terça-feira, 13 de dezembro de 2016

GERATRIZ

GERATRIZ
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A geratriz do ou da:
->Amor: Sentimento de conceder honra ao outro.
->Alegria: É a emoção de prazer, realização, satisfação, felicidade, sentimento de plenitude e satisfação interior.
->Afeto: Sensação emocional de pertencimento e compartilhamento de sentimentos.
->Confiança: Convicção de que vai acontecer o anunciado.
->Choro: Sensação de emoção extrema triste ou alegre, no sistema límbico.
-<Dor: Sinal de mau funcionamento orgânico.
->Expressão verbal: Intenção de manifestar pensamentos e ideias.
->Felicidade: Sensação de bem estar, contentamento e plenitude existencial.
->Fome: Necessidade alimentar de energia corporal.
->Fogo: Resultado de uma reação química envolvendo comburente, o oxigênio e o combustível, aquilo que queima, por um processo de liberação de energia, gerando combustão.
->Gostar: Pessoa ou algo que agrade.
->Lágrima: Glândula lacrimal.
->Medo: Sensação de timidez e incerteza diante de um desafio.
->Prazer: Algo que gera satisfação.
->Raiva: Emoção causada por ameaças ou afrontas.
->Sede: Necessidade de reposição do nível de água corporal.
->Sabedoria: Prática de dons talentos, competências e habilidades com prudência.
->Tristeza: Motivos negativos com impacto emocional desagradável.
Conceitos Ampliados:
->Água: É fria por causa de seu calor específico. Ao absorver energia, por causa do  processo de equilíbrio térmico, ela muda de temperatura. Num confronto de sensações relativas, água é fria porque o corpo é quente e o fogo é quente porque o corpo é frio.
->Atrito gera calor: A temperatura é a média de agitação das moléculas e o calor uma energia de trânsito, que consiste na colisão entre partículas transferindo energia entre elas; dai infere-se que o atrito gera calor pela colisão entre as partículas dos materiais envolvidos. Se não houvesse atrito a força aplicada pelos pés no chão com sentido para trás não sofreria nenhuma reação nos empurrando para frente, então iríamos deslizar o pé para trás sem sairmos do lugar. É mais difícil fazer um corpo entrar em movimento, do que mantê-lo em movimento. Um corpo tende a manter-se em repouso, caso já esteja, com a ausência de forças externas ou em movimento retilíneo uniforme. Para tirar algo do lugar tem que vencer a resistência do objeto à mudança do estado de repouso para o de movimento. Caso o objeto esteja em movimento será mais fácil manter o seu movimento, pois a tendência natural dele é se movimentar e só será quebrada se houver interferência de outras forças contrárias: atrito, resistência do ar, um empurrão.
->Calor: É a sensação sentida em temperaturas elevadas. Na física, calor é a energia que passa de um corpo para outro ou de um sistema para outro, uma transferência associada ao movimento de átomos, moléculas e outras partículas. O calor pode produzir-se a partir de reações nucleares, reações químicas  ou dissipações eletromagnéticas, microondas, ou dissipação mecânica, a fricção. Os corpos não têm calor, tem energia interna. O calor é a transferência de parte dessa energia, a energia térmica, quando os corpos ou sistemas se encontram a temperaturas diferentes. A transferência de calor tem lugar até que ambos os corpos atinjam o equilíbrio térmico, à mesma temperatura. A quantidade de energia térmica que é trocada mede-se em calorias. A unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades joule. Uma caloria equivale a 4,184 joules. Consiste na energia térmica que transita de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura. É um processo efêmero que termina quando os dois corpos atingem o equilíbrio térmico. Temperatura ambiental alta transmite uma sensação de calor, temperatura baixa, ambiente frio.
->Condução térmica: A parte que está em contato com o fogo esquenta rapidamente. As partes mais distantes aquecem-se por condução térmica. Os metais são os melhores condutores térmicos. São isolantes: o vidro, a água, a madeira e o ar. O agasalho corporal é utilizado para dificultar a transferência de energia do corpo, que está a uma temperatura mais alta do que a do ambiente. Em uma sala fechada, o ar, o tapete, o piso de madeira e a parede estão em equilíbrio térmico, têm a mesma temperatura. A temperatura doocorpo é maior que a da sala, e há transferência de energia do corpo para os demais objetos. Se, descalços, um pé no tapete e o outro no piso de pedra, perde-se maior quantidade de energia para a pedra do que para o tapete. Por causa da diferença de condutividade térmica dos materiais. A quantidade de energia transferida por condução depende da espessura do material. A área de contato, o tempo de contato e a diferença de temperatura determinam a quantidade de energia transferida por condução. Os íons do material que estão próximos da chama recebem energia e vibram mais intensamente, aumentando sua energia cinética. Como há forte interação entre eles, os íons vizinhos passam a vibrar mais.
