quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

COGNIÇÃO


COGNIÇÃO
Por Ernídio Migliorini

A educação cognitiva pressupõe um  educando como ser apreendente, dotado de capacidades de refletir, raciocinar, ser diferenciado e flexível; desenvolvendo ao máximo os seu potencial e aptidões cognitivas; sabendo utilizar estratégias adequadas para resolver a sua problemática existencial demandaria.
Com uma dialógica intencional mediatizada entre experientes e inexperientes. Com várias abordagens e probabilidades resolutivas sobre o mesmo problema. Discutindo dúvidas e potenciadores de desenvolvimento cognitivo.
A aprendizagem maximiza  o processo de captação, integração, elaboração e expressão de informações válidas e verdadeiras; em uma intervenção psicopedagógica de cognição emocional para: apreender, pensar, refletir, transferir, estudar, memorizar  e reproduzir conhecimento e  modificabilidade cognitiva. O diagnóstico psicopedagógico deve preceder à intervenção cognitiva.
É uma educação cooperativo-interativa que coloca o conhecimento a serviço da solução competente de problemas; com o treinamento de habilidades e aptidões de captação , integração, planificação de informações concepcionadas na dinâmica do potencial de aprendizagem.
A apreensão de conhecimento exige atenção para a captação do máximo de informações e utilização de estratégias eficazes e factíveis; proposição e perseguição de objetivos persistentemente; procurando problematizar e resolver problemas. Os objetivos são pensados-memorizados-perseguidos-monitorizados e materializados.
A resolução exitosa de problemas envolve: vocabulário, interpretação de sentenças e textos, criação de hipóteses verdadeiras de resolução e aquisição de habilidades e competências resolutivas.
A cognição é uma complexidade altamente organizada de ações, interações e retroações, que gera consciência-idéia-linguagem. Que compreende: atenção-percepção-emoção-memória-motivação-integração-monitorização central-processamento-planificação-resolução e informação. O cérebro  sente, integra, pensa, comunica e age, processando informações significativas e intencionalizadas.
A capacidade de pensar e raciocinar só desenvolvem-se com treinamento sistemático-intencional e significativo; com mediação continua em todo o processo educativo formal. O ser cognocente é produto da sua interação social. A educação do futuro enfatizará a capacitação para lidar com situações novas e inéditas céleres.
Lembrando que, a inteligência, embora potencial, é apreendida e tem influência genética, global ou específica e se compõe de atitudes intelectuais de modesta modificabilidade sendo avaliada pelo seu produto final.
“A educação sem intencionalidade, significação e consciência de transformação resolutiva, foi aprendida; jamais será apreendida. (EM)”
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