada por Jesus, como Filho do Homem, unicamente como homem. (Hebr. 2:17; I Cor.10:12; Rom. 11:20; Jer. 8:20 ).
3 <> Deus jamais destruirá uma das suas obras perfeitas! Como também não fará uma obra perfeita, para executar o Plano da Salvação e ato contínuo a destruirá. Não ressuscitará um corpo corruptível em incorruptível, para depois destruí-lo. Para ressuscitar um ímpio, que fez a opção de rejeitar a salvação eterna, cometendo o pecado contra o Espírito Santo, Deus precisa dar-lhe um novo corpo perfeito; não teria a mínima lógica, depois destruí-lo. O galardão da ressurreição com um novo corpo, é privilégio apenas, dos justificados que serão purificados para desfrutar da existência da vida eterna, na Nova Terra, como herdeiros. ( Ecles. 3:14; Tiago 1:17; João 3:27; Num. 23:19; Ecles. 1:4).
4 <> Deus não predestina ninguém, pessoalmente, par ser salvo ou condenado e nem para qualquer função de queda ou resgate da humanidade ao seu estado original.
                Nem Judas Iscariotes, qualquer profeta ou Apóstolo. Permite que cada um proceda livremente, nas suas escolhas; Como onisciente, faz o Plano da Salvação fluir e recair as suas funções contextualmente, em cada personagem típico e estratégico. (Deut.11:26-28; 30:1-3 ).
5 <> Deus não pode salvar ninguém, que assim não o queira. Se fizesse isto, estaria sendo arbitrário e injusto, tirando a liberdade de opção procedimental e existencial; impondo a sua vontade à revelia da intencionalidade do pecador; que goza do direito de livre-arbítrio.
6 <> A consequência dos pensamentos, atos e atitudes da criatura angelical ou humana é inevitável, ou para o seu benefício ou para o seu malefício.
         Todas as suas decisões terão uma repercussão, com absoluta certeza. É a lei implacável do retorno ! (Gál. 6:7-9; II Cor. 9:6-10; Salmo 126:5,6; Ezeq. 11:21 ).
7 <> A resposta aos nossos pedidos, rogos e clamores, será proporcional ao tamanho da nossa fé, confiança e certeza de que Deus, que é o Todo Poderoso, vai nos atender! (Hebr. 11:6; Mat. 17:20 ).
8 <> Só a permanente proximidade com a Divindade, garante às criaturas de primeira e segunda grandezas, a manutenção do estado de perfeição, na condição de puro, justo, verdadeiro, santo e imortalizado.
9 <> Na Nova Terra não haverá religião, templos, santuários, igrejas denominacionais e similares; rituais simbólicos nos moldes que ocorrem neste período secular pós-queda.
            A existência espiritual na Nova Terra, será uma decorrência natural, dentro de um contexto geral; onde os comportamentos serão perfeitamente compatíveis com o funcionamento equilibrado de todo o sistema concebido pelo Supremo Arquitetador do Universo! (Apoc. 21:5; Isaias 65:17; Apoc. 21:22).

10 <> Tudo o que fazemos neste estágio espiritual secular é ritual; sem eficácia final, apenas um processo de santificação.
              Só a Vicariedade múltipla de Jesus, o Cristo, o Filho do Homem, o Segundo Adão; pode nos assegurar efetivo acesso à todas as portas, que compulsoriamente, precisamos transpor para a consolidação da salvação, coroada com a existência da  vida eterna, na Nova Terra. (Isa. 43:3,11; 1:11-15: Atos 4:12; Hebr. 7:27,28: 8:5-10: 10:1-4,8,11; Mat. 15:8; Oséias 13:4 ).
11 <> No Milênio, o cérebro humano será  de todo o conhecimento necessário e compatível, com a condição de criatura da segunda grandeza, estado de perfeição e perfeito equilíbrio procedimental. Todavia continuará na condição de apreendente; porque a evolução e a sabedoria são infinitas e isto é inerente ao processo de continuidade existencial.
            A cada Sábado, Lua Nova, Festa dos Tabernáculos, aprenderá mais e mais; sempre ampliando o saber, para ser sábio, oportuno, estratégico, correto, prudente ao agir, como um ser perfeito, em meio à perfeição funcional, que não tem limites, tudo tende para infinito; para a dinâmica e não para a estática.
            A motivação existencial será energética, estimulante e beneficamente gratificante. (Isa. 66:23; Efés. 2:7; Zac. 14:18; João 6:45; Jer. 31:34; Miq. 4:2).
12 <> Deus não castiga ninguém; a criatura pratica as suas obras e responde no Juízo Investigativo; se  condenado merecerá a sua devida punição.
            O diabo não peca em lugar de ninguém, ele tenta, se a criatura infringir a lei, arcará com as consequências. (Obadias 1:15; I Cor 10;13).
13 <> O ser humano é originário do pó, morfológico, energético, repositivo e eventualmente reprodutivo; essencialmente material, com: corpo, massa e volume; similares entre si; com existência condicional e delimitada; sem qualquer auto-suficiência; absolutamente dependente e relativo.
              Na condição de criatura bi-funcional: macho e fêmea.
              Do macho originou-se a fêmea; diferenciados pelos respectivos aparelhos reprodutivos da espécie e alguns detalhes morfo-volumétricos estratégicos.
              A sua multiplicação ou aumento quantitativo processa-se pela fecundação de dois gametas distintos: o masculino chamado de espermatozóide, que invade o feminino ovócito; criando o gene do indivíduo; que o caracteriza por toda a sua única existência.
             O indivíduo recebe um corpo físico para a sua residência existencial, mantido por energia, gerando energia; nutrido alimentarmente; absorvendo e liberando temperatura ou calor. Sujeito ao envelhecimento, por descompensação energética e anomalias, por ingestão alimentar e ações inadequadas, à sua lógica químico-orgânica.
             Como consequência da sua queda do estado origina natural; perdeu as suas auto-defesas inerentes à perfeição e equilíbrio ambiental e tende para o seu gradativo perecimento, extinção e desaparecimento, como indivíduo existente e vivente; decompondo-se e transformando-se, por reação química irreversível, ao estado de pó, de onde é originário natural; perdendo para nunca mais recuperar: o corpo, a massa, a forma, o volume e qualquer função operacional utilitária; configurando a lei: “ Em matéria e energia, nada se cria e nada se perde; tudo se transforma.”
              O corpo orgânico animal das criaturas de segunda e terceira grandezas, é controlado, movido e operado pelo seu cérebro, que está conectado a um macro-cérebro cósmico-universal; plenamente lógico. Este sistema cerebral é capaz de observar, atentar, concentrar-se, aprender, interpretar, entender, criar, memorizar, reproduzir, repetir, conduzir, abstrair e elaborar, através de imagens mentais; associando, comparando, classificando e julgando, por convenção e realidade. Estabelecendo comunicação telepática, gestual, fisionômica, idiomática oral ou escrita.
               Deste indivíduo temporal secular e contemporâneo, restará única e abosultamente a sua mente e o seu histórico existencial e nada mais.
               O recomeço para quem o alcançar; será com um novo e outro corpo, massa, volume, forma e mentalidade; aperfeiçoados, necessariamente purificados; para a tendência exclusivamente benéfica; garantidora do equilíbrio, funcionalidade harmônica, normal, natural e infinita do cosmo, no Sistema existencial Arquitetado e engenhado pelo Supremo Criador, Senhor Deus!
“Tudo o que for problema tem solução; senão  não seria problema. O que é real: alguns problemas exigem maiores competências, habilidades, conhecimento, esforços e persistência para deslindá-los. (EM).”
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário