sexta-feira, 7 de agosto de 2015


SIGNIFICADOS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
CATARSE: Do grego “kátharsis” termo utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar traumas: medo, opressão ou outra perturbação psíquica. Através de terapias clínicas: hipnose ou regressão, é possível resgatar as memórias que provocaram o trauma, levando o indivíduo a atingir diferentes emoções que podem conduzir à cura.
É um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal.
No sentido religioso, a catarse é o estado de purgação espiritual que o indivíduo almeja através da confissão e emoções manifestadas pelos participantes de um ritual religioso.
No nível da medicina, a catarse designa o esvaziamento do intestino.
Catarse na psicanálise como processo de cura emocional. Representa a cura de um paciente alcançada através da expressão verbal de experiências traumáticas recalcadas.
Catarse segundo Aristóteles: Ao ver as paixões representadas, o público conseguia se libertar delas, como uma forma de purgação ou purificação; ocasionada pelas emoções transmitidas no drama.
A catarse está associada a um processo de ruptura de um estágio atual qualquer, para ingressar, conscientemente e intencionalmente, em um  estágio renovado, melhorado ou algo que o valha qualificativamente.
DIALÉTICA: Do grego dialektiké  significa a arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar.
Dialética é um debate de idéias diferentes, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. Separação de fatos e divisão de idéias para poder debatê-las com mais clareza. É o poder de argumentação. Uma forma de filosofar para chegar à verdade através da contraposição e reconciliação de contradições. Propõe um método de pensamento baseado nas contradições entre a unidade e multiplicidade, o singular e o universal e o movimento da imobilidade.
Dialética de Platão: Um método eficaz para aproximar as idéias individuais às idéias universais. Arte e técnica de questionar e responder algo.
Dialética de Hegel: Lei que determina e estabelece a auto-manifestação da idéia absoluta. Responsável pelo movimento em que uma ideia sai de si própria, como tese para ser uma antítese e depois regressa à sua identidade, se tornando mais concreta. Afirma que a dialética não é apenas um método, mas consiste no sistema filosófico em si, porque não é possível separar o método do objeto, porque o método é o objeto em movimento.
Dialética de Marx: Compreende a teoria do conhecimento. O pensamento e a realidade ao mesmo tempo; a realidade é contraditória com o pensamento dialético. Com o mundo só compreendido em um todo, refletindo uma ideia a outra contrária até o conhecimento da verdade.
Dialética de Sócrates: A ironia e a maiêutica. Método dialético semelhante a parir crianças, “parir” idéias, penetrar em novos conhecimentos.
Dialética de Aristóteles: Um processo racional, a probabilidade lógica das coisas, algo que é aceitável por todos, ou pela maioria.
Dialética de Kant: Uma lógica de aparências, uma ilusão, pois baseia-se em princípios muito subjetivos.
Dialética de Arthur Schopenhauer: "A Arte de Ter Razão" ou "Como Vencer um Debate Sem Ter Razão". Estratégias para ganhar uma discussão, independentemente de ter razão ou não.
PRÁXIS: Do grego praxis  significa conduta ou ação. Corresponde a uma atividade prática em oposição à teoria. Uma atividade voluntária orientada para um determinado fim ou resultado. A transformação material da realidade. A teoria está incluída na práxis.
RETÓRICA: Do grego rhetorike,  significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir idéias com convicção. Relacionada com a oratória e dialética, e remete para um grupo de normas que fazem com que um orador comunique com eloquência. Tem como objetivo expressar idéias de forma mais eficaz e qualificada, aumentando a capacidade de persuasão.
A retórica corresponde à formulação de um pensamento através da fala e depende da capacidade mental do orador.
De acordo com a retórica, a manifestação oral compreende cinco partes:
>Invenção: o conjunto de todos os princípios relacionados com o conteúdo;
>Disposição: que corresponde à estruturação das formas de conteúdo;
>Elocução: expressão do conteúdo de acordo com o estilo apropriado;
>Fixação: consiste na memorização do conteúdo em questão;
>Ação: o ato de proferir a fala.
Também interferem na Retórica: a linguagem corporal do orador, a sua postura, os gestos e a voz.
ASSERTIVIDADE: Expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo. Deriva de "asserto", que significa uma proposição decisiva. Demonstra autoconfiança, que não tem dificuldade em expressar opinião.

Assertividade é a competência emocional que capacita o indivíduo para tomar uma posição clara. Está relacionada com o pensamento positivo e proatividade. Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar. Não significa se é certo ou errado, indica o anuncio e defesa de idéias com vigor. Defesa de convicções sem ofender nem se submeter a outras pessoas.
Vantagens da assertividade: melhora da capacidade de expressão; da imagem social; fomenta o respeito pelas outras pessoas; ajuda a resolver confrontos; melhora a capacidade de negociação; aumenta a autoconfiança; confere mais credibilidade; gera um comportamento psicológico assertivo.
ETHOS: Do grego, significa "caráter moral". Usada para descrever o conjunto de hábitos ou crenças que definem uma comunidade ou nação. Os costumes e os traços comportamentais que distinguem um povo. A influência da música nas emoções dos ouvintes, nos seus comportamentos e conduta. Conjunto de valores característicos de um movimento cultural ou obra de arte. As características morais, sociais e afetivas e comportamentais pessoais ou culturais. O espírito motivador das idéias e costumes. Na retórica é um modo de persuasão ou de argumento para influenciar, juntamente com o logos (uso do raciocínio, da razão) e o pathos (uso da emoção).
SOFISMO OU SOFISMA: Do grego sophisma, em que sophia ou sophos significam  “sabedoria” e “sábio”. Todo o conhecimento sobre os assuntos humanos. Significa um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, apresentada com aparente lógica e sentido, com fundamentos contraditórios e com a intenção de enganar. O paralogismo,  também se baseia em um raciocínio falso, uma falácia ou pensamento ilógico, mas com a diferença de ser feito de boa fé. O paralogismo é relacionado com a ignorância, quando o indivíduo não tem a consciência de sua falsidade. O Silogismo é a juntada de duas premissas com o objetivo de se chegar a uma conclusão baseada na dedução. Se constitui em um pensamento lógico, que pode apresentar conclusões equivocadas, caracterizando-se como silogismo sofístico.
FLEUMÁTICO: do latim: phlegmaticus/ do grego: phlegmatikos).
Fleuma, Do grego phlégma, atos, «inflamação», pelo latim phlegma, ătis, «idem», significa impassibilidade; frieza; domínio das emoções;
indiferença; falta de interesse; pachorra;  paciente; que demonstra paciência excessiva; que expressa calma; impassível; que é insensível ao sofrimento ou à dor; que é frio e não sofre.
Que se refere à fleuma, à característica de quem não sente nenhum tipo de emoção ou da pessoa excessivamente paciente.

Sinônimos de Fleumático: despreocupado, impassível, imperturbável, pachorrento, paciente, sereno, sossegado e tranqüilo
Fleumático é o tipo de temperamento com quem é mais fácil relacionar-se. O Fleumático é calmo, descontraído, raramente fica perturbado ou zangado, é equilibrado.
Para o fleumático a existência é uma experiência calma, equilibrada, feliz e sem  agitação. É de temperamento que se mostra sempre coerente, sempre calmo e tranqüilo independentemente das circunstâncias à sua volta. Aprecia as belas artes e é mais emotivo do que aparenta. Habitualmente evita a violência. Tem um sentido de humor particular, consegue manter-se sério, reservado, não se envolve nas atividades dos outros, não age fora da sua rotina, é  simpatizante das outras pessoas e das suas necessidades,  dificilmente partilha os seus sentimentos, demonstra ser um líder eficiente e conciliador, não-emotivo, ativo, secundário, meticuloso e hábil no raciocínio, dócil, não manifesta grandes efusões, ama os pais por senso do dever e por gratidão, nunca é causa de inquietação para a família ou de dificuldades para os professores, acomoda-se com facilidade, é naturalmente disciplinado. Pouco expansivo, tem interesses intelectuais, propensão exagerada para a ordem e a limpeza, encarregado de um trabalho  executa-o de maneira precisa e exata, possui um espírito sólido e aberto.
PNEUMA: Do grego (πνεμα) significa "respiração" que, no contexto religioso, significa "espírito" ou "alma". Possui vários significados técnicos para a Antiguidade Clássica. É distinguível de psique (ψυχή), que originalmente significaria "sopro de vida".
LÉXICO: Significa dicionário, é o conjunto dos vocábulos de uma língua, dispostos em ordem alfabética e com as respectivas significações. É a reunião dos termos próprios de uma arte, de uma ciência, de expressões regionais, de línguas clássicas antigas. É um dicionário que também reúne termos de um idioma, com as suas respectivas versões em outra língua.
Na palavra léxico, do grego (lexikon), a letra (x) é pronunciada com o som de (cs).
LAICO: Do grego laikós, significa “do povo”. O que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião ou não é influenciado por ela. Está relacionado com a vida secular e com atitudes profanas que não se conjugam com a vida religiosa.
A qualidade de ser laico pressupõe a não interferência da igreja em assuntos políticos e culturais.
Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. O Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.
ESTADO: É uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. As funções do Estado englobam três domínios: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. O Estado desempenha funções políticas, sociais e econômicas.
Também são designadas por Estado, cada uma das divisões político-geográficas autônomas, de uma república federativa, que possuem governo próprio regido por uma estrutura administrativa local.
Com inicial minúscula, a palavra estado significa a situação presente em que se encontra alguma entidade.
HEGEMONIA: Significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a supremacia de um povo sobre outros povos,  a superioridade que um país tem sobre os demais em termos econômicos, culturais, poder militar, como armas, aviões, munição, e em termos políticos. A hegemonia começou na Grécia Antiga.
Conceitualmente, a hegemonia indica um equilíbrio entre o domínio e a liderança. Em sentido figurado, a hegemonia indica uma supremacia ou poder de um elemento sobre outro, podendo ser pessoas ou coisas.
STARTUPS:
EMOJIS:
CEO:
BITS:
SQUADS:
COMPLIANCE:
INSIGHT:
STREAMING:
MINDFULNESS:
“Se a cidadania fosse praticada, na acepção do termo, pelos cidadãos, um por um, não haveria nem fechaduras, e nem sequer os outros aparatos e instituições similares. (EM).”





Nenhum comentário:

Postar um comentário