quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

GRATIDÃO

GRATIDÃO
O reconhecimento da bondade, gentileza, ajuda, atenção alheia e similares, gera ao grato um sentimento muito positivo. Quanto mais manifesta for a gratidão, maior será a sensação de bem estar, para quem agradece, com sinceridade e pureza de pensamento.
A gratidão, do latim gratia, favor, é um sentimento de profundo reconhecimento do beneficiado ao seu benfeitor. E denota maturidade psíquica. Configura-se pela percepção do acontecimento de um evento positivo na existência de alguém, provocado intencionalmente por outrem. A gratidão é uma das qualidades humanas mais apreciadas.
A orientação para a gratidão constitui um traço de personalidade, que pode ser desenvolvido e fortalecido. As pessoas gratas tendem a serem mais dinâmicas, otimistas, empáticas e experimentam emoções positivas. Apresentam menos sintomas de ansiedade, depressão, solidão, frustração e inveja.
O sentimento de gratidão deve ser sentido  e manifestado ao seu benfeitor explicitamente; com isto aumenta a qualidade do  bem estar pessoal psicológico, fortalecendo a sua saúde física e mental do beneficiado.
Embora a gratidão seja direcionada ao outro; ela faz, comprovadamente, muito bem a quem a sente e a manifesta ao seu benfeitor. Favorecendo ao grato a capacidade de resiliência em momentos difíceis, por ter transformado este sentimento em ação, expressando o seu reconhecimento. A sensação de reconhecimento aumenta a intensidade com a qual uma pessoa pensa em um favor recebido, em quem o prestou, reforçando a sua lembrança agradável.
As pessoas gratas têm muitas lembranças boas do passado, fazendo-lhes selecionar somente os fatos positivos e criando um cenário que filtra os eventos, acumulando habitualmente energias benéficas.
Sentir-se intimamente grato favorece às interações sociais. Perceber as emoções positivas alheias direcionadas a nós aumenta a autoestima, sentimo-nos considerados, estimados, valorizados e apoiados.
A gratidão encoraja a abertura emocional, comportamentos empáticos, sensação de proximidade com os outros. As pessoas inclinadas à gratidão tem capacidade de encontrar aspectos positivos, mesmo em situações muito difíceis. A gratidão favorece à solução de problemas, acionando e movendo forças e energias magnéticas invisíveis, regidas pela lei do retorno.
A gratidão é uma disposição subjetiva estável, mas pode ser desenvolvida pela educação, principalmente, na infância.
É de bom resultado registrar por escrito os eventos passíveis de gratidão, ocorridos diariamente, fazendo-o a noite. Depois ir sistematicamente manifestando aos seus benfeitores expressamente.
“Colho este ensejo e manifesto a minha eterna gratidão à Divindade e a todos os meus benditos Benfeitores. Que cada um seja visitado mentalmente pela emoção expressa neste meu sentimento. (EM).”







Nenhum comentário:

Postar um comentário