domingo, 12 de abril de 2015

I S O



I S O
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Significado: ISOS em grego  significa igual.
ISO é a sigla de International Organization for Standardization, (Organização Internacional para Padronização), a ISO (uma só sigla para todos os países, porque o seu significado se enquadra com o propósito da organização em questão.) é uma entidade de padronização e normatização, criada em Genebra, na Suíça, em 1947.
Objetivo: a ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente.
 As Suas normas: ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 como um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas.  ISO 14000 e ISO 14064 como um sistema de gestão da qualidade.
ISO 9000 e 9001: constituem um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. Para uma empresa receber certificado da ISO, deve passar por um projeto com diversas fases, garantindo que a implementação dos processos é feita corretamente.
ISO 9001: é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto. Tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança. Para obter este certificado a empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada, aplicando nos seus processos sistema com padrões de gestão e qualidade.
Esta ferramenta estratégica é usada mundialmente; através do ISO 9001 a organização melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega; mede o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.
A versão brasileira da ISO 9001, é a ABNT NBR ISO 9001, que tem como objetivo estabelecer normas consistentes que aumentam a qualidade dos processos de gestão. Essas normas implementadas e cumpridas, estabelecem uma relação de confiança entre a empresa e cliente. O essencial da ABNT NBR ISO 9001 é que quando a empresa não cumpre com as normas, o cliente deve dar o feedback, comunicando o problema, para que o desempenho seja melhorado no futuro. O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é prover confiança ao cliente, de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que o cliente especificou.

ISO 14000: é constituído por uma série de normas, que determinam diretrizes  para garantir que determinada empresa pública ou privada pratique a gestão ambiental; o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), definido pela ISO (International Organization for Standardization). Para garantir o equilíbrio e proteção ambiental, prevenindo a poluição e os potenciais problemas que esta poderia trazer para a sociedade e economia. Para a obtenção do Certificado ISO 14000, a empresa deve se comprometer com as leis previstas na legislação ambiental do seu país. Este certificado simboliza que determinada empresa tem preocupação com a natureza e possui responsabilidades com o meio ambiente. Este tipo de perfil empresarial colabora para a valorização dos produtos ou serviços da companhia e da sua marca. Além de se comprometer em cumprir a legislação ambiental, a empresa deverá treinar seus funcionários para seguirem todas essas normas, identificando e procurando soluções para todos os prováveis problemas que a empresa possa estar causando para o meio ambiente, diminuindo assim o seu impacto ambiental.
A versão brasileira da ISO 14000, é a  ABNT  NBR ISO 14000. Formada pelas seguintes normas:
  • ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
  • ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da Empresa.
  • ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental.
  • ISO 14031: são normas sobre Desempenho Ambiental.
  • ISO 14020: são normas sobre Rotulagem Ambiental.
  • ISO 14040: são normas sobre a Análise do Ciclo de Vida.
Outras Informações: Certificar um Sistema da Qualidade significa demonstrar a capacidade de fornecer produtos e/ou serviços conformes, de acordo com requisitos estabelecidos. As empresas devem organizar seu fluxo produtivo e atividades correlatas atendendo aos requisitos das normas da série NBR ISO 9001. 
As normas da família ISO 9000 referem-se ao funcionamento de sistema da qualidade eficiente. Representam um consenso  internacional de boas práticas de gestão, com o propósito de assegurar que a empresa possa continuamente atender as exigências de qualidade. A Organização ISO não  concede certificados ISO 9000. Ela é responsável pela elaboração das normas e desenvolve guias que ajudam assegurar a boa prática das atividades relacionadas às normas. A ISO não avalia sistemas da qualidade para confirmar se estão em conformidade com a norma, o Organismo Certificador é quem faz isto, com capacitação e competência comprovadas para que o certificado tenha credibilidade.
