sexta-feira, 2 de maio de 2014

DOR

DOR
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Dor é uma sensação desagradável, associada a um processo destrutivo dos tecidos, manifestada através de reações orgânicas e/ou emocionais, causando desconforto.
Dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade. Do desconforto leve à agonia, podendo resultar da estimulação do nervo em decorrência de lesão, doença ou distúrbio emocional.
É uma experiência complexa que envolve o estímulo de algo nocivo e as respostas fisiológicas e emocionais a um evento.
A dor é uma resposta de impulsos dos nervos periféricos, ativados por estímulos locais. Uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão.
Categorias: Dor nociceptiva e  dor neuropática.

A dor nociceptiva com estímulos: de Variações mecânicas ou térmicas que ativam diretamente as terminações nervosas ou receptores. Fatores químicos libertados na área da terminação nervosa. Fatores libertados pelas células inflamatórias.

Vias Nervosas Periféricas da Dor: A via rápida ou do trato neoespinotalâmico.

A via lenta ou do trato paleoespinotalâmico.
Ao sofrer um golpe, a sensação de dor imediata é a rápida, esta dor dura apenas um tempo  limitado. À medida que o tecido morre e extravasa o conteúdo celular com diversas substâncias, e chegam à região danificada as células inflamatórias, a dor que permanece é a dor lenta.

Vias Nervosas centrais

As sensações corporais, táteis, térmicas e dolorosas convergem para o tálamo, que funciona como  rede de interpretação sensitiva, alguns de seus núcleos emitem projeções ao córtex cerebral, a partir do qual é possível a consciência da sensação dolorosa. A dor mais significativa é aquela que é produzida pela via lenta. A via rápida produz  sensações de dor localizada e de duração  curta. A dor crônica tem origem quando os impulsos recebidos pela via lenta são integrados na Formação Reticular do tronco cerebral e no Tálamo.

Sistemas Analgésicos:

A intensidade com que as  pessoas diferentes sentem e reagem a situações semelhantes causadoras de dor é  variada. Por causa da facilidade diferente nos indivíduos na ativação das vias analgésicas naturais.

Subjectividade da Dor:

A dor é sempre subjetiva. Isto acontece por motivos psicológicos. Embora a dor apresenta uma causa física imediata. A dor é um fenômeno ‘biopsicossocial’ que resulta de uma combinação de fatores biológicos, psicológicos, comportamentais, sociais e culturais.
Tipos de Dor:
O corpo humano suporta até 45 dels (unidade de medida da dor), ou no maximo 48 dels, Limiar de tolerância que é o ponto em que o estímulo alcança tal intensidade que não mais pode ser aceitavelmente tolerado. A esistência à dor, que é seria a diferença entre os dois liminares. No parto a mulher sente uma dor de 57 dels, equivalente à fratura 20 ossos num mesmo instante.
A dor pode ser:  aguda, que têm duração limitada e causas  conhecidas. Crônica, que dura mais de três meses e têm causa desconhecida ou mal definida. Localizada quando se restringe a uma região específica do corpo. Difusa espalhada. Cutânea, localizada e de curta duração. Somática tem origem nos ligamentos, ossos, tendões, vasos sanguíneos e nervos. Visceral se origina dentro dos órgãos e cavidades internas do corpo.

Significado Evolutivo: A dor é uma qualidade sensorial fundamental que alerta para a ocorrência de lesões teciduais, permitindo que mecanismos de defesa ou fuga sejam adotados. É um efeito extremamente necessário. É o sinal de alarme de que algum dano ou lesão está ocorrendo.

Avaliação da Dor:

A dor deve ser quantificada para o seu tratamento, através de  instrumentos de avaliação: Escala Visual Analógica (EVA) varia de 1 a 10; Escala Numérica; Escala Qualitativa e Escala de Faces.
Patologia: Patos, em grego, significa sofrimento. Patologia, estudo das mudanças estruturais do corpo causadas por doenças.
O cérebro não é capaz de sentir dor. Os Analgésicos, medicamentos para aliviar ou parar a dor bloqueiam os sinais de dor antes deles chegarem ao sistema nervoso central.

“O relativismo é que garante a sobrevivência, o funcionamento e a continuidade de tudo. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário