segunda-feira, 24 de agosto de 2015

ASSERTIVIDADE

ASSERTIVIDADE
Conceito: Expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo. Deriva de "asserto", que significa uma proposição decisiva. Demonstra autoconfiança, que não tem dificuldade em expressar opinião.
Assertividade é a competência emocional que capacita o indivíduo para tomar uma posição clara. Está relacionada com o pensamento positivo e proatividade. Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar. Não significa se é certo ou errado, indica o anuncio e defesa de idéias com vigor. Defesa de convicções sem ofender nem se submeter a outras pessoas.
Vantagens da assertividade: melhora da capacidade de expressão; da imagem social; fomenta o respeito pelas outras pessoas; ajuda a resolver confrontos; melhora a capacidade de negociação; aumenta a autoconfiança; confere mais credibilidade; gera um comportamento psicológico assertivo.

Ser Assertivo: É entender os estilos e efeitos de comunicação, identificando o seu próprio estilho; conhecer o seu valor e o dos outros; aprender com os fracassos; ser flexível e ter expectativas realistas; saber ouvir e; ter metas claras.
É colocar na mente, o estado desejado, hospedando no subconsciente imagens mentais que determinam comportamentos de  um cenário vencedor. Incitando o subconsciente para trabalhar pela concretização do que foi almejado. Ensejando uma linguagem exitosa, afirmações positivas, visualização criativa e aumento da autoestima.
Qualidades de um Indivíduo Assertivo:
>Linguagem direta e clara;
>Habilidade de escuta ativa, demonstrando curiosidade e interesse;
>Criação de afinidades e manutenção de relacionamentos, expressando apreciação e valorização das pessoas;
>Boa postura, tom, freqüência e velocidade adequadas de voz e contato visual;
>Confiança no que professa;
>Afirmações positivas que reprogramam o cérebro;
>Visualização criativa;
>Aumento da autoestima.
Postura diante do Negativo: Analisar esta energia negativa, sem alimentá-la. Ser sensível, porém, forte e confiante; empático com as pessoas alteradas, e fazendo escolhas de comunicação adequada para cada situação. Praticando um não estratégico, quando necessário. Transformando num resultado positivo.
Impressão Positiva: O assertivo procura causar uma primeira impressão positiva. Isto impacta como uma verdade, que dificilmente poderá ser revisada. Toda vez que a pessoa é vista ou se comporta; aos olhos dos outros que foram impressionados, ressalta o que foi estabelecido na primeira impressão que ficou. O assertivo causa boa impressão pela sua aparência, pelo seu aspecto físico, mobilidade, nacionalidade, pelo seu aperto de mão, linguagem e postura corporal e forma de falar. Inclusive ressaltando, que eventuais restrições físicas ou outras, são suplantadas com qualidades sinergéticas e de plasticidade cerebral.
Performance do assertivo em público: Em reuniões, negociações ou apresentações, o assertivo é organizado, bem informado, pontual, responsável, opinado, oportuno, sabe ouvir e interpretar. Têm cuidado com a sua aparência, postura, linguagem e conveniência.
Poder pessoal do assertivo: A pessoa assertiva tem clareza de visão, valores e crenças bem definidos, confiança, comunicação poderosa e habilidade para construir relações. Tem metas pessoais, imaginam com alcançá-las, comprometem-se e agem como se tivessem alcançado os seus intentos. Aproveitam para aprender com os seus erros e fracassos.
“Quanto mais se repetir, mais se aprende e se descobre outras maneiras de fazer o que já foi feito. (EM).”







Nenhum comentário:

Postar um comentário