quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ANTI PESSIMISMO

ANTI PESSIMISMO
Quando a mente é invadida por um quadro de negativismo é necessário prover uma postura de saída desta situação; contrapondo energia positiva, implementada através de atitudes tais como:
>Rapidez e agilidade para reverter o quadro, tornando-o um cenário de vitória sobre o pessimismo.
>Encarando seriamente o problema, admitindo-o, mas, adotando medidas inteligentes, eficazes e factíveis para desintegrá-lo, definitivamente.
>Consistência e extrema persistência, uma ação após a outra, na direção adequada da resolutiva solução do impasse negativista; para cada ataque negativo uma defesa estratégica de entusiasmo e desmonte impactual.
>Cultivar e regar a confiança na sinergia; o problema será superado,  porque as forças e energias do otimismo são superiores às do derrotismo.
>Atitude positiva perante à mudança, com a definição clara e convicta de metas, que direcionem onde e como se quer chegar ao estágio do otimismo, com a fluência do seu fator entusiamante.
>Posicionar-se, fazer e falar aquilo que realmente se acredita; colocando o paradigma do otimismo como diapasão de comportamento e procedimento, permanentemente, cravando no caminho a marca impulsora da qualidade e do sucesso.
>Evitar desculpas e justificativas para não agir, ousar e ser proativo ao se deparar com a nebulosidade da eventual impossibilidade.
>Ter a coragem de tomar decisões no momento oportuno. Toda a investida tem riscos; nestas circunstâncias aplicar a trilogia de raciocínio: custo-risco-benefício.
>Recuar quando a única solução é dar passos atrás, para encontrar uma solução adequada e resolutiva para o impasse.
>Ter valores no campo da prática e da vivência nas ações cotidianas que se traduzem em atitudes e despertam sentimentos de respeito e de responsabilidade. Com coerência entre o ato e a teoria, sabendo fundamentar aquilo que se faz. Com o otimismo que é da natureza do tempo e a esperança é da natureza da eternidade. Esperança significa confiar, acreditar ser possível.
>Procurar ter em mente, que  o oposto do pessimismo negativista é o otimismo positivista e que o positivo é sempre muitas vezes superior e sempre benéfico, traz contentamento, felicidade, tranqüilidade e realização pessoal.

“Tudo o que existe reside no campo das possibilidades, senão não existiria, pela própria lógica da reciprocidade. (EM).”






Nenhum comentário:

Postar um comentário