terça-feira, 7 de abril de 2015

RECONHECIMENTO




RECONHECIMENTO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O reconhecimento do desempenho qualificado de um profissional e de uma equipe coesa e competente gera motivação e a motivação gera inovação.
O reconhecimento se diferencia de recompensa. Um dos maiores reconhecimentos que se faz a um profissional, é proporcionar-lhe novos desafios nas suas atividades e na sua carreira. Dentro das organizações existem empreendedores em potencial, que precisam ser ativados, com job rotation, ou rotação de função, e  assignments, missões e projetos específicos com tempo pré-determinado, dentre outras práticas e estratégias interessantes que oferecem ao colaborador a oportunidade de contribuir em outras áreas, ampliando seu repertório de experiências e conhecimentos, e conseqüentemente, desenvolvendo novas habilidades em contextos diferentes. Isto implica e deve fazer parte do programa de desenvolvimento de lideranças da organização.
As empresas inovadoras partilham desta filosofia de reconhecer e valorizar os funcionários comprometidos e empreendedores de diversas maneiras. O resultado desta prática é um ciclo de motivação contínua da organização, gerando um fluxo permanente de projetos inovadores.
Cada empresa, de acordo com sua cultura, deve criar suas maneiras de reconhecer trabalhos inovadores. Pode ser oferecida uma recompensa material pela contribuição, premiação com ferramentas de desenvolvimento profissional, reconhecimentos cheios de simbolismo. Tendo presente a idéia e a intenção de reconhecer e valorizar o maior Ativo das empresas, os seus recursos humanos.
Os profissionais inovadores da organização devem ganhar visibilidade por suas atitudes e descobertas, e devem ser  convidados a compartilhar seu conhecimento com toda a organização, em âmbito global, recebendo troféus e certificados das mãos das principais lideranças e serem prestigiados em homenagens especiais. A contribuição consistente dos inovadores impacta em suas carreiras, abrindo-lhes oportunidades de promoção e desenvolvimento. Porque intraempreendedores institucionais.
Nesta condição o colaborador se sente parte fundamental do sucesso da organização, por isso trabalha com a seriedade e a dedicação de um verdadeiro proprietário do negócio. São pessoas engajadas e visionárias que querem transformar o status quo e criar algo novo e positivo que gere agregação de  valor. Analisam cenários, assumem riscos, influenciam colegas e usam a criatividade para fazer a empresa inovar e alcançar metas ambiciosas.
“O ser humano, pela própria essência, é movido por desafios estimulantes e nutre-se emocionalmente de gratificações edificantes. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário