segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O CORPO HUMANO E A ENERGIA

O CORPO HUMANO E A ENERGIA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Geração da energia humana: A energia  consumida vem dos alimentos  ingeridos. É obtida através dos nutrientes alimentares: glicose, proteínas e carboidratos. A energia é a capacidade que o corpo humano tem de realizar trabalho, fazendo força e provocando deslocamentos. A molécula da glicose dos alimentos é a geradora máxima de energia.
Processamento interno do nutriente: Para se transformar em energia, o alimento tem que ser engolido, mastigado e digerido. Quando chega à condição de fracionado em moléculas pequenas é absorvido pelas células. Através da mastigação e da digestão, o carboidrato é reduzido à sua menor unidade: a glicose. No intestino delgado, ela é absorvida pelo sistema venoso, segue para o fígado, tecidos periféricos e finalmente à célula. A Molécula alimentar funciona como combustível e é quebrada até virar energia para o corpo.
Indicadores e parâmetros energéticos corporais:
->O corpo humano transforma em trabalho 30% da energia de glicose que consome;
->O restante da glicose mantêm as atividades vitais do organismo: batimentos cardíacos e sinapses cerebrais;
->Para funcionamento saudável deve ser consumido, em média, 30 calorias por quilo de  peso, diariamente;
->1g de glicose queimada libera 4 calorias, recarregando milhares de ATP, ou adenosina trifosfato;
Destinação da energia corporal produzida:
->CÉREBR0: 19%
->MÚSCULOS ESQUELÉTICOS: 18%
->CORAÇÃO; 7%
->BAÇO E FÍGADO: 27%
->RINS – 10%
->RESTANTE DO CORPO – 19%.
Consumo de energia no corpo humano: O consumo de energia por uma pessoa adulta, na forma de alimentos, é de aproximadamente 2.500 kcal por dia. Quem pratica exercícios e esportes, faça trabalho pesado consume bem mais. Crianças ou pessoas de idade avançada e com pouca atividade física consomem bem menos. As mulheres consomem um pouco menos de energia do que os homens. Lactantes e grávidas precisam de 300 kcal a 500 kcal. A energia é usada para manter o organismo em funcionamento, para fornecer  capacidade de trabalho externo. Em condições de repouso, cerca de 30% da energia é consumida pelos músculos esqueléticos e 30% pelos órgãos abdominais. Em repouso o cérebro consome cerca de 20% e o coração 10% da energia total consumida pelo corpo. A energia está armazenada nos músculos, no sangue e no fígado, na forma de glicogênio ou de glicose.
        Energia e potência: A energia consumida pelo corpo num dia é transformada em potência e medida em watts (W). Primeiro transformando as kcal consumidas durante todo o dia em joules (1j=4,18 cal. Produz-se e consome-se em atividade normal, aproximadamente 120 W de potência,  equivalente ao consumo de eletricidade de uma lâmpada de uso caseiro. O coração consome cerca de 12 W; o cérebro cerca de 24 W. Potência é trabalho por unidade de tempo.         
Eficiência mecânica do corpo humano: Em repouso ou em um nível de atividade bem baixo, quase toda a energia que consumida é usada para manter o organismo em funcionamento, corresponde a potência de aproximada de 80 W. Em atividade diária 120 W.
        Refrigerando o corpo: A energia produzida internamente no corpo ou virará energia mecânica externa ou servirá para aquecimento. O corpo não deve se aquecer muito além dos 37 graus C. se produz-se cerca de 120 W, precisa-se eliminar exatamente 120 W para que a temperatura do corpo não se altere. O corpo humano tem algumas formas de refrigeração. O suor tira calor do corpo. Perde-se 540 cal para cada grama de água evaporada.
Considerações energéticas corporais:
->Dormindo, o corpo humano também consome energia. Precisa ingerir alimentos. A energia é medida em kcal (quilocalorias). Se a pessoa consome mais calorias do que gasta, ela é armazenada na forma de gordura; se gastar mais energia do que come, perde peso.
->A energia química conseguida dos alimentos pode ser transformada em energia mecânica.
->Quando se faz atividades físicas, para cada unidade de energia mecânica produzida, o corpo produz cerca de quatro unidades de energia química: uma para o trabalho externo e as outras três para aquecer o corpo.
->O corpo humano é um sistema gerador e consumidor de energia. É um sistema anti-entrópico, tende a lutar contra a tendência da matéria em atingir um estado de estabilidade última, de repouso total e de total desestruturação.
->Os quatro tipos básicos de energia: Mecânica, o humano utiliza a energia mecânica para produzir trabalho e para a sua transformação em outras formas mais sutis de energia; Energia Eletro-Química, a base do fenômeno da vida; Energia Eletromagnética e Gravitacional, manifesta nas funções cerebrais, cardiológicas e musculares; Energia do Plasma, relacionada ao fenômeno da consciência humana. Existem sistemas que permitem a transformação de um nível de energia em outro. Pode-se  transformar a energia mecânica em eletromagnética e vice-versa, a energia química em mecânica ou vice-versa. O ser humano dispõe de sistema de transformação de um tipo de energia em outro. Os músculos são uma maneira de transformar a energia química em energia mecânica e elétrica; o coração em transformar a energia química em mecânica e elétrica; o cérebro em transformar a energia química em eletromagnética. A base energética fundamental do organismo biológico é a energia química e provêm da queima de alimentos, fontes de energias externas que o ser humano utiliza para a reposição dos seus dispêndios energéticos. Os processos químicos pelos quais o organismo retira energia dos alimentos tem uma eficiência bastante alta, para que a manutenção da vida se efetue automática e eficientemente. Os elementos energéticos que provêm da respiração, não apresentam eficiência, apenas oxidam os alimentos. Os processos mecânicos do organismo são extremamente pouco eficientes e de baixa produtividade, por causa da tendência inata do ser humano a exagerar os esforços desencadeados pelo cérebro e efetivamente realizados pelo sistema muscular e a presença de certos elementos residuais do próprio sistema de manutenção dos músculos faz com que ocorra uma inércia muito maior do que o necessário, acarretando o surgimento de tensões musculares crônicas e dolorosas que tendem a afetar o bom desempenho do sistema muscular. Isto resulta num processo de consumo crônico e pouco produtivo com relação ao seu consumo da energia gerada pelo organismo. O congelamento, embora preserve uma boa parte das características nutricionais dos alimentos, pela produção de cristais de gelo dentro das células dos alimentos, poderá modificar certas estruturas moleculares dos alimentos. Um período prolongado de congelamento tende a modificar lentamente a estrutura molecular dos alimentos, que passarão a se comportar de forma ligeiramente diferente quando forem aproveitados para a alimentação. No caso de carnes e lácteos, recomenda-se que estes não sejam congelados por mais tempo do que uma semana. Surgem bactérias capazes de resistirem a longos períodos de congelamento, acarretando um risco em potencial para os alimentos.
->O ar, além de desempenhar as funções de fornecer os elementos para as trocas respiratórias, fornece um tipo de alimento sem o qual a ingestão de alimentos sólidos fica interrompida, a partir de um determinado ponto: é o fornecimento de oxigênio para os processos de combustão interna do alimento absorvido e a sua queima para a produção de energia Orgânica.
->O sistema de produção de energia elabora certa quantidade de energia diariamente, baseada na média de consumo de energia dos dias anteriores. Uma a maneira de aumentar a quantidade de energia posta à disposição do organismo, é fazer um programa de exercícios físicos diários, que levem a um aumento controlado e constante da energia física consumida diariamente. Situações estressantes contínuas fazem com que se gaste grande quantidade de energia sem que possa existir uma grande facilidade na sua reposição.
->A cura para o desânimo ou a estafa se faz pela estimulação seletiva e progressiva que faça com que o sistema readquira um status funcional mais eficiente e produtivo. Além do reforço do descanso periódico.
->O suor tem dupla função: refrigerar e eliminar resíduos. Uma higiene cuidadosa da pele é fundamental para que este sistema de neutralização e eliminação de produtos tóxicos esteja funcionando de forma conveniente. Banho diário com sabonete a base de enxofre.
->Ar saudável e a composição de gases atmosféricos que, além de manter as proporções corretas dos gases na sua composição, apresenta uma proporção eficiente de moléculas energetizadas capazes de transferir a sua energia de forma produtiva e benéfica para o organismo. Os ambientes artificiais não são saudáveis. Os processos de climatização e condicionamento do ar não resolvem o problema energético, o pioram. Os ambientes naturais: praias, florestas, rios, lagos, cascatas. Reciclam as carências energéticas e revitalizam os processos importantes da fisiologia energética.
->O princípio do tudo ou nada é um dos elementos que define os mecanismos de troca de forças ou energias.
->Energia representa a capacidade de realização de trabalho. Na física do corpo humano energia é de importância basilar, Todas as atividades do corpo humano, incluindo o pensamento, envolvem variações de energia.
->A proteína é um nutriente indispensável para a manutenção do corpo saudável, possui enzimas e hormônios que são substâncias essências para o bom funcionamento do organismo. Os carboidratos são as principais fontes de energia na alimentação, são quebrados e transformados em glicose, a principal fonte de energia para o cérebro e o sistema nervoso central. As fibras, encontradas em grãos, frutas e hortaliças, não são digeridas pelo organismo. Elas passam quase intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes. Não têm valor nutritivo, nem energético. São imprescindíveis, vão para o intestino, atuam como vassouras, que carregam os resíduos alimentares e a gordura excedente na alimentação pelo intestino, baixando o nível de colesterol absorvido.
->As moléculas energéticas são introduzidas no corpo, que delas se aproveita e as absorve. Com efeitos desencadeantes de vários impactos energéticos no seu interior orgânico.
“Somos constituídos, mantidos, influenciados, movimentados e nutridos por energia. (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário