quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

SONHOS E PROJETOS

SONHOS E PROJETOS
A imaginação humana ultrapassa tudo o que já é conhecido sobre o funcionamento da mente. O pensamento é capaz de fazer prodígios.
Sonhar e projetar é dar asas à imaginação, saindo do limitado pelo possível e saltando para a amplitude do impossível. Partindo de real e ingressando no irreal, num processo que é vivenciável, mas, ainda incompreensível. O sonho do que se quer alcançar estimula à realidade. Mesmo sem uma definitiva compreensão, os sonhos existem e precisam existir para impulsionar soluções extraordinárias. A capacidade de sonhar é infinita. Os sonhadores voam até chegarem a uma meta, quando o sonho abandona o irreal e adentra no real. Os empreendimentos nascem dos sonhos. Os sonhos dão base aos pensamentos nos quais se apoiam os sábios, descobridores, os líderes. Cada um pode transformar os seus sonhos em realidade. É preciso pensar grande e fazer parte do sonho coletivo para o bem estar geral.
O detalhe é como retirar o sonho da mente e transformá-lo em realidade. O cenário do novo emerge da própria capacidade pessoal de se renovar continuamente. Com ações claras e direcionadas. Requer gestos conscientes, disciplina, determinação e sorte, que é estar sempre preparado, no lugar certo e no momento certo; em que as circunstâncias são favoráveis para desfrutá-la. O realizador de sonhos planeja cada passo para atingir o objetivo e luta denodadamente por ele. Devemos ser do tamanho do que enxergamos em nossos sonhos. O desejo é uma poderosa alavanca para converter sonhos em realidade. O sonho é a primeira etapa para qualquer estratégia. Sonhar é necessário, mas não é o suficiente. Definido um sonho deve após, fazer escolhas para atingi-lo.
Só proliferamos felicidade se formos nós mesmos felizes. Acreditar nos sonhos, mas acordado, com a mente no alto, mas, os pés no chão. Transformar sonhos e projetos em ações concretas.  O sonho é pessoal, mas as outras pessoas são fundamentais para concretizá-lo. Diante de vários sonhos, estabelecer prioridades entre eles.
Obstáculos a superar para a realização dos sonhos e projetos: Falta de tempo, recursos escassos, desestimulo, cultura da exclusão, medo de errar, falta de hábito de sonhar, achar que sempre foi assim e nada mudará.
Devem ser vislumbradas pontes para ultrapassar os obstáculos à realização dos sonhos e projetos. A esperança motiva à realização dos sonhos, pela perspectiva de melhorar a situação atual, antevendo como será benéfica a condição futura. O apoio de outras pessoas é de grande relevância consecutiva da concretude dos projetos. As parcerias estruturantes são valiosos pilares da ponte ligando o sonho à sua efetivação. Transformar os sonhos em projetos escritos. Nunca deixar as coisas ao acaso. Estar sempre preparado para agarrar as chances. A visão em longo prazo aponta onde queremos chegar.
Ações práticas para concretizar sonhos:
->Usar o tempo de forma disciplinada, eliminando tarefas inúteis;
->Evitar tudo o que não convier para a concretização dos objetivos:
->Delegar tarefas menos importantes;
->Eleger um apoiador para cada sonho projetado;
->Escolher uma imagem símbolo para cada sonho, com algo existente, ou mentalizado;
->Fazer revisão constante dos projetos, com flexibilidade, para incorporar ajustes;
->Evitar as armadilhas do sucesso. Ele é apenas o começo;
->Evitar a vaidade, a acomodação, a confiança excessiva; olhar para o futuro; cuidar com a repetição do que  deu certo, tudo muda e avança;
->Evitar a arrogância, a perda da sensibilidade, que pode quebrar vínculos;
->Ficar imune aos conselhos de pessoas erradas, negativistas, bajuladoras e invejosas;
->Desenvolver o autodomínio e nunca perder o norte;
->Entender o sucesso como um instrumento e não como um fim;
->Reconhecer e manifestar o reconhecimento e gratidão pela colaboração dos outros para o atingimento dos sonhos projetados;
Atitudes recomendadas:
->Determinação e perseverança;
->Criatividade e inovação;
->Não acomodação;
->Coragem e ousadia:
->Estar sempre focado;
->Disciplina com os detalhes;
->Desenvolvimento de parcerias;
->Estar preparado para ter sorte;
->Inspirar pelos valores;
->Emoção no que pensa, quer, planeja e faz!
Projeto do sonho:
->Diagnóstico da situação atual;
->Identificar obstáculos e estímulos no percurso ao resultado sonhado;
->Visão clara da situação sonhada e desejada;
->Prioridades estabelecidas;
->Definir linhas de ação para atingir as metas;
->Metas claras a cumprir para o sonho projetado se tornar realidade plena.
“Preciso acreditar e ter consciência de que tenho uma mente poderosa, forte e imensurável. Que meus instintos nunca me desapontam; que a minha inteligência é verdadeiramente privilegiada e expansível.
Compartilhando uma alma pura e mostrando o que tenho em meu interior. (EM)”















Nenhum comentário:

Postar um comentário