quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CONTEÚDO CIENTÍFICO

CONTEÚDO CIENTÍFICO
Por Ernídio Migliorini

O sujeito cognocente, por inerência e por via das circunstâncias, ao ingressar no ambiente escolar; já trás conhecimento, principalmente empírico ou vulgar. A superfície da realidade lhe é acessível, falta-lhe apenas a sua transparência.
Na escola, pela sua formalidade e sistematização, fará a resignificação do conhecimento adquirido anteriormente pelo educando, dando-lhe um cunho científico, com a abordagem de conteúdos que expõem a causa de  cada fenômeno ou efeito.
Os conteúdos científicos devem ser abordados desde as primeiras séries da escolarização e também na Educação Especial. È na mais tenra idade que o campo da aprendizagem tem mais  fertilidade. Não  subestime uma criança, a sua capacidade de aprendizagem é surpreendente...
Uma educação com ensino-aprendizagem como resultado esperado, precisa ter intencionalidade,  significação, problematização e contextualidade.
O educando precisa ter crenças, compreender o processo natural do pensamento científico sistêmico: convergente e divergente; dominar conteúdos e conceitos, segundo parâmetros mínimos indispensáveis e conceituar o que é ciência, a sua utilidade e aplicabilidade na sua realidade cotidiana, em termos de resolutividade dos seus problemas e dos problemas da coletividade. É capital propiciar para o educando a mediação da sua elaboração conceitual.
A abordagem dos  conteúdos científicos perante o educando, atingirá eficácia, quando o mediador conseguir que este sujeito cognocente estabeleça relações verdadeiras entre os conteúdos e a realidade, para um mesmo fato, local ou fenômeno; deixando claro que a teoria e a prática são indissociáveis, porque a prática contribui relevantemente para o estabelecimento da teoria.
Conteúdos científicos abordados com metodologia eficaz e domínio pelo mediador, além do livro texto; garantem a geração de criatividade, extrapolação, conclusões válidas e incremento na aprendizagem do educando. A abordagem deve ser enriquecida com a realização de experimentos, provocando fenômenos diretamente relacionados com a realidade cotidiana e explicando as suas causas.
O material didático-pedagógico, como recurso  implementador da prática pedagógica, deve ser manipulado: intencional, significativa, inteligente, criativa e estrategicamente para dar transparência e  assimilação da temática dos conteúdos científicos. Nunca deixando de considerar o conhecimento anteriormente apropriado pelo educando, para cada vez mais resignificá-lo.
Pressupõem-se no fazer pedagógico, uma postura metodológica com estruturação de idéias, escolha de conteúdo, expressão de pensamentos, problematização e resolução de problemas de forma sócio construtivista.
Os conteúdos científicos devem ser abordados sem preconceitos, como elenco curricular e com o pressuposto de que  seja ensinável. Lembrando que a mente  humana adapta-se ao padrão de estímulo a que se lhe submete; ipso fato, se adota-se a  busca da verdade e validade científica, por mais profunda e complexa que seja, isto se refletirá no paradigma de procedimento pessoal.
“O Aprendiz estará sempre atualizado. (EM)”

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