domingo, 27 de abril de 2014

O ALUMÍNIO

O ALUMÍNIO

O alumínio é um metal leve, pouco mais pesado do que o magnésio, e foi descoberto em 1809. Por ser versátil é utilizado em ligas metálicas. É o mais usado depois do aço, para muitas utilidades no processo de preparo e acondicionamento de alimentos. Como panelas, embalagens de iogurte, sucos e outros.
No tocante ao papel alumínio, o seu uso correto é colocar a parte brilhante virada para dentro, em contato direto com o alimento, deixando a outra pelo lado externo. O lado mais brilhante recebe um polimento para criar uma barreira ao contato direto do alumínio com o alimento.
O alumínio por ser altamente tóxico ocasiona complicações gerais no funcionamento do organismo humano, especialmente o Mal de Alzheimer,  fomentando a sua aparição precoce.
Na embalagem dos alimentos usar o papel alumínio com o lado brilhante voltado para o alimento, evitando dar mais de uma volta sobre este, pois na segunda volta em diante os líquidos que gravitarem entre as camadas serão poluídos com o alumínio e o atingirão. Fazendo a finalização da embalagem ficar situada na parte superior.
As panelas de alumínio ou canecas submetidas à fervura, contendo no seu interior água e cascas de ovo ficam impermeabilizadas.
O alumínio ocasiona no organismo humano: queda de cabelo, dormências ou formigamentos quando se fica na mesma posição, mal de Alzheimer, a osteoporose,
bursite, tártaro  nos dentes, bico de papagaio, cálculos renais, pressão alta, isquemias cardíacas, cerebrais  e genitais,
doenças da infância,  anemia microcítica hipocrômica, alterações ósseas  e renais,  anorexia e  psicoses.
As latas de refrigerantes e cervejas, contém   alumínio e  mais 12 outros metais altamente perigosos para a saúde, como o manganês, o cádmio,  o chumbo. Preferir as embalagens em garrafas.
A lógica, diante deste quadro, é buscar alternativas possíveis, com panelas e  outros utensílios de metais com ausência de alumínio.
“Quando estivermos cercados de todos os perigos, precisamos não temer nenhum. Quando estiver sem recurso, precisamos contar com todos. (EM).”










Nenhum comentário:

Postar um comentário