->Fogo: É quente porque provém de uma reação altamente exotérmica, que libera muita energia proveniente do material queimado, pela quebra de ligações químicas, liberação de elétrons e reorganização das moléculas para um estado mais estável ou inerte. O fogo pode ser mais ou menos quente dependendo do material combustível e da parte da chama gerada. O fogo é um dos elementos fundamentais do universo, junto com a água, a terra e o ar. O fogo pode ser: sentido, visto, cheirado e movido. Terra, água e ar são formas de matéria milhões de átomos agrupados. O fogo não é matéria, é um efeito secundário visível e tangível da matéria em modificação, por uma reação química. O fogo surge de uma reação química entre o oxigênio na atmosfera e algum tipo de combustível. Para que a reação de combustão ocorra, é preciso aquecer o combustível até a sua temperatura de ignição. Numa sequência de eventos para pegar fogo: aquecimento do combustível até uma temperatura bem alta através de: fósforo, foco de luz, fricção, relâmpago ou outra coisa que já esteja queimando; quando o combustível atinge uma determinada temperatura, o calor decompõe parte do material liberado na forma de gases voláteis, a fumaça, composta de hidrogênio, carbono e oxigênio. O restante de alguns materiais forma carvão, e cinza, composta do que não queima: cálcio, potássio e outros. O carvão queima sem fazer fumaça. As moléculas constituintes se quebram e os átomos se recombinam com o oxigênio para formar outras substâncias. O efeito secundário dessas reações químicas é muito calor, que mantém o fogo. Muitos combustíveis queimam em uma etapa. O calor vaporiza combustível que queima como gás volátil. É possível dosar o combustível e controlar o fogo. À medida que se aquecem os átomos de carbono que estão subindo emitem luz, a incandescência, a chama visível. A cor da chama varia dependendo da temperatura e do material que você está queimando. A variação de cores dentro de uma chama é causada pelas diferentes temperaturas. A parte mais quente de uma chama é azul e as partes mais frias do topo são alaranjadas ou amarelas. Além de emitirem luz, as partículas de carbono que sobem produzem fuligem. As reações químicas que ocorrem no fogo são autoperpetuáveis. O próprio calor da chama mantém o combustível na temperatura de ignição, contribuindo para que queime enquanto houver combustível e oxigênio. A chama aquece todo o combustível que há ao redor, de modo que esse também libera gases. Quando a chama causa a ignição dos gases, o fogo se alastra. A gravidade determina como a chama vai queimar. Todos os gases quentes presentes na chama são muito mais quentes e menos densos do que o ar ao redor e se movem para cima em direção à menor pressão.
->Matéria: É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, constituída átomos, partículas extremamente pequenas, esféricas, maciças e indivisíveis, se unindo formando moléculas. Corpo é uma porção limitada de matéria. Corpo transformado é objeto. Reação química é união e separação de átomos. O átomo contém elétron, partícula com carga elétrica negativa. Próton central esférico com carga elétrica positiva, nêutron sem carga e carga total do átomo é nula. Transformações físicas por pressão e temperatura: estados sólido, líquido e gasoso. Mudança de estado físico: Fusão, a passagem do estado sólido para o líquido. Solidificação, a passagem do estado líquido para o sólido. Vaporização, a passagem da fase líquida para gasosa, por Evaporação, Ebulição, Calefação, Condensação e Sublimação.
->Produção do calor corporal: A termogênese é o resultado da soma das energias produzidas ou liberadas através do:  Metabolismo basal e Exercício muscular. A quantidade de calor produzida é diretamente proporcional à taxa de metabolismo corporal.  O calor vem da energia dos alimentos consumidos, juntamente com trabalho realizado pelo corpo. A produção de calor é um dos principais subprodutos do metabolismo. A estimulação elétrica ou excesso de calor do hipotálamo anterior provoca sudorese. As reações bioquímicas que ocorrem incessantemente no interior das células são exotérmicas, liberam energia térmica, a fonte do calor humano.  
->Temperatura: É uma medida estatística do nível de agitação entre moléculas, relacionado com o deslocamento da energia cinética de um átomo ou molécula. Na Física, a temperatura está relacionada com a energia interna de um sistema termodinâmico. A temperatura é medida por um termômetro e indica o grau de intensidade do calor em um determinado território. A temperatura atmosférica da Terra é resultado das ondas eletromagnéticas que vêm do Sol. A variação de temperatura depende de: vento, umidade do ar, latitude, ângulo de incidência do raio solar na superfície terrestre. A temperatura revelada em registros meteorológicos é medida por termômetros que não estão expostos diretamente aos raios solares. É a temperatura na sombra.
“A vulgaridade é a marca da maioria atual, em todos os segmentos. A QUALIDADE clama em altos brados por um respaldo, através dos remanescentes das práticas qualificadas, autênticas, elegantes, vernaculares e pautadas pela excelência! (EM).”













 


Nenhum comentário:

Postar um comentário