quinta-feira, 25 de junho de 2015

É VÁLIDO LER

É VÁLIDO LER
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
>O primeiro degrau para o sucesso em qualquer atividade é interessar-se em executá-la.
>A mais rigorosa concepção a ser implantada no espírito de um iniciante, é que a educação específica não é um curso escolar, mas, sim um curso de vida, para o qual o estudo escolar de poucos anos é apenas uma preparação. Porque uma existência exitosa exige aplicação do verdadeiro e real conhecimento das coisas e do seu adequado fazer.
>Não permitamos que as nossas concepções sobre as manifestações originem-se de palavras ouvidas ou lidas. Observemos e, então, raciocinemos, comparemos e julguemos. Mas inicialmente observemos. Que a palavra seja nossa escrava e não a nossa mestra.
>O ato importante é retirar de cada caso uma lição para a nossa educação. O valor da experiência não está em ver muito, mas em enxergar com sabedoria.

>perde uma preciosa qualidade aquele  que abandona a cultura geral.
>Quando as nossas observações são expressivas, devemos socializá-las para o benefício comum.
>Ensinemos o aluno a observar, fornecendo-lhe a plenitude dos fatos a observar e as lições nascerão dos próprios fatos.
>O mestre eficiente não se coloca nas alturas, bombeando conhecimento sob alta pressão a recipientes passivos; ele é um mediador mais iniciado, ansioso para auxiliar os iniciantes.
>Nada alcança tanta longevidade na mente de um aprendente, quanto à aprendizagem mediada com didática e cultura por um professor categorizado.
>O professor apenas pode instilar conhecimento, colocar o estudante no caminho certo, fornecer-lhe métodos, orientá-lo como estudar e, em primeiro lugar, capacitá-lo a discernir o essencial. O que o professor pode ensinar não é tudo, mas deve ser o fundamental.
>Freqüentemente a ignorância pode ser atormentadora; é, porém mais aceitável do que a presunção de segurança que permanece sobre uma delgada camada de pseudo conhecimento.
“Quando o “pode tudo” exigido como uso e costume, pela maioria desqualificada moralmente, como é o caso desta época; isto é sinal de grande preocupação com o nosso futuro. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário