quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

AUTO-ESTIMA


AUTO-ESTIMA
Por Ernídio Migliorini

Cada individuo é igual somente a ele, é ele mesmo, é único.
A auto-estima é a percepção pelo individuo da sua competência pessoal e a convicção de que  tem valor e respeito por si mesmo; resultando-lhe harmonia consigo mesmo e com os outros, com o cósmico e com Deus, para uma vida plena.
A auto-estima tem que ser construída, com estímulos, reconhecimento e consciência pelo indivíduo a respeito da sua capacidade. Com isto gerando o domínio dos seus problemas, criatividade, relações positivas, visão de possibilidades, aproveitamento da energia mais profunda do ser; anulação da idéia de competição e comparação, paz e harmonia consigo mesmo, enfrentamento positivo  e otimista de desafios e reconhecimento sereno e tranqüilo das suas  limitações pessoais.
A auto-estima conscientiza o indivíduo da realidade e necessidade de evolução, busca da perfeição, do seu próprio conhecimento, da sua reciclagem postural, procedimental, ideológica, filosófica; do intercâmbio pessoal, do estabelecimento de objetivos claros e diferenciados, informações úteis, responsabilidades,  fatos,  interpretações, emoções, de vivenciar o presente e adoção de valores racionais.
A auto-estima começa e deve ser construída no individuo, ainda no útero; comunicando-lhe que é bem vindo, amado, completo, importante, digno da vida e da existência.
Após o seu nascimento ratificar  estas considerações; ensinando-lhe que existem regras e limites necessários para boa convivência; sem desvalorização, humilhação, violência; tudo com amabilidade, bom trato e amor. Ensinando-lhe que todos os seus atos e atitudes tem conseqüências e exigem reflexão e ponderação prévias. Que pode apreender, discordar, pedir ajuda, que precisa respeitar, amar, ser independente e exemplo comportamental silencioso.
O jovem deve ser informado sobre os seus direitos à existência, à ação, ao sucesso, ao pensar, sentir, defender-se, manifestar a sua espiritualidade, à saúde,  educação, segurança.
Nós nos tornamos o que pensamos e repetimos o queremos ser; porque o hábito constrói a crença; e toda a palavra é uma sentença. Deve-se viver intensamente o presente, sentenciando o sucesso, êxito, vitórias,  vida plena que ser quer alcançar. Com auto-estima consolidada nas virtudes, decisões positivas, felicidade e realização pessoal.
Auto-estima é motivação, ânimo, coragem, ousadia, entusiasmo, atitude, ação e realização pessoal.
“O caminho de ida, tende a ser o mesmo da volta; portanto cuidado com o que semeamos na ida...(EM)”




Nenhum comentário:

Postar um comentário