quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

LEIS


LEIS
Por Ernídio Migliorini

O termo Lei, do grego: nómos, do latim: Lex, do inglês law, é uma relação constante e necessária entre  fenômenos; na condição de princípio, regra, norma; como uma obrigação imposta pela consciência ou uma norma de direito imposta obrigatoriamente, pela força coercitiva do Estado; dentre as suas diversas aplicações, nuances ocasionais e enfoques de abordagem.
Leis Naturais Fixas: Abrangem o sistema naturocósmico, manifestado em: dia e noite, estações do ano, fases da lua, chuva/estiagem, movimento dos astros nas suas órbitas, sistemas galácticos, gravidade, pressão atmosférica e similares ou afins.
Lei Jurídica: É uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.
Lei da Causa e Efeito: Todo o fenômeno ou evento tem necessariamente, uma origem ou causa; investigável pela ciência e uma conseqüência ou efeito.
Lei da Oferta e da Procura: Proposita  e corporifica o equilíbrio do mercado, como uma forma de auto-regulação natural e espontânea e fundamenta a ciência econômica.   A escassez de oferta de determinado bem, tendo em vista a sua utilidade em debelar necessidades e ficar aquém da demanda, acaba determinando a sua valorização e aumento de preço.
Ocorrendo a oferta satisfatória de determinado bem, segundo à sua utilidade e demanda, pela lei da oferta e da procura, o seu preço tende baixar, para torná-lo mais requisitado e competitivo.
Lei da Ação e Reação: Para todo o ato, atitude e ação praticados desencadeia uma sensibilização da parte passiva do impacto e respeitadas as variáveis e condicionantes, determina a ativação dos seus mecanismos de percepção e uma resposta proporcional, em relação ao sujeito ativo.
Lei da Contrapartida: Consiste no quinhão que cada parte de um intento comum deve compor, colocar ou contribuir, para que se concretize uma intenção; sem cuja condição não poderá efetivar-se.
Lei da Compensação: De conotação cósmica e verdadeira, do retorno implacável de conseqüências mediatas ou imediatas.   Toda a energia consumida deverá ser reposta na mesma medida. Certamente, aquilo que o homem semear: colherá.
Lei do Preço: Tudo o que incorporamos no nosso acervo benéfico existencial tem um ônus, um preço. Nada advirá sem que antes paguemos o preço, absolutamente tudo.
“O Know How implica no movimento completado, eficazmente, do saber para o fazer. (EM)”



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário