segunda-feira, 18 de junho de 2012

NÃO IMPORTA O QUE FAÇAS, SEMPRE SERÁS CRITICADO


NÃO IMPORTA O QUE FAÇAS, SEMPRE SERÁS CRITICADO!
Repassado por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Saber lidar com as críticas é uma habilidade fundamental para sua carreira, principalmente para quem almeja cargos de liderança

Existem pessoas que nada fazem e não gostam de quem faz, pois essas ações sempre encomodarão aos inoperantes.
Existe um aprendizado importante por trás de cada crítica que lhe fizerem: na sua trajetória profissional, não importa o que você faça, sempre será criticado.
Saber lidar com as críticas é uma habilidade fundamental para sua carreira, principalmente para quem almeja um cargo de liderança.
Elas vêm de todos os lados:
·                    Quando não alcança o resultado financeiro, o acionista é duro com você.
·                    Quando alcança, o chefe diz que você se esqueceu das pessoas.
·                    Se cuida das pessoas, os diretores reclamam que você é muito bonzinho.
·                    Se apresenta sua opinião de forma assertiva, dizem que você é ríspido.
·                    Se aceita a opinião dos outros, que não se impõe.
·                    E, quando mostra os resultados esperados, perguntam se os fins justificam os meios!
Não importa o que você faça, sempre será criticado!
Acostume-se a isso.
Um fator importante para lidar com as críticas é ter consciência de qual é o propósito de sua ação ou fala.
 E, toda vez que entramos em uma conversa subjetiva, estamos diante de uma discussão, não de um debate.

A diferença é que o debate é pautado por fatos, análises, por números e evidências do tema do diálogo. Já a discussão é recheada de emoções e subjetividade.
As críticas vindas de seu gerente são as com que você deve tomar mais cuidado. São as responsáveis por grandes frustrações.
Infelizmente, alguns gestores têm a crença de que, se criticarem sua equipe ou um membro dela, estão contribuindo para seu desenvolvimento.
Enganam-se.
A crítica de um chefe causa mais destruição na energia e na autoconfiança do profissional do que se imagina.
O líder deve ter consciência de que seu principal papel é formar outros líderes.
Nesse sentido, quando acontece algo que não deveria ocorrer, ele deve dar um feedback, que é uma competência pautada em propósitos da empresa, da tarefa ou do departamento, e não em opiniões, rótulos e emoções destrutivas.

Se um líder não sabe a diferença entre um feedback e uma crítica, não deveria estar nessa posição. Lembre-se de que, em geral, quem critica não tem compromisso com o resultado e não será cobrado por ele. Você, sim.
Portanto, ao fazer ou dizer algo, pense antes no seguinte: qual é o seu propósito?  
Essa deve ser sua linha para escolher as ações. Evite querer estar certo ou errado diante de algum tema.
Ambas as afirmações são subjetivas, sujeitas a interpretações e normalmente carregadas de emoções. Lamentavelmente, muitas atrocidades são cometidas por pessoas que querem estar certas, mas na verdade estão emocionalmente descontroladas.
Por tudo isso, conhecer o propósito da empresa e do departamento em que você trabalha, para ver se estão alinhados ao seu objetivo de carreira – e mesmo de vida –, é uma análise que deve ser permanente em sua trajetória profissional. 
É muito difícil desenvolver sua profissão, se a todo instante você se vê forçado a fazer coisas com as quais não concorda, ou cujo propósito único é obter resultados financeiros.
Você terá maior capacidade de lidar com as críticas quanto maior for a consciência do seu propósito.
Mas as críticas estarão sempre presentes, não importa quais sejam suas ações.

Vamos em frente!
Por Sílvio Celestino, www.administradores.com.br
A felicidade é proporcional ao nosso modo de viver. Portanto torna-te aquilo que és.(EM).”


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