quarta-feira, 2 de março de 2011

A PROFUNDIDADE E ABRANGÊNCIA PREFIGURATIVA DO DILÚVIO



A PROFUNDIDADE E ABRANGÊNCIA PREFIGURATIVA DO DILÚVIO
Por Ernídio Migliorini
Preâmbulo figurativo:

<1>ENOQUE: Prefigura todos os que serão justificados e arrebatados para serem purificados no Milênio.
<2>NOÉ: Prefigura todos os que sairão da Babilônia, no Advento de Jesus; já estarão justificados no Juízo Investigativo e serão arrebatados às alturas.
<3>MOISÉS: Prefigura todos os que morreram em Cristo, serão justificados, no Juízo Investigativo e no Advento de Jesus, serão transformados e arrebatados às alturas.
<4>ELIAS: Prefigura todos os que estarão vivos, no Advento de Jesus, serão justificados, no Juízo Investigativo;  serão transformados e arrebatados às alturas.
<5>JESUS, O FILHO DO HOMEM,  O 2º ADÃO: Prefigura o 3º Adão, todos os que serão justificados, transformados à sua imagem e semelhança e serão elevados às alturas, no Milênio para serem purificados.

Dilúvio: Etimologia à Águas prolongadas  vindas de cima e debaixo, lançadas sobre o espaço terrestre, ao mesmo tempo.

O Dilúvio e a sua significação prefigurativa:
>Anúncio: Palavra  de Deus, através da Bíblia oferecendo a salvação para a vida eterna, através da ação vicária de Jesus, o Filho do Homem, único mediador eficaz. Dizendo sai dela povo Meu.
>120 anos antes do Dilúvio: 4.3=12. O tempo completo para que o espiritual e o material se harmonizem, formando 1/3 da humanidade que será salva; propiciando o segundo Advento de Jesus à Terra.
>Exortação a Noé: A construção do processo de santificação segundo a orientação divina, para habilitação à justificação.
>Arca: A Igreja militante que se prepara para ser a Igreja Triunfante e esposa de Jesus.
>Tábuas de cipreste: Cada membro da Igreja Militante, que não  é uma denominação, mas sim, uma qualidade determinada por Jesus: ter o seu testemunho e guardar os seus mandamentos.
>Calafetar por dentro e por fora: Santificar-se com o poder do Espírito Santo, abandonando, gradativamente, o mundanismo.
>Medidas: Segundo a orientação divina, especialmente através do Evangelho e os ensinamentos de Jesus; observando tudo o que foi revelado no Plano da Salvação, elaborado antes do mundo.
>Compartimentos: A separação necessária entre humanos, animais, o seis dias de trabalho, o sétimo dia o sábado, o sagrado, o profano.
>3 Pavimentos: Para entrar na Nova Terra, são necessárias três graduações cronológicas: santificação, justificação e purificação. 
>Porta lateral: A Porta da Graça, quando é oferecida justiça misturada com Misericórdia Divina, para quem quiser aproveitar o seu desfrute; enquanto durar a sua existência e Jesus ainda não praticar o seu segundo Advento.
>Abertura  em cima: Só Deus pode prover a Salvação e entrada na Nova Terra, para a Vida Eterna; entrando pela porta que é Jesus.
>Consumir tudo o que há fôlego: Destruição final dos ímpios para purificar a Terra do Mal, praticado através do pecado.
>Aliança: Promessas de herança e vida eterna.
>Pareamento: O casamento de Jesus com a Igreja e depois com a Noiva Nova Jerusalém, tendo com os salvados como filhos adotivos de Deus.
>Alimentos: a Palavra de Deus e o seu provimento salvífico.
>Entrar na arca: Todos os que tiverem mantido os seus nomes no Livro da Vida, após o Juízo Investigativo e forem justificados. Os salvados para vida eterna.
>8 Pessoas na arca: É igual a l/3 da humanidade que será salva; 2³à2.2.2=8, significa o primeiro casal; Adão e Eva; o segundo Casal Jesus e a Igreja Triunfante e o terceiro casal Jesus e a Noiva a Nova Jerusalém, que se potencializam até completar a plenitude do número de salváveis.
>4 Homens: Os arrebatados: Enoque, Moisés,  Elias e Jesus, que prefiguram todos os que serão salvados para viver a vida eterna na Nova Terra.
>4 Mulheres: Prefiguram: Eva, a Igreja Apostólica, a Igreja Militante, e a Igreja Triunfante
>Animais por espécie:  Os animais que estarão na Nova Terra já amansados por Deus.
>Daqui 7 dias farei  chover...:Intervalo  entre a conclusão do Juízo Investigativo  e a queda das sete  últimas pragas. Quando Jesus despe as vestes de Sumo Sacerdote e veste as de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores.
Noé 600 anos: 6+0+0= 6. As obras humanas são executadas em seis dias, depois é com Deus, o homem nada pode fazer.
>Águas da chuva: Purificação da Terra, física e moralmente.
>40 dias e noites: 4 todos os cantos, 10 cem por cento; 4.10=40:  Tempo completo simbólico, para purificar toda a Terra, segunda a medida e os desígnios de Deus.
>Arca vogava sobre as águas: Os justificados, purificados ficarão nas alturas,  enquanto que os condenados ficam mortos na terra, porque águas significam multidões.
>Cobertos todos os montes e mais 15 côvados: 1+5=6: número de homem. As águas, multidões, que envolveram os ímpios e os poderosos da Terra, destruirão a todos e ainda cobriram todas as obras e sabedoria humana, destruindo-as por completo
>Águas predominaram 150 dias: 1+5+0= 6. O Plano da Salvação é executado em seis dias de intervenções de Jesus. O seu nascimento, elevação ao céu, o seu segundo avento, o Juízo Judicativo no Milênio, o Juízo Executivo e as Bodas do Cordeiro na Nova Terra.
>Arca repousou sobre as montanhas de Ararate: A Igeja Militante, pelos seus membros, nas alturas, durante o Milênio, sendo purificada e auxiliando no Juízo Judicativo.
>Noé, após 40 dias,  soltou aves de sondagem: Até não se completar toda a obra necessária do Milênio, a Igreja Militante não sairá para se tornar a Igreja Triunfante.
>Noé, aos 601 anos de idade, recebeu ordem para saír da arca, com animais, povoem a Terra, construiu um altar, o Senhor aspirou um cheiro suave: 6+0+1= 7. No sétimo dia, um grande sábado, os salvados já justificados e purificados participarão das Bodas do Cordeiro, serão coroados com a Coroa da Vida, ganharão santidade  e vida eterna, na Nova Terra, junto com os animais e a natureza aperfeiçoada; comparecerão, na sua capital, a cada sábado, lua nova e festa  dos tabernáculos; oferecendo sacerdotalmente os seus corpos como sacrifício vivo e agradável a Deus.


FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA
Gênesis 6:11-22, capítulos 7 e 8; 9:1-19; 13:14-17;
Mateus 17:2,3 e 5; 4:4;  Romanos 514; 12:1,9-21; 1:19;
Ezequiel 34:25:
Tiago 4:4; 2:19:
Apocalipse 2:10; 8:1: 12:17; 18:4; 19:7-9; 20:4; 13:8,18;
Zacarias 14:16,19;
Gálatas 4:5-9;
Salmo 37:11:
Joel 3:2,9-17;
Daniel 7:9,10;
I Timóteo 2:3-6;
Hebreus 12:14;
Isaias 66:23; 58:14.










Nenhum comentário:

Postar um comentário