quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

GESTÃO

GESTÃO
Aplicável a todo o tipo e contexto do que é gerido.
O verdadeiro poder está no conhecimento extraído das informações através da sua análise, que permite conhecer a verdade dos fatos.
O conhecimento por si não cria valor, ele é criado quando é utilizado nos planos de ação.
As pessoas serão sempre a principal alavanca para o sucesso organizacional e só por meio delas o sucesso será alcançado.
O método é a base para a obtenção dos melhores resultados e leva à acumulação de conhecimento.
Falhamos porque não definimos os nossos problemas de forma correta; não elaboramos bons planos de ação, por falta de conhecimento técnico e não os executamos completamente e a tempo.
O gerenciamento é focado nos fins organizacionais.
Produtividade é fazer cada vez mais, com cada vez menos.
O verdadeiro capital de uma organização é a preferência dos seus clientes.
Fundamental para obter resultados: liderança, conhecimento técnico e método.
Cultura de tomar decisões sempre com base em fatos e dados.
Só alcança sucesso quem gosta do que faz.
O conhecimento técnico é relacionado com o processo no qual o indivíduo trabalha.
Método é a sequência de ações necessárias para atingir um resultado desejado.
Os seres humanos tem velocidade de aprendizagem diferente.
Gerenciar é resolver problemas, que é um resultado indesejável.
Sistema de gestão é um conjunto de ações interligadas para o atingimento das finalidades e resultados organizacionais.
O desempenho das organizações é melhorado estratégica, tática e operacionalmente. Operação é a sequência de trabalho de humanos e máquinas para agregar determinado valor específico.
Meta é uma necessidade de desempenho e o foco do gerenciamento em qualquer nível. Toda a meta alcançada resulta na geração de procedimentos operacionais padrão, transformando em conhecimento adquirido e resultado estável. As metas encurtam a distância entre o real e o ideal.
A função de qualquer organização é satisfazer às necessidades das pessoas, com a oferta dos seus produtos e serviços, baseado no critério de utilidade, validade, acessibilidade, serventia real e efetiva.
Uma vez determinado o verdadeiro problema, a etapa seguinte é elaborar o plano de ação para resolvê-lo. O planejamento é o ato de captar e desenvolver conhecimento para reduzir as incertezas no processo e tomada de decisão. Um bom plano depende de conhecimento necessário em cada situação. O planejamento deve ser feito dos fins para os meios. Envolve os princípios: da análise e síntese; da visibilidade e participação; da priorização e otimização.  
Alvo é um conjunto de fins e meios envolvidos num problema a ser resolvido.
Análise é o exame de cada parte de um todo, para conhecer à sua natureza, proporções, funções, relações e outros detalhes. Síntese é a reunião de elementos concretos ou abstratos em um todo, fusão ou composição. Um modelo final.
Diretor é aquele que dá a direção, pela identificação correta do problema, visando à sua resolução.
Na realidade todos os problemas organizacionais são estratégicos.
“O conhecimento é como a luz, dissipa às trevas e amplia os espaços para uma caminhada segura. (EM).”







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