quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

NUANCES CEREBRAIS

NUANCES CEREBRAIS
O cérebro humano é um poderoso órgão,  extremamente complexo, magnifico, de função infinita, com todas as conexões universais e transcendentais. Minúsculo em tamanho, mas  imensurável em funções invisíveis, todavia, sensíveis e movedoras de tudo o que existe.
Algumas informações sobre o cérebro humano:
->Gera de 10 a 20 watts de energia, o suficiente para acender uma lâmpada;
->Durante o sono e o sonho as ondas cerebrais estão mais ativas do que quando o corpo está acordado;
->Por causa do cérebro não percebemos às 20.000 piscadas que damos diariamente, pois ele ilumina a nossa visão;
->O cérebro humano tem mais relevos do que o dos animais, isto melhora o funcionamento intelectual;
->O cérebro não possui receptores de dor, por isto as cirurgias cerebrais podem ser executadas com o paciente acordado;
->Na gravidez o cérebro feminino encolhe e depois leva até 6 meses após o parto para voltar ao tamanho normal;
->Não conseguimos fazer cócegas em nós mesmo, o cérebro distingue o toque externo inesperado, diferente do nosso toque;
->O cérebro tem líquido equivalente a um litro e meio;
->O cérebro consome muita energia e 20% do oxigênio corporal, embora só represente 2% da massa do corpo;
->O cérebro só amadurece completamente, no final da adolescência as últimas habilidades adquiridas, a capacidade de executar multitarefas, a empatia e a eficaz tomada de decisões;
->O cérebro produz 70.000 pensamentos diários.
Fatos constatados sobre o cérebro e os comportamentos humanos:
->Tendemos a apontar os erros dos outros mas não olhamos os nossos. Temos o hábito de atribuir às nossas atitudes  forças externas, a coisas do cotidiano, mas culpamos diretamente os outros por seus maus comportamentos.
->Contradição e certo exagero ao pensar e reagir sobre o futuro. Quantas vezes temos certeza de que reagiremos de tal forma a um acontecimento e, na hora que tal fato ocorre, a reação é totalmente diferente daquilo que havíamos imaginado. Estamos sempre prevendo nosso futuro e criando expectativas.
->As nossas memórias mais fortes são imprecisas. Surgem do nada repentinamente, na memória fatos ou lembranças ruins ou traumáticas do passado. Independente da nossa vontade. Flashbulb memories. Quanto mais forte é o nosso estado emocional durante tal evento, mais imprecisas são essas memórias.
->Conseguimos manter um alto nível de concentração por apenas 10 minutos. Após a mente vagueia por outros assuntos ou pensamentos.
->O cérebro vagueia por cerca de 30% do dia, com devaneios e pensamentos soltos. Permitindo com isto, ter mais facilidade para resolver problemas, além de ser mais criativo.
->O cérebro precisa executar uma tarefa de cada vez. Multitarefa cerebral é desvio de atenção focal.
->Grande parte das decisões é tomada no subconsciente; pois, caso contrário, sobrecarregaria todo o consciente com muitas informações e, assim, seria difícil raciocinar e a mente simplesmente iria parar com tanta informação. O cérebro recebe mais de 11 milhões de bits de informação por segundo, um número impossível de administrar de forma consciente.
->Armazenamos na memória de curto prazo 5 a 9 bits de informação de uma vez. Cada um desses 5 a 9 bits podem ser divididos em diversas partes de informações relevantes ao cérebro.  
->Damos preferência a textos curtos, mas assimilamos melhor os mais longos. Optamos por ler resumos ou sínteses, porém o cérebro absorve e interpreta melhor quando um determinado texto está mais distribuído, mais completo, menos compacto.
->Queremos mais opções, mas escolhemos melhor com menos opções. O cérebro não consegue processar escolhas diante de muitas opções, prefere ter que fazê-lo ante um menor número de alternativas.
->O cérebro nos leva a acreditar que  somos menos imunes a certos apelos e estímulos do que as demais pessoas. Por isto acreditamos que as outras pessoas são mais facilmente vulneráveis do que nós. No Efeito da Terceira Pessoa, falamos e criticamos a forma de como as pessoas são influenciadas, mas o nosso subconsciente, humor, desejos e atitudes também são afetados.
->O cérebro não para de funcionar enquanto dormimos. O cérebro permanece ativo quando se dorme. O cérebro passa por um processo de limpeza e elimina toxinas  enquanto dormimos e seleciona todas as informações do dia anterior e cria novas associações.
->As decisões coletivas nem sempre são as mais sábias. É um tipo de pensamento apoiado por membros de algum grupo baseados em emoção e não no senso comum, chegam ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as ideias.
->É fácil seduzir multidões. Pessoas com forte carisma e personalidade afetam facilmente a opinião de multidões e conseguem manobrar grupos para fortalecer e defender as suas ideias. Essas pessoas apelam para o lado sentimental e tiram vantagem emocional.
->São necessários 66 dias para criar ou acabar com um hábito. Seguir um mesmo comportamento por 66 dias seguidos faz com que isso se torne um hábito. O cérebro irá entender aquilo como algo constante da sua rotina, tornando-se então um hábito. O mesmo ocorre para acabar com vícios e maus hábitos.
“A magnificência de algo, não está no seu aparato; mas, no impacto real, inovador, criativo e benéfico do seu resultado para o ser humano. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário