terça-feira, 4 de agosto de 2015

COMMODITIES

COMMODITIES
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Conceito: Commodities é uma expressão  do  inglês, que significa mercadorias. É utilizada para descrever produtos de baixo valor agregado. Termo Utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária na bolsa de valores; porque possuem cotação e negociabilidade globais. As Commodities são uma forma de investimento. Porque existe uma estrutura de mercado onde vendedores e compradores se encontram e onde se torna possível esta forma de investimento.
Componentes: Commodities são itens de comércio que não sofrem processos de alteração: frutas, legumes, cereais e alguns metais. Café, laranjas, petróleo, alumínio, minério de ferro, resma de papel, leite, cobre madeira, plantas medicinais, carvão, sal, açúcar, soja, arroz, trigo, borracha, algodão, feijão, suco de laranja congelado, bauxita, ouro, prata, paládio, platina, produtos de uso comum mundial: camisetas brancas básicas, calças jeans. Produtos cultivados ou extraídos. Que podem ser estocados por certo tempo sem perda sensível de suas qualidade. Que se enquadram num determinado padrão e tem o seu preço negociado nas Bolsas de Valores Internacionais, dependendo  da lei da oferta e procura. Podem ser consideradas matéria-prima, quando forem causa para outros produtos. O termo é usado como referência aos produtos de base em estado bruto ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores. Estes produtos "in natura", cultivados ou de extração mineral, podem ser estocados por determinado período sem perda significativa de qualidade, dependendo de sua conservação. Existe também a classe de commodities energéticas: a eletricidade, o gás, o carvão e o petróleo. A eletricidade por não ser armazenável, tem que ser consumida de imediato. Financeira: dólar, euro, real, Bitinino; Ambiental: água, créditos de carbono; Recursos energéticos: energia elétrica; Química: ácido sulfúrico, sulfato de sódio.
Características mercadológicas: Uma das características das commodities é que o seu preço é determinado como uma função do seu mercado no todo. As mercadorias físicas são ativamente transacionadas no mercado à vista o spot market e no mercado de derivativos. São produtos de base muito importantes na economia pelo fato de que possuem cotação e negociabilidade globais; cujas oscilações nas suas cotações têm impacto significativo nos fluxos financeiros mundiais.
Comoditização: ocorre quando o mercado de bens ou serviços deixa de fazer a diferenciação de produto na sua base de fornecimento. Por causa do desaparecimento do ônus do capital intelectual que era necessário para adquiri-lo ou produzir de forma eficaz. Os produtos transformam-se em mercadorias quando o seu preço base deixa de ser onerado com a aplicação de um prêmio para os detentores desse capital, como no caso dos medicamentos genéricos da indústria farmacêutica ou dos circuitos integrados.
Investimento em Commodities: É feito através do Mercado de futuros, onde um contrato é vendível para algum interessado, antes da sua data de vencimento, por um preço maior do que foi pago, obtendo lucro na transação. Como qualquer tipo de investimento, a opção de investir em Commodities será analisada por seu: Retorno: Ganho percentual sobre o capital investido que se espera ganhar em comparação com outras formas de investimento. Risco: Incerteza quanto a investir em uma opção de investimento. No Mercado de Futuros somente se negocia produtos disponíveis para consumo imediato ou futuro. Onde a maioria dos negócios é feita com finalidade especulativa. Este desdobramento peculiar determina uma série de medidas preventivas e reservadas de parte dos governos, produtores e exploradores de jazidas, para que atinjam os resultados, estrategicamente, planejados. Quando ocorrem mecanismos como: contrato de "Short Position” ou de "Long Position"; Negociados nas Bolsas de Mercados e Futuros, realizados através de corretoras que recebem remunerações em percentagem dos contratos, ou em cartas situações ganham também participações no lucro.
“A informação desatualizada é semelhante à desinformação. Como tudo é movimento, dinâmica e transformação, a reciclagem ampla é compulsória. (EM).”




Nenhum comentário:

Postar um comentário