quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

APRENDIZAGEM


APRENDIZAGEM
Por Ernídio Migliorini
Objetivos de Aprendizagem:
São afirmações que espera-se que um estudante saiba, compreenda e seja capaz de fazer, no final de um determinado período de ensino, conduzido didático-pedagógico-intencional e significativamente; aprendendo a apreender: competências cognitivas, funcionais, interpessoais, cívicas, digitais, empreendedorismo, expressões culturais e similares.
Para construir, as condições pessoais no educando, que lhe implementem a sua caminhada existencial; digna, desfrutativa, motivada, significativa e prazerosa.
Rendimento Escolar:
É o desempenho do estudante, no decurso do ensino-aprendizagem; que se manifesta no seu domínio cognitivo, afetivo e psicomotor.
O domínio cognitivo se expressa na aprendizagem, com real  percepção, retenção e elaboração da multiplicidade de conteúdos abordados.
O domínio afetivo refere-se ao  trato dos sentimentos, emoções, aceitação ou rejeição, em situações de individualidade e sociabilidade.
O domínio psicomotor tem como foco central  o desencadeamento das habilidades musculares ou motoras.
Desenvolvimento Cognitivo:
É o tipo de desenvolvimento humano, que confere ao individuo a capacidade de receber, perceber, reter, compreender, interpretar, abstrair, elaborar, repetir e conduzir-se com crescente autonomia e acumulo de inteligência, na vida pessoal, social, cognitiva, espiritual e  produtiva. Aprender, saber, entender e fazer, com a capacidade potencial de criar soluções, ferramentas e instrumentos necessários para a solução de toda a problemática defrontada.
“ O conciso diz; o prolixo só fala. (EM) “

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