quinta-feira, 5 de novembro de 2015

EMPREENDEDORES

EMPREENDEDORES
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Os empreendedores são poderosos agentes de transformação econômica, e geradores de crescimento sustentável.
Para atingir um estágio de empreendedor de sucesso é necessário aprender a escutar, não ser obstinado diante das mudanças, ser flexivelmente persistente, criativo, inovador, adotar um modelo seguro, não achar que o  sucesso é simplesmente automático, ter atitude, agir e direcionar as suas estratégias baseadas em casos comprovados em outras situações e áreas geográficas.
É preciso analisar a dinâmica do mercado, em cada ramo de atividade econômica, o grau de sintonia com a demanda. A defasagem tecnológica, as novas expectativas do consumo, prospectar o potencial de necessidades do mercado ainda não contempladas com produtos ou serviços provedores. Incluindo a análise de operar com franquias.
O crescimento dos empreendimentos é algo que envolve complexidade e impõe investimentos, tecnologia, gestão competente e muita visão.
Se um empreendedor pretende atingir o sucesso, deve ser, rigorosamente, organizado. Separando os recursos pessoais, dos recursos do empreendimento. Mantendo controle permanente e confiável das receitas, dos custos, das despesas fixas mensais, da margem de lucratividade, constituindo um fundo para capital de giro e controle de estoques principalmente. Definindo metas claras e factíveis e pré-estabelecendo o tamanho a que se pretende expandir o empreendimento e ampliar a gama de produtos ou serviços.
No cenário de um mercado competitivo, diversificado e pródigo em alternativas; deve merecer especial atenção a prospecção de clientes e a sua possível fidelização, dentro da tônica de criar necessidades, mostrando as vantagens dos produtos e serviços em oferta pelo empreendimento.
Incorporar ao processo gerencial, diretrizes e posturas inteligentes para tomada de decisões, avaliação do sucesso, aprendizagem com o que falhou, banco de dados institucionais atualizado e completo para implementar a adoção de medidas e mudanças estratégicas. Geração do espírito de equipe, com a criação de decisões colegiadas, construindo um conhecimento institucional, onde todos se sintam, naturalmente, co-responsáveis pelo sucesso da organização.
Um empreendedorismo de alto impacto, visando encontrar oportunidades em mercados não tradicionais. Com produtos e serviços ecologicamente corretos e gerando ocupação, emprego e renda.
“A diferença entre o pacto e o impacto está, basicamente, na reciprocidade intencional, (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário