quarta-feira, 20 de junho de 2012

APRENDIZADO NO TRABALHO

APRENDIZADO NO TRABALHO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

A prática é uma poderosa forma de desenvolvimento pessoal. Para aprender no trabalho, com os colegas profissionais é preciso ter humildade e perguntar sobre como fazer aquilo que não sabemos e sobre o que se tem alguma dúvida.
A prática é a maior fonte de conhecimento a que um profissional pode ter acesso. Porque aprendemos de duas maneiras: na escola formal ou no ambiente de trabalho profissional, que representa até noventa por cento das competências e aprendizado de um indivíduo.
É importante anotar as dúvidas e depois perguntar aos colegas de trabalho, obtendo as respostas para cada desconhecimento pessoal.
Para o adulto que tem conhecimento,  sabedoria e opinião acumulados, o intercâmbio entre profissionais, funciona para incremento de seu aprendizado; porque sendo crítico, avalia se o novo conhecimento lhe é benéfico para a sua existência e isto o faz executar o tempo todo uma triagem quase inconsciente, se isto é prático ou não e acabam aprendendo rapidamente.
Os profissionais que fazem perguntas e também respondem as que lhe são solicitadas, ouvem e observam, trabalham em equipe, trocam experiências, entendem como os outros analisam as situações, assumem tarefas desafiadoras e se engajam com profissionais de outras áreas tendem a aprender mais.
O trabalho é o principal ambiente de aprendizado. No trabalho as pessoas usam apenas a metade do que aprendem na Universidade. Por causa da velocidade das mudanças e o conhecimento desenvolvido na Universidade já está ultrapassado no final do curso, além do fato de ser insuficiente para resolver os problemas que na prática acontecem no trabalho, onde os problemas são mais complexos e exigem conhecimento e experiências múltiplos, capacidade para reuni-los e aplicá-los e são melhormente aprendidos na prática.
A responsabilidade de buscar o aprendizado é do profissional, pois a atitude de quem quer aprender é diferente de quem quer ser ensinado. Ser curioso é uma competência a ser praticada.
Deve-se aprender com os erros e o fracasso, como  maneiras importantes de consolidar novo conhecimento. No caso e erro procurar entender o motivo da falha, minimizar as suas conseqüências, assumir a responsabilidade e oferecer a solução para o problema.
O profissional deve assumir novos desafios, dar conta da sua tarefa, cumprir os seus compromissos, mostrar interesse, não hesitar em perguntar, mirar os mais experientes, tentar igualar-se a eles, construir relacionamentos, criar empatia e mostrar-se pronto.
Concluindo: a prática constrói a experiência, que constrói a habilidade e a capacidade para fazer com eficácia.
“A lógica é simplificar e entender que o academicismo  não pode ignorar a real  contribuição da experiência. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário