segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ESTUDO DA BARBA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Componentes para o barbear:
->Gel ou espuma de barbear;
->Lâmina de aço inoxidável de alta qualidade diminuindo a probabilidade da irritação;
->Lâminas múltiplas e cabos ergonômicos;
->Aparelho de barbear com pouco espaçamento entre as lâminas. Trocar quando sentir puxões ou desconforto;
->Afiador, amolador, pincel. Afiar a lâmina antes de cada barbear;
Procedimentos ao barbear:
->Limpar a pele usando pincel de barbear para remover a sujeira e o óleo da superfície da pele e liberar os pelos encravados, permitindo que o aparelho de barbear tenha o contato adequado com a pele e os pelos;
->Hidratar a pele ao menos durante três minutos, ou banho quente, em seguida, aplicar  espuma para barbear. Primeiro se barbear no sentido do crescimento do pelo e depois, se necessário, no sentido contrário, reaplicando do gel ou a espuma. O creme de barbear ajuda a manter a água na pele. Conforme o pelo absorve a água, ele se dilata e fica mais suave, facilitando com que seja cortado pelas lâminas;
->Preparar adequadamente a pele, usando sabonete ou uma esfoliante facial (retira as células mortas e melhora a textura da pele), se a pele não for seca, para enfraquecer o pelo facial antes do barbear;
->Barbear-se com gestos leves e suaves;
->Barbear a região do lábio superior e ao redor da boca por último. Dando à espuma para barbear mais tempo de absorção, enfraquecendo bem o pelo facial e facilitando o barbear;
->Lavar a lâmina com frequência durante todo o barbear, evitando acúmulos nas extremidades e no cartucho, o que melhora o deslizamento e proporciona mais conforto;
->Barbear-se regularmente para evitar que o pelo cresça o suficiente para reentrar na superfície da pele;
->Para quem tem barba seca, o barbear úmido é absolutamente essencial para conseguir um barbear mais rente, suave e confortável. Ao preparar a barba com a hidratação adequada, diminui em até 70% a força necessária para cortar o pelo. Não usar sabão, é ressecante da pele;
->Depois de se barbear, lavar a pele com água fria e secar com tapinhas leves. Em seguida, usar uma loção pós-barba hidratante para refrescar e hidratar a pele. Usar um produto pós-barba hidratante para ajudar a repor a umidade na pele e no pelo facial;
->À noite, lavar o rosto para remover a oleosidade acumulada durante o dia;
->O aparelho de barbear é passado em média, 170 vezes no procedimento e quase 120 destas passadas são repetições. Evitar tanto quanto possível as repetições;
Inflamação da pele: É causada por aparelhos de barbear e os pelos encravados e uma tendência genética e causada, também por pelos extremamente crespos. A forma irregular da haste capilar crespa e as curvas em si fazem com que o pelo tenha a tendência de recuar embaixo da superfície da pele conforme cresce após ser cortado. O dermatologista diagnostica e trata os sintomas do pelo encravado. Durante o ato de barbear, quando a haste capilar está seca é muito mais difícil para o aparelho de barbear cortá-la, levando a mais puxões, fazendo com que as pontas capilares sejam cortadas em um ângulo, facilitando com que o pelo penetre de volta na pele conforme cresce gerando inflamação.
Esfoliação: Significa remover as células mortas da pele para preservar as células mais suaves Um jeito de exfoliar é eliminar oleosidade, sujeiras e células mortas que podem cobrir o pelo facial e bloquear o caminho do aparelho de barbear. O ato de se barbear também exfolia as células mortas da pele.
Conceitos e Consideraçoes gerajs sobre barba: Barba é o conjunto de pelos que cresce no queixo, nas faces e na frente do pescoço do homem, e mais raramente em mulheres. O estudo da barba é chamado de pogonologia.
->A barba exposta configura diferentes considerações, de acordo com cada cultura e época histórica, ao homem com barba. Qualidades: sabedoria, potência sexual e status social. Dicotomia: falta de higiene, refinamento e excentrismo. Em algumas religiões: islamismo e judaísmo ortodoxo.
->A barba tem textura mais crespa que o cabelo; tem a mesma cor do cabelo; o crescimento da barba surge durante a puberdade pela ação da testosterona, o hormônio masculino.
->A função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.
->A barba pode ser explicada como um indicador da condição geral de um macho. A taxa de pilosidade facial parece influenciar atratividade do sexo masculino.
->Tipos de barbas: Serrada; Bigode; Barbicha; Cavanhaque; Costeletas; Barba de Vilão Clichê; Barba completa.
->Depois que se raspa o pelo da barba, ele volta a crescer com a mesma espessura de antes, o barbeador, não arranca o bulbo do pelo, que determina o seu diâmetro. Se for arrancado o pelo, ele leva parte do bulbo e com isso o diâmetro diminui. Mas, as células responsáveis pela multiplicação do pelo seguem vivas e, se ele não for arrancado novamente, logo sua espessura se estabilizará. O pelo não cresce mais rápido quando é cortado. A velocidade de crescimento independe do número de vezes que foi cortado. A raiz do pelo fica de 1 a 2 milímetros abaixo da pele.
->Ter barba faz bem à saúde, os pelos faciais protegem contra alergias, tosse e funcionam como protetor solar. A barba produz uma espécie de antibiótico natural para o corpo.
->O barbear causa microlesões na pele,  deixando-a mais propensa à proliferação das bactérias. A barba produz um micróbio que age como antibiótico, matando bactérias da região.
->O fio de barba ou pelo encrava quando, ao nascer no folículo piloso, não consegue irromper na superfície da pele. A área do corpo mais afetada é a região da barba, incluindo o pescoço. Depois da raspagem, a ponta do pelo raspado fica afiada e, ao crescer, espeta a pele, penetrando-a e gerando a inflamação, que forma bolinhas amarelas ou avermelhadas como espinhas, com coceira e dor. É a  pseudofoliculite.
->Esticar a pele com a mão durante o barbear faz com que quando se solta a pele, o pelo barbeado fica mais curto e se recolhe para dentro. Ao tentar crescer, não consegue sair e encrava. Quando o folículo do pelo encravado é contaminado por bactérias, a infecção de foliculite pode degenerar em pústulas e lesões.
->Quem tem tendência ao encravamento dos pelos na região da barba deve lavar o rosto com sabonete para pele oleosa ou específico para acne que contenha ácido salicílico, que é um agente anti-inflamatório e secativo. Pode-se usar o mesmo sabonete para se barbear, substituindo a espuma ou o gel.
->Para pelos encravados, tanto na região da barba quanto no corpo, o tratamento mais indicado é a depilação definitiva com laser ou luz pulsada, feita em clínica dermatológica. Todos os outros métodos depilatórios devem ser evitados, contribuem para piorar o problema.
->Nunca passar a lâmina a seco ou só com água. Usar sempre espuma ou gel de barbear.
Não passar a lâmina mais de duas vezes na mesma área.
->O pelo encravado ocorre porque ele não tem força para perfurar a superfície da pele. Sendo assim, ele acaba dobrando, tentando sair lateralmente, e provocando uma inflamação no local.
->Se barbear no sentido em que o pelo cresce faz com que ele encrave menos.
->O homem pode se barbear todo dia, mesmo se os pelos estiverem bem pequenos.
->O principal fator para o encravamento dos pelos é a genética.
->A loção pós-barba serve para fazer uma assepsia da pele, no pós-barbear, impedindo que haja infecções nos microcortes originados pela lâmina. E ela não precisa ser alcoólica.
>A lamina do barbeador bem afiada corta,  a lâmina gasta arranca o fio, o que machuca a pele, piorando a inflamação do barbear.
 ->Depois que o pelo já está encravado, esperar que o pelo cresça um pouco mais e  com uma pinça arrancar aquele pelo, além de continuar fazer o resto da barba no sentido de crescimento da mesma.
“Existe uma lógica deveras reflexiva: do êxito do princípio depende o sucesso do final! (EM).”


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário