sábado, 9 de junho de 2012

AGREGAÇÃO DE VALOR


AGREGAÇÃO DE VALOR
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

VALOR AGREGADO: É o aumento  de valor no sistema produtivo, dentro das empresas, que representa o  total do produto nacional, formando o total da renda nacional. A adição de um valor aos produtos se dá quando há remuneração de fatores de produção.  O valor agregado de cada produto é igual a remuneração dos fatores de produção, utilizados para sua obtenção.
O valor agregado de uma unidade produtiva é igual às remunerações de todos os fatores de produção, pagos por essa empresa.
O valor agregado de um país é a soma de todas as remunerações dos fatores de produção, pagos às famílias por todas as empresas. O produto nacional é a soma de todos os valores agregados de todas as unidades produtivas. A renda nacional é composta pela soma de todas as remunerações dos fatores de produção, recebidas pelas famílias.
    AGREGAR VALOR: é um atributo que se busca na percepção do cliente tendo  o Capital Intelectual como o responsável por este atributo intangível sobre o preço do produto para venda. O valor percebido ocorre no ato da aquisição do bem através da disponibilização segundo interesses do cliente, na forma de atendimento, nas facilidades ofertadas, no nível de relacionamento, nos serviços pós-venda: garantia,  assistência e outros; um conjunto de atitudes e ações que somente o Capital Intelectual promove. O valor agregado é a percepção que o  consumidor tem de um produto ou serviço, que atenda o seu conjunto de necessidades considerando o benefício versos o preço em comparação com um bem disponível na concorrência, É atributo de qualidade não tangível somado, adicionado,  agregado a um produto ou serviço, um diferencial que na percepção do cliente justifica a sua escolha entre demais produtos ou serviços substitutos ofertados no mercado. Valor agregado é uma noção que permite medir o valor criado por um agente econômico. É o valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo.
VALOR ADICIONADO: Em uma empresa                   é a contribuição adicional de um recurso, atividade ou processo para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço.
      Em termos macroeconômicos, é o valor dos bens produzidos por uma economia, depois de deduzidos os custos dos insumos adquiridos de terceiros: matérias-primas, serviços, bens intermediários, utilizados na produção.
A solução dos problemas e o caminho para o sucesso das pequenas empresas, é agregar valor aos produtos e serviços oferecidos ao cliente. Para agregar valor, são necessários investimentos, inovação, colocar as idéias em prática, com objetivos claros e fáceis de mensurar, não é fazer o que todos já fazem, Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características, do produto ou serviço, relevantes para a escolha do consumidor. Conhecer profundamente o cliente, suas vontades, seus hábitos e seus valores as suas necessidades básicas: rapidez e conveniência, interagir continuamente com os seus clientes, identificando suas verdadeiras carências e anseios; sabendo o que cliente quer e valoriza o conhecimento ou a tecnologia adequada para inovar, ganhos de qualidade que os clientes entendam facilmente, que aconteçam de imediato. O que define a importância é o quanto agrega-se  de valor ao que já existe, simplificando o seu entendimento e a utilização de algo bom e que traga benefícios aos adquirentes. É ter um olho no cliente e outro na inovação. O foco é a satisfação do cliente.
Um profissional agrega valor quando:
Faz o que precisa ser feito; Quando tem iniciativa e capacidade para agir por si mesmo, sem esperar por instruções ou ordens  superiores; Quem é pró-ativo com a capacidade de antecipar-se aos fatos, através de ações preventivas; Quem gera mais resultados do que custos.SetTextSizeSetPageWidth
A empresa que identifica o desejo mais subliminar de seus consumidores vende o que produz ao invés de produzir o que se vende.
    
 O Capital Intelectual, marca por ‘agregar valor’. O cliente é o objetivo perene da organização privada, posto que lhe confere a sustentabilidade. O valor que realmente importa é o valor na percepção do cliente, para o consumidor, a percepção é a verdade. A percepção é o que ele conhece, e o que ele conhece é tudo o que ele precisa conhecer; daí que a pagar um preço padronizado ele irá preferir um bem que tenha maior valor agregado. Os processos que agregam valor são os que diferenciam os produtos e serviços da organização ante seus concorrentes na percepção do cliente, valores que fornecem a excelência ao que é disponibilizado pela empresa no atendimento do cliente e que influenciam sua percepção de valor.

 Agregar valor a tudo àquilo que se faz, é o grande segredo do sucesso. Acrescentar valor, sistematicamente, ao que fazemos. As  pessoas que são bem sucedidas, vencedoras, agregam valor às coisas que fazem. É preciso descobrir o que está oculto para os outros, mas que pode ficar muito claro para nós, quando se organiza e acrescenta algum valor as pessoas percebem a diferença.  É importante que seja sempre e em tudo, com muita determinação. Os resultados virão na mesma proporção. À medida que agregamos valor àquilo que fazemos, nos diferenciamos das pessoas comuns, que estão sempre com o foco na crise, pensando nos problemas e nas dificuldades. Nós criamos, em nós, uma capacidade enorme de influenciar. O conceito de agregação de valor é bastante simples, mas implementá-lo na prática costuma ser mais complexo.
Para agregar valor  precisa:

Aumentar

o                   Receitas
o                   Lucros
o                   Crescimento
o                   Mercado
o                   Participação
o                   Retenção
o                   Retorno sobre Investimento
o                   Retorno sobre Ativo
o                   Eficiência
o                   Fluxo de Caixa
o                   Visibilidade

Reduzir

o                   Custo
o                   Tempo
o                   Esforço
o                   Reclamações
o                   Risco
o                   Conflito
o                   Papelada

Melhorar

o                   Produtividade
o                   Processos
o                   Serviço
o                   Informação
o                   Moral
o                   Imagem
o                   Reputação
o                   Habilidades
o                   Qualidade
o                   Lealdade

Criar

o                   Estratégias
o                   Sistemas
o                   Processos
o                   Negócios
o                   Produtos
o                   Serviços
o                   Marcas
Valor de marca é a resposta emocional dos consumidores ao que estão levando para casa. A marca tem um papel fundamental no processo de decisão de compra. Mais do que diferenciar produtos entre fabricantes, as marcas representam um conjunto de significados que serão conectados pelo consumidor, gerando um enredo que faça sentido para ele e formando a sua história com a marca. O valor está relacionado aos benefícios que a marca pode trazer, não só para a empresa, mas também para o consumidor. As cinco variáveis definem o valor de marca: A Lealdade – com base na proximidade e a identificação do consumidor com a marca. Em alto nível, gera comprometimento com o produto ou serviço oferecido. A capacidade do consumidor de relacionar o produto com a categoria a qual ele pertence caracteriza a Consciência ou Conhecimento de Marca. Quanto mais conhecida, mais valor ela terá. 
A Qualidade Percebida, que tem a ver com os sentimentos intangíveis do consumidor, como confiança e identificação. Os Ativos relacionados à marca são as patentes, marcas registradas e relacionamentos exclusivos com canais de distribuição. Conhecer bem o cliente é a melhor estratégia para gerar valor a marca. As empresas precisam focar não no que elas vendem, mas no que os consumidores compram.


“Isso e isto também passarão. (EM).”


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário