terça-feira, 1 de novembro de 2016

CARÁTER

CARÁTER
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo. É um traço moral, que reflete a sua firmeza e coerência de atitudes.
Aspectos Gerais:
->O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa determina a sua conduta e a sua moralidade. Os seus valores e firmeza moral configuram a coerência das suas ações e do seu procedimento e comportamento.
>Uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.
->Uma pessoa "sem caráter" ou "mau caráter", é qualificada como desonesta, não apresenta firmeza de princípios e de moral.
->Caráter, em Psicologia é tido como sinônimo de personalidade. Em linguagem comum  descreve os traços morais da personalidade. O caráter de uma pessoa é  independente de sua referência genética.
->A diferença entre caráter e personalidade é muito sutil, mas não é consensual esta assertiva. Caráter refere-se ao conjunto de disposições congênitas, a identidade mental do indivíduo. Personalidade a forma de manifestação ampla da cada indivíduo, que o demarca. No caráter existem raízes psiquicas intinsecas de cada indivíduo. Na personalidade ocorre um processo de adaptação do indivíduo às ciscuntâncias momentâneas, uma espécie de manipulação deliberada para tornar-se aceito, agradável, aprovado.
->Na Psicologia caráter é o o aspecto da postura responsável pela forma habitual e constante de agir, peculiar a cada indivíduo; esta qualidade é inerente somente a uma pessoa, é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento resultante de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais. Caráter é a soma de hábitos, virtudes e vícios. A índole ou firmeza de vontade.
->O caráter não sofre as influências do meio em que é submetido, o ser humano demonstra sua pessoal característica desde os primeiros dias. O caráter é inerente do próprio espírito, e os moldes de educação, adaptação às diferentes condições e fases da vida humana apenas levam o ser às escolhas que deve fazer, obedecendo elas a esse princípio.
->A Pessoa cujo caráter forte lhe é inerente, por mais maravilhosos ou recompensadores que os caminhos possam parecer, há sempre um sentimento de alerta dentro, que indica aquele que é correto, diante de várias opções. O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.
->O caráter faz ver além, as consequências dos atos de hoje, e não pode ser adquirido, estudado ou aprendido. A cultura e o estilo de vida são transformados, adquiridos e estudados e podem ser esquecidos ou aprimorados. O caráter faz desses todos seus caminhos. Escolher qual deles seguir e quais consequências irão advir só o caráter pode identificar, no momento que as decisões de trabalho, amor, relações sociais, escolares, de amizade e outras cotidianas são tomadas.
->Uma pessoa de bom caráter é moralmente correta, tem atitudes respeitosas e dignas, é admirada pelos outros. Uma pessoa de caráter possui moralidade e ética. Tem importância perante a sociedade e é sempre benquista. O bom caráter está relacionado à honestidade, integridade, lealdade, bondade, ética, princípios morais, pureza, justiça, solidariedade, caridade, responsabilidade, comprometimento, sinceridade, altruismo e virtudes similares. Uma pessoa de mau caráter tem como comportamento permanente e imutável, a prática despudorada de furto, extorsão, mentira, traição, falsidade, engano, malvadeza, toda a espécie de abominações, imoralidade corporal e mesquinharias. Quem já nasce para o mal, nada o mudará. Uma pessoa de bom caráter, não é afetada pelas de mau caráter que estejam próximas. O bom continua bom; o mau já nasce mau e assim procederá mal o tempo todo. A pessoa altruísta deseja que o outro seja feliz e tudo faz para que esse desejo se realize, sem esperar nada em troca. A pessoa egoísta faz tudo com interesse escuso e mesquinho, está sempre buscando a sua satisfação pessoal.
->O caráter está ligado a atitudes. Uma pessoa pode ter hábitos prejudiciais que podem influenciar negativamente; é importante saber equilibrar os pontos positivos do caráter, para que os negativos sejam trabalhados, eliminados ou diminuídos.
->Ética e caráter. A ética quer dizer que o indivíduo segue princípios e possui valores que estão intimamente ligados as suas convicções e desejos. Uma pessoa ética age sempre de forma polida e coerente. Uma pessoa de caráter não se corrompe. Sobrepuja às dificuldades e se mantém correta em suas ações e pensamentos. Não se deixa levar por situações ou propostas.
->Todo vício é um problema de caráter. Os vícios são problemas enfrentados pelo ser humano, em escalas diferentes, regulando o comportamento da pessoa. É uma forma de prisão que impede o indivíduo de desenvolver plenamente suas habilidades e destroi os seus relacionamentos. É um defeito de caráter,  uma falha que precisa ser corrigida. É fruto da alma externando as suas mazelas. A única forma de vencê-lo é reconhecendo a necessidade de cura, reconhecer o erro e assumindo a responsabilidade dos seus atos. O egoísmo é um defeito de caráter, que provoca sofrimentos e infelicita o gênero humano.
->Um Caráter converge para um Destino. O Caráter auxilia para definir o Destino, e o Destino congrega os de mesmo Caráter.
Espécies de Caráter: Dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante.
Caráter anfótero: É uma expressão da química e bioquímica, uma característica de substâncias que podem se comportar como ácido e como base, dependendo da reação da qual ele participa. É o caso do óxido de alumínio, Al2O e dos aminoácidos, porque reagem tanto com ácidos como com bases.
Reflexões positivas:
->O Amor por Princípio, a Ordem por Base; O Progresso por Fim.
->Amar, Pensar e Agir.
->Agir por Afeição e Pensar para Agir.
->A Santidade, A Devoção, A Pureza, A Piedade, A Simplicidade de Sentimentos.
->A Pureza, enternece, comove, clareia ,ilumina, brilha e fortifica o Indivíduo e Aperfeiçoa a Espécie.
->O pudor, a urbanidade, o donativo, o favor, a beneficência, a generosidade, a moderação, a prudência.
->A Tranqüilidade, a Alegria, a Esperança, a Confiança, a Saúde, a Segurança
->O certo, o indubitável, o aprovado, o verídico, o sincero, o puro, o perfeito, o saudável, o proveitoso, o útil, o conveniente, o oportuno, o necessário, a honestidade, a glória, a estima, o mérito.
->Sentimento Altruísta, Viver para Outrem, Viver às Claras.
->Sentimento de Consideração e respeito aos Superiores, aos Pais, aos Avôs, aos Grandes Vultos da Humanidade, aos competentes, aos capazes, aos justos, aos bons, aos benfeitores, aos ensinadores, aos pioneiros, aos apoiadores e ajudadores.
->Sentimento de Bondade aos Inferiores, aos Filhos, aos Sobrinhos, aos Netos, aos mendigos, aos pobres, aos necessitados.
->GRAÇA, AUXILIO, BOA VONTADE, AJUDA, BENEVOLÊNCIA, ENCANTO, ATRATIVOS, PERDÃO, ALEGRIA, PRAZER.
->INTELIGÊNCIA para saber prever, a fim de prover.
->O Bom Senso, o Bom Juízo, a Boa Sapiência.
->Coragem, Prudência e Perseverança.  Moral, justiça, Escrúpulo.
O caráter do indivíduo, o caracteriza, é a sua identidade e é exteriorizado como uma espécie de logomarca pessoal e se consolida como modus agendi, através do seu comportamento e procedimento.
“Um tigre jamais será um gato, por mais  amestrado e adestrado que seja. Um indivíduo mau caráter tende a praticar o mal  como paradigma de seu comportamento. Cada um manifesta o que tem dentro. (EM).”























































Nenhum comentário:

Postar um comentário