NBR ISO 9000:  Fornece as definições formais de termos constantes das normas da família ISO 9000. Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade, que constituem o objeto da família NBR ISO 9000, e define os termos a ela relacionados. É aplicável a organizações que buscam vantagens através da implementação de um sistema de gestão da qualidade; organizações que buscam a confiança nos seus fornecedores de que os requisitos de seus produtos serão atendidos. Aqueles, internos ou extrenos à organização, que avaliam o sitema de gestão da qualidade ou o auditam, para verificarem a conformidade com os requisitos da NBR ISO- 9001. Aqueles, internos ou externos à organização, que prestam assessoria ou treinamento sobre o sistema de gestão da qualidade adequado a organização.
NBR ISO 9001:  especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização necessita demonstrar sua capacidade para fornecer de forma coerente produtos que atendam aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis, e pretendem aumentar a satisfação da cliente por meio da efetiva aplicação do sistema, incluindo processos para melhoria contínua e a garantia da conformidade com requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis
NBR ISO 9004: fornece diretrizes, além dos requisitos estabelecidos na NBR ISO 9001 para considerar tanto a eficácia como a eficiência de um sistema de gestão da qualidade e, por conseqüência, o potencial para melhoria do desempenho de uma organização.
Procedimentos para obter um Certificado ISO 9000: Para a implantação do Sistema da Qualidade, a empresa utiliza o potencial dos seus próprios funcionários ou a uma consultoria externa. O sistema da qualidade deve ser formalizado por um Manual da Qualidade, que deve atender às exigências da norma ISO 9001. É necessário interpretar a norma, verificar o que já existe na prática, estabelecer procedimentos e providenciar documentos para regulamentação. Alcançar a satisfação do cliente é o objetivo de implantar o Sistema da Qualidade. Para isto, é necessário o envolvimento de todos os funcionários, obtido por meio de treinamento e conscientização. Os procedimentos padronizados, beneficiam, previnem e solucionam problemas, melhoram o ambiente de trabalho e orgulhamos funcionários em participar de uma organização com reconhecimento comprovado quanto a sua qualidade.
Processo de Certificação:
>Adquirir as normas NBR ISO 9000, NBR ISO 9001: e NBR ISO 9004;
>Seguir as orientações indicadas no guia de aplicação contido na norma ISO 9000-Parte 1;
>Estudar as normas e verificar se existe algum requisito que não se aplica ao negócio exercido pela  empresa;
>Seguir os itens da norma para estabelecer, implementar ou melhorar o Sistema da Qualidade da  empresa;
>Fazer avaliação interna do Sistema da Qualidade e análise crítica pela administração para verificar o estado do Sistema da Qualidade implementado ou em implementação;
>Quando a norma ISO 9000 já estiver em vigor e o Sistema da Qualidade estiver implementado, entrar em contato com o Organismo Certificador.
Órgãos Credenciados: O INMETRO e o Comitê Brasileiro da Qualidade CB-25 da ABNT desenvolveram a Base de Dados de Empresas Certificadas ISO 9000, com as informações sobre certificações ISO 9000 no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação – SBC e certificados da Família ISO 9000 emitidos no mundo.
 Para obter  Certificado ISO 14000: A empresa deverá possuir um Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA). No Brasil configurado através da ABNT, baseado nas Normas 9001, 9002 ou 9003. A ISO 9000 estabelece as diretrizes para selecionar qual norma deve ser usada em determinada empresa, e as ISO 9001, 9002 e 9003 são as normas que determinam quais são as especificações/requisitos que as empresas deverão seguir e atender para que possam obter a certificação através de auditoria realizada por um Organismo Certificador.
A ISO 14000 segue a mesma sistemática, não haverá certificação ISO 14000, mas, certificação baseada na 14001, norma esta que é a única da família ISO 14000 que permitirá ter um certificado de Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA).
A ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo.
Para a empresa obter certificado ISO 14001: é necessário que atenda as seguintes exigências:
1 – Política ambiental:
A empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, divulgada entre os funcionários e a comunidade. E que a direção demonstre que está comprometida com o cumprimento dessa política. Obtendo o cumprimento legal e buscando o melhoramento contínuo do desempenho ambiental da empresa.
2 – Aspectos ambientais:
A empresa precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resíduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emissões Atmosféricas, Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos.
