segunda-feira, 22 de junho de 2015

ENVELHECER


ENVELHECER
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O envelhecimento  é um processo natural.  É a 2ª Lei da Termodinâmica, a Lei da Entropia, assim expressa: A energia de um corpo tende a se degenerar e com isso a desordem do sistema aumenta”.  Com a lógica de que: tudo que foi composto será decomposto, tudo que foi construído será destruído, tudo foi feito para acabar.   Os membros se enfraquecem e os sentidos se embotam.   Portanto, deve-se enfatizar a vivência, aproveitando e desfrutando desta dádiva, conscientemente,   e concentrando-se  num dia de cada vez; tendo em mente que só se vive o agora; o passado já expirou e o futuro quando chega é presente.  
As rugas e as outras marcas da velhice são naturais e inevitáveis e atingem todos os indivíduos. É necessário permitir que o passado se torne passado.  Como um dos pré-requisitos da felicidade. O futuro é o tempo que resta e por ser finito, deve ser bem aproveitado. 
É necessário aceitar as leis da natureza,  discretamente, sem alarde ou lamentação, evitando a ociosidade e a auto-comiserção; achando motivação nas pequenas coisas; lembrando que aquilo que não pode ser mudado, tem que ser assimilado naturalmente. 
O apego ao passado, ao que foi e não pode mais ser é causa do sofrimento, assim como querer que dure o que não foi feito para durar.  Não tem como viver uma fase que passou. Deve-se  controlar as emoções destrutivas e os impulsos mais sombrios, colocando em seu lugar pensamentos positivos e de alento.   A vida é o que importa.  Concentrar-se nisto.  A sabedoria consiste em aceitar os nossos limites.
Nós não temos que experimentar todas as coisas, passar por todas as estradas e conhecer todas as cidades. Procurar  fazer o que pode ser feito com o que está disponível.  Coisas do passado não nos pertencem mais.  Quem tem muito dentro de si precisa ter pouco do que está fora. A mente positiva é edificante e tem um poder imensurável.
 Podemos ser idosos, sem sermos senis. Podemos ter idade e não necessariamente estarmos combalidos. Consegue-se esta qualidade de vida com cuidados alimentares, exercitando-se com a própria rotina diária e principalmente, alimentando a mente de pensamentos saudáveis, otimistas, de esperança, de sinergia e de ânimo para sentir-se útil, ativo e independente. Saber envelhecer com dignidade e interpretar os seus sinais inevitáveis, é uma prova de sabedoria, cultura, competência e habilidade e denota aplicação inteligente da experiência adquirida.
“Para uma mente energética, confiante e voluntariosa; uma existência regrada e com bons hábitos; a idade é apenas uma questão cronológica. (EM).”




Nenhum comentário:

Postar um comentário