terça-feira, 30 de junho de 2015

PROBABILIDADES E POSSIBILIDADES


PROBABILIDADE  e POSSIBILIDADE
PROBABILIDADE: É a chance de ocorrência de um evento.
Conceitos:
>Evento: É um dos subconjuntos de um espaço amostral, que é escolhido como um dos possíveis.
>Evento Simples: São formados por um único elemento do espaço amostral. Ex. A = { 5 } é a representação de um evento simples do lançamento de um dado cuja face para cima é divisível por 5. Nenhuma das outras possibilidades são divisíveis por 5.
>Evento Certo: É aquele que sempre dará um resultado esperado. Ex. No lançamento de um dado é certo que a face que ficará para cima, terá um número divisor de 720, porque 720 = 6! = 6 . 5 . 4 . 3 . 2 . 1, qualquer um dos números da face de um dado é um divisor de 720, pois 720 é o produto de todos eles. O conjunto A = { 2, 3, 5, 6, 4, 1 } representa um evento certo pois ele possui todos os elementos do espaço amostral S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 }.
>Evento Impossível: É aquele cuja soma dos seus elementos é superior aos elementos do espaço amostral; é representado por A = {}.
>Evento União: É aquele que contém todos os elementos dos seus conjuntos anteriores. Ex. Seja A = { 1, 3 } e B = { 3, 5 }, ambos ímpares, então C = { 1, 3, 5 }.
>Evento Intersecção: É aquele que contém apenas os elementos comuns dos seus conjuntos anteriores. Ex. Seja A = { 2, 4 } e B = { 4, 6 }, então C = { 4 }.
>Eventos Mutuamente exclusivos: Quando dois conjuntos não possuem entre si elementos comuns. Ex. Seja A = { 1, 2, 3, 6 } e B = { 5 }.

>Evento Complementar: É aquele complementa um evento utilizando todos os elementos do espaço amostral. Ex. Seja A = { 1, 3, 5 } um número ímpar, o seu evento complementar é A = { 2, 4, 6 } um número par.
>Estatística: relacionada à probabilidade, incluindo: eventos independentes, probabilidade dependente, análise combinatória, teste de hipóteses, estatística descritiva, variáveis aleatórias, distribuições de probabilidade, regressão e estatística inferencial.
>Experimento Aleatório: É aquele que quando repetido em iguais condições, pode fornecer resultados diferentes, são resultados explicados ao acaso. Sempre nas mesmas condições, e se obtém resultados diferentes, que estão previstos dentro dos possíveis resultados para este experimento, isto ocorre devido ao acaso, não se pode ter a absoluta certeza do resultado de cada um destes eventos. No lançamento de uma moeda ao chão para ter a face que ficou para cima, o resultado é imprevisível, pois tanto pode dar cara, quanto pode dar coroa.
Se for lançado  um dado, o resultado será mais imprevisível ainda, pois aumenta o número de possibilidades de resultado.
>Espaço Amostral: É o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Representado pela letra S ou (Ώ). Existem espaços amostrais finitos e infinitos.
>Espaço amostral S finito  equiprovável: Quando os seus eventos elementares têm probabilidades iguais de ocorrência.
Cálculo da Probabilidade: É o número de casos favoráveis dividido pelo número de casos possíveis. Num jogo de cara ou coroa, a probabilidade é de 1/2, um resultado satisfatório a cada dois lances, probabilidade é de "um para dois", ou "50% de chance".    Os lances sucessivos são independentes, o que significa que a cada lance o cálculo deve ser refeito.
>Casos possíveis no lançamento de duas moedas; 

1) cara na moeda A e cara na moeda B (favorável) 
2) cara na moeda A e coroa na moeda B (favorável) 
3) coroa na moeda A e cara na moeda B (favorável) 
4) coroa na moeda A e coroa na moeda B (não favorável) 
Temos 3 casos favoráveis dentro de 4 casos possíveis. Probabilidade de 3/4 ou 75%.
>Jogo de dados: 
Num jogo de um dado, a probabilidade de obter o número 6 é de 1/6. Para obter a soma 12 no lançamento de 2 dados,   Temos 36 combinações possíveis, a probabilidade é de 1/36.   Para ter a soma  10, a probabilidade é de 3/36 = 1/12.
Ex. Um dado é lançado, observada a face de cima. O espaço amostral é { 1, 2, 3, 4, 5, 6}
a- Ocorrência de um número par, o evento é { 2, 4, 6}.
b- Ocorrência de um número primo, o evento é { 2, 3, 5}.
c- Ocorrência de um número ímpar maior que 3, o evento é {5}.
d- Ocorrência de um número primo maior que 5, o evento é { }, sendo n = 1 e Ώ = 6.

>Loterias, bingos e similares:   
As probabilidades nos jogos: loterias, bingos, jogos de cassinos e similares; a probabilidade de o jogador ganhar é menor do que a de perder. Definido o espaço amostral com n elementos, se te sempre uma quantidade 2n de eventos possíveis, com a existência sempre do conjunto vazio { }.
A probabilidade: É o número associado à possibilidade de ocorrência de um determinado evento aleatório, escolhido, dentro dos de um espaço amostral. Sendo  n e Ώ a quantidade de elementos do evento e do espaço amostral respectivamente.
Apresentação do resultado da probabilidade: Pode ser na forma de tanto possível para tanto provável ou também percentualmente.
POSSIBILIDADE: É a  propriedade ou condição de alguma coisa que pode ser ou acontecer. Estado do que pode ocorrer ou tende a acontecer. É algo que pode acontecer, provavelmente, mas tem uma relação de incerteza.
Sinônimos de Possibilidade: acaso, casualidade, contingência e eventualidade.
Diferença entre Probabilidade Possibilidade: Os termos probabilidade e possibilidade designam situações diferentes.
Probabilidade, da mesma forma que a Possibilidade, é qualquer coisa que pode acontecer. Só que na Probabilidade tem-se uma estimativa de quanto pode ou não  acontecer.
Probabilidade: é algo duvidoso, porém que já se tem uma estimativa de quanto pode ou não  acontecer. As probabilidades são números associados aos diferentes desfechos de uma situação em andamento, cada desfecho caracteriza uma possibilidade diferente para essa situação. Para calcular uma probabilidade, enumeram-se, caso a caso, todas as possibilidades de desfecho da situação estudada, depois os casos favoráveis são selecionados e contados e, a partir das quantidades encontradas para o número de casos favoráveis e para o número de total de casos, calcula-se a probabilidade de que um dos casos favoráveis aconteça dentro desse universo de possibilidades composto por todos os casos.
Até prova em contrário tudo é possível. Tudo, absolutamente tudo é possível. Se ainda não foi feito é porque alguém ainda não conseguiu fazer, depois disto deixa de ser impossível.
 Provável: é algo que pode acontecer, que tem determinada chance de acontecer. Certas coisas são mais prováveis que outras. Como tudo é possível de acontecer, o provável marca  as chances de que algo ocorra.
a diferença entre "provável" e "possível"
- "provável": quase certo, com grande chance de ocorrer; DEVE acontecer
- "possível": que tem grande chance de acontecer, embora não seja garantido; PODE acontecer.

“Tudo é possível em determinada situação, todavia, em função das circunstâncias que cercam este caso, é pouco proTvável que ocorra tal evento. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário