sexta-feira, 4 de novembro de 2016

TEMPERAMENTO E GÊNIO

TEMPERAMENTO E GÊNIO
TEMPERAMENTO
Conceito de TemperamentoÉ um aspecto especial da personalidade. As particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento na sua personalidade: a afetividade, atividade e atenção. Os traços de temperamento estão ligados às tendências disposicionais da pessoa, de ter emoções relativamente intensas ou frequentes,  hiperatividade, atenção, perseverança. Temperamento é o conjunto de traços de personalidade observáveis desde os primeiros anos de existência, significativamente, influenciados geneticamente e estáveis em longo prazo. Todavia, existe diferença entre os traços de temperamento, dos traços de personalidade. Inteligência, capacidades e interesses culturais não fazem parte do temperamento. Temperamento provém do latim temperamentum e está relacionado com a maneira de ser e a forma de reagir do indivíduo e relação com a interação com o meio envolvente. Procedimento individual face a estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimas.
Tipos de Temperamento: Conforme o domínio no corpo do indivíduo de um dos quatro fluidos corporais, os humores:
->Sanguíneo (sangue): expansivo, otimista, irritável e impulsivo;
->Fleumático (linfa ou fleuma): sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões;
->Colérico (bílis): ambicioso e dominador tem propensão à reações abruptas e explosivas;
->Melancólico (astrabílis): nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão.
Dimensões do Temperamento:
->Intensidade dos movimentos internos das emoções; Extroversão (Sociáveis, afetos positivos): extrovertidos (voltados para fora) e abetos, os introvertidos (voltados para dentro) e fechados;
->Velocidade da variação dos movimentos internos das emoções; Neuroticismo (Tendência a relatar problemas físicos e mentais e afetos negativos), a instabilidade emocional.
Sistemas de Comportamento:
->Sistema de ativação comportamental: que organiza as reações a estímulos condicionados ligadas a um reforço, tanto positivo quanto negativo e que conduz a um comportamento de aproximação, à realização do comportamento;
->Sistema de inibição comportamental, que organiza as reações a estímulos desconhecidos ou que estão ligadas a uma punição, tanto positiva quanto negativa  e que conduz a uma inibição do comportamento, à sua não realização, a um aumento da tensão, da atenção e da excitação do sistema límbico;
->Sistema de luta-fuga, que organiza as reações a estímulos incondicionados ligados a perigos, que conduz a um ataque defensivo ou à fuga, de acordo com a situação.
Aspectos Gerais:
->As duas dimensões ortogonais independentes, são a inibição e o ativamento. Correspondem aos conceitos comuns de ansiedade e impulsividade. Uma inibição intensa caracteriza-se por uma grande sensibilidade com relação a situações desconhecidas e punições positivas e negativas. Um forte ativamento caracteriza-se por uma grande sensibilidade com relação a reforços positivos e negativos.
->Alto neuroticismo: emocionalmente instável;                Baixo: neuroticismo  emocionalmente estável.                
->Baixo ativamento:      Introversão; Extroversão: Baixa inibição.
->Pessoas com uma alta inibição têm um alto nível de neuroticismo e um alto nível de introversão, e uma baixa inibição significa um baixo grau de neuroticismo e um alto grau de extroversão.
->Temperamento é a combinação de características inatas herdadas dos pais que, de forma inconsciente, afetam o comportamento do indivíduo o Temperamento influencia a personalidade e torna a pessoa extrovertida ou introvertida. O temperamento influencia todas as ações individuais e seus hábitos. O temperamento não é a única influência. A educação familiar, o processo de socialização e a motivação exercem grande influência, mas o temperamento é aquilo que, acompanha o indivíduo ao longo da sua existência.
->Existe um temperamento dominante e outro secundário, mas faz diferença em termos de características.
->O conhecimento pelo indivíduo do seu tipo de temperamento favorece à maximização do seu potencial e à  minimização dos aspectos menos positivos.
->Temperamento e carreira estão correlacionados. O tipo de temperamento está relacionado com as aptidões vocacionais e tendências naturais para um determinado trabalho. Tendências: Sanguíneos na Carreira: excelentes vendedores, bons atores, excelentes leiloeiros e líderes e profissionais de saúde e aptos para contatos pessoais. Não afeitos à reuniões detalhadas, documentos. Pessoa eufórica, alegre, animada, cordial, calorosa, amável, simpática, receptiva, emotiva e exuberante, contagia e atrai, coração afetuoso, pronto a servir, perdoa, otimista e despreocupado. Coléricos na Carreira: desenvolvedores por natureza, profissão que envolva liderança, motivação e produtividade. Pessoa dos grandes feitos, prático, decidido, corajoso, aventureiro, inicia trabalhos difíceis ou quase impossíveis, decide rapidamente, organizador. Melancólicos na Carreira: bastante criativos e perfeccionistas, artistas, músicos, compositores, inventores, cientistas e educadores. Pessoa sensível, inteligente, se destaca nas artes, leal, inventor, ciências exatas, análise, reservado, depressivo. Fleumáticos na Carreira: mestres em qualquer atividade que exija paciência meticulosa e rotina diária, professores, engenheiros, assistentes técnicos, relojoeiros. Pessoa humorista, conselheiro, ouvinte, fiel, zeloso, qualificado, preciso, organizado, tradicional, metódico, regrado, calmo.
->O temperamento faz referência às características individuais que determinam as reações afetivas, de atenção e motoras em diferentes situações. Ele molda o desenvolvimento e influencia a forma através da qual as crianças interagem com seu ambiente, assim como a forma pela qual os adultos e as crianças reagem.
->Temperamento refere-se a um perfil distinto de sentimentos e comportamentos que se originam na biologia da criança e aparecem cedo no desenvolvimento. A base biológica é geralmente genética, mas pode ser o resultado de eventos ocorridos no período pré-natal. Uma fonte importante da base biológica de uma tendência de temperamento é a variação na concentração de um grande número de moléculas que podem afetar o funcionamento cerebral e na densidade de receptores para as mesmas, incluindo dopamina, norepinefrina, serotonina, opioides, acetilcolina, hormônio liberador de corticotrofina, vasopressina e ocitocina.
->Há uma grande quantidade de tendências de temperamento. A neuroquímica  serve de base para a tendência do temperamento, mas apenas os perfis comportamentais específicos são avaliados.  Os comportamentos mais frequentemente atribuídos à tendência do temperamento nos primeiros anos de existência e na infância incluem alta ou baixa irritabilidade, nível de atividade, frequência de sorriso, e uma atitude de aceitação ou evitação frente a eventos desconhecidos.
->Uma qualidade de temperamento deve ser considerada como uma tendência, e não como determinante de um perfil em particular, a experiência afeta consideravelmente o fenótipo em desenvolvimento.
->O poder de uma tendência do temperamento situa-se na capacidade de limitar ou restringir a aquisição de uma personalidade específica, e não de determinar um perfil específico.
->Temperamental é o individuo que tem reações veementes e intensas.
->A habilidade do ser humano para se adaptar dependerá do seu temperamento. Tem que ter temperamento consoante ao contexto, para superar os seus obstáculos. A gestão das emoções e dos estados de espírito é uma questão de temperamento. O sistema nervoso e os genes determinam o tipo de temperamento. Uma pessoa que tenha um forte temperamento terá de lutar durante toda a sua existência para controlá-lo em situações de maior tensão. Caso contrário, se sujeita a ter problemas.
->Temperamento é a tendência que manifesta o comportamento de uma pessoa nas mais variadas circunstâncias de sua existência. Pode ser definido por uma determinada regularidade nesse comportamento, onde se mantém estável apesar dos vários ambientes que pode expor-se.
->Temperamento é a combinação de características congênitas que afetam o procedimento do individuo, o seu jeito de ser. Estas características são recebidas dos avós e pais.
->No temperamento interferem a raça, nacionalidade, sexo e herança genética. Ele é involuntário, imprevisível e origina o caráter. O temperamento é aperfeiçoado na criança por meio da disciplina, da educação e dos comportamentos básicos da fé, por meio dos princípios e valores. Ninguém tem um só temperamento. O ser humano é constituído de uma combinação de quatro temperamentos, um deles, predomina.

GÊNIO
O termo tem vários significados:
Gênio pessoal individual: É a manifestação do comportamento de uma pessoa, como produto da sua gênese, caráter, temperamento, personalidade, cultura, educação, época, índole e correlatos. Mentalidade positiva ou negativa pessoal que se expressa nos seus comportamentos existenciais e acaba delineando o seu destino.
Genial: Feitos extraordinários, com impactos altamente positivos, onde se destacam competências, habilidades, talentos,  criatividade e idéias dos seus empreendedores.
Gênios: Pessoas que se sobressaem pelas suas aptidões excepcionais para determinada atividade, principalmente se relacionada com o intelecto. Conceito de Superdotação, em determinado ramo de inteligência.
Genioso(a): A pessoa geniosa, tem o gênio forte, e reage com violência em situações que a desagradam. Gênio difícil e temperamento forte. Manifesta agressividade, rispidez, descortesia. Que facilmente se irrita e nada perdoa, irascível, irritável.
MÁXIMAS REFLEXIVAS:
->O primeiro sinal de força de um ser humano, reside na humildade de saber que não tem controle sobre as coisas que lhe são mais essenciais. Forte porque este indivíduo aceitou a verdade. E isso não é fácil de fazer  quando a verdade nos deixa impotentes e vulneráveis.
->O segundo sinal de força é a pessoa compreender que terá que tolerar toda a dor e todo o sofrimento que o destino lhe impuser. As pessoas fortes toleram frustrações, dores e contrariedades. O forte é aquele que ousa e se aventura em situações novas, porque tem a convicção íntima de que, se fracassar, terá forças interiores para se recuperar.
->Ninguém pode ter certeza absoluta de que seu empreendimento sentimental, profissional, social será bem-sucedido. O forte ousará porque tem a sensação íntima de que é capaz de aguentar o revés.
->O forte é aquele que avança, age, faz, porque sabe que, se cair, terá forças para se levantar. O forte é o que parece ser fraco: é quieto, discreto, não grita, é controlado, austero e ponderado. Faz o que ninguém esperava que ele fizesse.
->Não existe incompatibilidade de gênio, o que existe é diferenças de personalidade. O termo personalidade vem do grego persona, que significa máscara. Máscara como as dos atores do teatro grego. A etimologia de persona é per son, “pelo som”. A persona, a máscara, é a vestimenta pela qual o som sai.
->No relacionamento buscamos na outra pessoa o que nos falta, o que não temos e isso é exatamente a definição de desejo.
->Erro de comunicação é achar que a outra pessoa pensa como nós pensamos. Porque, por mais que uma pessoa tenha empatia e afinidade, o seu jeito de ver as coisas, o mundo e a si mesma não será igual ao nosso jeito de ver.
->Partimos de lugares diferentes. Partimos de pressupostos e pressuposições distintas. Razão pela qual é válido dizer, que o problema básico em qualquer relacionamento é a falta de comunicação ou a comunicação equivocada.
 ->Podemos saber o que dissemos, mas nunca o que o outro escutou.
->Relacionamento é o que portamos conosco, o que levamos junto a nós; é o que  compartilhamos na linha do tempo da nossa existência, o que  alimentamos.
->Nenhum gênio é totalmente compatível com outro gênio. A arte de conseguir criar e manter um relacionamento harmônico e feliz é criar um espaço comum através da comunicação.
“O ser humano se exterioriza pelo comportamento, mostrando o seu caráter, temperamento, gênio, índole e performance procedimental. (EM).”



















Nenhum comentário:

Postar um comentário