3 – Exigências legais:
A empresa deve desenvolver uma sistemática para obter e ter acesso a todas as exigências legais pertinentes a sua atividade. Essas exigências devem ficar claras à direção da empresa. Os funcionários devem conhecer quais são essas exigências e quais as documentações necessárias para seu cumprimento, com Treinamento e da Educação Ambiental dentro da empresa.
4 – Objetivos e metas:
A empresa deve criar objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento da política ambiental que foi definida, refletindo os aspectos ambientais, os resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também deve considerar exigências legais e outros aspectos inerentes ao próprio negócio.
5 – Programa de gestão ambiental [PGA]:
A empresa deve ter um programa estruturado com responsáveis pela coordenação e implementação de ações que cumpram o que foi estabelecido na política ambiental e as exigências legais, que atinjam os objetivos e metas e que contemplem o desenvolvimento de novos produtos e novos processos. Programa prevendo ações contingenciais, associadas aos riscos envolvidos e aos respectivos planos emergenciais.
6 – Estrutura organizacional e responsabilidade: O Programa de Gestão Ambiental deve integrar as funções dos funcionários da empresa, através da descrição de cargos e funções relativas à questão ambiental. Com um organograma que demonstre que suas inter-relações estão bem definidas e comunicadas em toda a empresa. Definindo um ou mais profissionais  que  representante os assuntos específicos da Gestão Ambiental.
7 – Conscientização e treinamento: O programa de Gestão Ambiental deve prover treinamento aos funcionários com atribuições na área ambiental, para que estejam conscientes da importância do cumprimento da política e objetivos do Meio Ambiente, das exigências legais e de outras definidas pela empresa, os impactos ambientais reais ou potenciais associados as suas atividades de trabalho.
8 – Comunicação: A empresa deve possuir uma sistemática para enviar e receber comunicados relativos às questões ambientais para seus funcionários e a comunidade.
9 – Documentação do Sistema de Gestão Ambiental: A empresa precisa ter um Manual do Sistema de Gerenciamento Ambiental que contenha as exigências ambientais da empresa.
10 – Controle de documentos: A empresa deve manter um sistema em que os todos os documentos sejam controlados e assinados pelos responsáveis, com acesso fácil aos interessados, atualizados, identificados, legíveis e armazenados adequadamente.
11 – Controle operacional: A empresa precisa fazer inspeções e o controle dos aspectos ambientais, procedimentos para a manutenção e calibração dos equipamentos que fazem esses controles.
12 – Situações de emergência: A empresa deve ter procedimentos para prevenir, investigar e responder a situações de emergência, planos e funcionários treinados para atuar em situações de emergência.
13 – Monitoramento e avaliação: A empresa deve ter um programa para medir o desempenho ambiental através da inspeção das características de controle ambiental e calibração dos instrumentos de medição para que atendam aos objetivos e metas estabelecidos.
14 – Não conformidade, ações corretivas e ações preventivas: A empresa deve definir responsáveis com autoridade para investigar as causas das não-conformidades ambientais e tomar as devidas ações corretivas e preventivas.
15 – Registros: A empresa precisa arquivar todos os resultados de auditorias, análises críticas relativas as questões ambientais. Para mostrar e provar, que a empresa possui um Sistema conforme o que é exigido pela norma.
16 – Auditoria do Sistema da Gestão Ambiental: A precisa ter um programa de auditoria ambiental periódica, cujos resultados devem ser documentados e apresentados à alta administração da empresa.
17 – Análise crítica do Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Baseado nos resultados da auditoria do SGA, a empresa deve fazer uma análise crítica do Sistema de Gestão Ambiental e as devidas alterações, para que atenda as exigências do mercado, clientes, fornecedores e aspectos legais, na busca da melhoria contínua.
 “As normas se multiplicam. Se fazem necessárias e indispensáveis. O mundo precisa que cada um se conscientize da sua responsabilidade individual, social, ética, moral e espiritual. Se cada um não fizer, todos colherão o infortúnio nefasto. (EM).”




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