sábado, 29 de agosto de 2015

QI e QE

QI e QE
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
QI: Quociente de inteligência.
QE: Quociente emocional.
Quociente de Inteligência: É um fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes específicos. O QI mede o desempenho cognitivo de um indivíduo comparando a pessoas do mesmo grupo etário. É uma medida padronizada obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de um sujeito.
Os níveis de inteligência são classificados com base no resultado do teste, de acordo com a escala:
Igual ou superior a 130: Superdotação
120 - 129: Inteligência superior
110 - 119: Inteligência acima da média
90 - 109: Inteligência média
80 - 89: Normal fraco
70 - 79: Limite da deficiência
Igual ou inferior a 69 - Deficiente mental.
Esta escala é uma classificação, uma hierarquia entre as diversas inteligências. Quanto se sabe. Constitui-se o QI, como um parâmetro inicial, completado pelo QE, o quociente emocional. O QI garante bons empregos. O QE garante promoções e sucesso.
A inteligência pode ser desenvolvida por todo o ser humano, em qualquer idade e pode, também,  adquirir a capacidade de aprender.
Quociente Emocional: Manifesta a inteligência emocional, com as qualidades de autoconsciência, autogestão, empatia, habilidade social, liderança eficaz, alto desempenho profissional, competências eficazes, habilidades cognitivas, raciocínios analíticos, trabalho em equipe, intelecto propulsor de desempenho notável, pensamento macro, visão de longo prazo, compreensão profunda das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos, saber de para onde estão indo e por quê, auto avaliação realista, autocontrole, racionalidade, motivação, os eternos aprendizes, trabalho eficaz, comunicação clara e eficaz, adaptação às mudanças.  O quociente emocional está sendo o pré-requisito cada vez mais solicitado em diversas empresas. Os maiores especialistas do mundo em análise comportamental alertam que, o mais importante atualmente é como se relacionar melhor consigo mesmo e, consequentemente, com as pessoas de convivência.
Para melhorar o QE é necessário expandir a inteligência emocional. Além do desenvolvimento técnico. O raciocínio precisa ser desenvolvido. São quatro as emoções básicas que regem a existência individual: raiva, tristeza, medo e alegria. Estas emoções são responsáveis por todas as demais emoções sentidas. Cada uma com uma função biológica. Para obter o controle das emoções é necessário compreender cada uma delas. Portanto, buscar o desenvolvimento pessoal e aplicar isto nos relacionamentos. Deixando visível para as pessoas, assim os relacionamentos irão mudar.
O raciocínio provido de sentimentos torna o processo decisório exitoso. O sentimento balanceado com a dose apropriada de emoção e a sua correta expressão.
A inteligência emocional é o conjunto de habilidades características com aquelas pequenas sutilezas que determinam compartilhamento de informações, quando é oportuno falar, como expressar-se, quando fazer reivindicações e outras posturas e ações conexas. É a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Reflete a importância de aspectos não cognitivos e a influência dos fatores não intelectuais sobre o comportamento inteligente; os conceitos de inteligência intrapessoal, a capacidade de compreender a si mesmo e de apreciar os próprios sentimentos, medos e motivações; a inteligência interpessoal, a capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros. A capacidade de perceber e exprimir a emoção assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.
A Inteligência emocional engloba: Autoconhecimento Emocional; Controle Emocional; Automotivação; Reconhecimento empático de emoções em outras pessoas;  Habilidade em relacionamentos interpessoais e intrapessoais. Organização de Grupos; habilidade de liderança; Negociação de soluções; Empatia; Sensibilidade Social; Praticidade; Flexibilidade; Criatividade e, Capacidade de resolver conflitos.  
Os quatro domínios da inteligência emocional:
>Percepção das emoções com habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial, identificando a variação e mudança no estado emocional de outrem.
>Uso das emoções com a capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio.
>Entender emoções com a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
>Controle e transformação da emoção que constitui o aspecto mais facilmente reconhecido da inteligência emocional, é a aptidão para lidar com os próprios sentimentos.
“Desenvolver inteligência emocional é um pressuposto de sucesso profissional. (EM).”







Nenhum comentário:

Postar um comentário