quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NATUREZA E COSMO


COSMO E NATUREZA
Por  Ernídio Migliorini

Toda a espécie de ser,  precisa estar em harmonia com Deus, consigo mesmo, com o próximo, com a natureza e com o cosmo.
Natureza e Cosmo são dois conceitos, que a rigor, se fundem num mesmo sistema.
NATUREZA: Termo originário do verbo nascer, aquilo que nasce. É tudo aquilo que tem como característica fundamental, o fato de ser natural, envolvendo todo o ambiente.
No princípio, independente da ação do reino animal,, conforme está no Gênesis 2:8-15 “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus, fez brotar da terra toda  árvore agradável à vista e boa para comida e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal...”
A natureza corresponde ao mundo natural e por extensão ao Universo como totalidade; os seus fenômenos, onde a vida  e a existência se manifestam; independentemente das atividades do reino animal. Compreende: o solo, a vegetação, o clima, os acidentes geográficos, os mananciais e todo o processo ambiental.
A ingerência do reino animal na natureza, se circunscreve ao uso utilitário dos seus recursos, sem a quebra das suas leis fixas e do  seu equilíbrio e preservação ecológica.
COSMO: Termo grego que significa: lei, ordem. É o Universo
No seu conjunto, com as suas leis fixas, estrutura estática e dinâmica orgânicas; seus fenômenos, espaço, tempo, categorias, características e funções. Uma estrutura Universal de microcosmos e macrocosmos ordenados, desde as estrelas até as partículas subatômicas; os seus elementos fundamentais: ar, água, solo e fogo, a fisiologia e a natureza; com influências, relações e conseqüências.
Por mais que se indague ou investigue sobre a complexidade do Cosmo; jamais se conseguirá desvendá-lo in totum,, porque os seus aspectos fisiográficos, energéticos, magnéticos e equilíbricos, fogem à lógica da criatura.
É uma tarefa difícil satisfazer às exigências cósmicas, nas atuais condições; pois como imperfeitos no deparamos com os seus padrões perfeitos, conexos, articulados, tempestivos, movimentos e espaços adequados e sincronizados; sem justa ou sobreposição.
Resta-nos perseguir a conquista do perfeito, para encontrar a harmonia que desejamos, quiçá um dia estaremos em perfeita sintonia cósmica.
“Na dúvida,diante de várias alternativas; fique com a sua intuição. (EM) “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário