segunda-feira, 27 de abril de 2015

ENSINO ESCOLAR



ENSINO ESCOLAR
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O ensino oferecido pelo sistema formal está aquém das necessidades. Gerando profissionais pouco informados, desperdiçando talentos e resultando desprazer.
As mudanças acontecem cada vez mais rapidamente. Para adequar-se é preciso pensar criticamente e agir proativamente. Com capacidade de análise dos problemas e concepção de soluções; inovando, criando e reinventando.
Contraditoriamente, não é esse tipo de pessoas que estão sendo formadas. Não são criadores de conhecimento, deixam de explorar seus talentos para se enquadrar em padrões medianos, sem criatividade, que não buscam idéias e conhecimentos por conta própria. Ambiente escolar totalmente desfavorável.
As escolas agrupam os seus alunos em turmas. Em uma sala de aula, com uma rotina repetitiva, na qual professores, de escassa cultura, mas plenos de currículos, desempenham os seus papeis ensinando conteúdos isoladamente. Quando os alunos já passaram por vários anos de repetições diárias recebem o rótulo de formados. Suprimindo o desejo de aprender, de despertar a curiosidade e estimular a inteligência.
Poucas mudanças acontecem, o foco na memória, e não na habilidade de pensar. Ao invés de ensinar os alunos a pensar, as escolas os obrigam a digerir grandes quantidades de informações. As provas exigem que os alunos apenas reproduzam o que lhes foi ensinado, não que desenvolvam seu raciocínio, senso crítico e a habilidade de relacionar fatos para tirar conclusões. Inibição da criatividade,  conteúdos nem sempre relevantes, não importa se o assunto terá utilidade no futuro, assuntos desnecessários, quando poderiam estar desenvolvendo habilidades relevantes para a vida pessoal e profissional.

Padronização do ensino, que é o mesmo para todos. Sem a oportunidade de  aprofundamento. Condução do ensino sempre da mesma maneira, ignorando o fato de que cada aluno se adapta melhor a um tipo de aprendizado: visual, auditivo, cinestésico, entre outros. Acúmulo de muitas informações dispensáveis.
No sistema atual de ensino, existem muitas limitações, com egressos, rotulados como formados, mas que estão desinformados, tanto tecnicamente, quanto culturalmente.
“O maior inimigo do conhecimento, não é a ignorância, é a ilusão de que tem conhecimento. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário