quinta-feira, 7 de abril de 2016

RISO

RISO
O Riso é um comportamento regulado pelo cérebro. Todavia, não há um único local dedicado exclusivamente a essa função, são diversas regiões cerebrais que participam desse comportamento, deflagrado por um mecanismo no tronco encefálico que modifica a respiração, garantindo que os sons de uma risada sejam produzidos. Como algo fundamental para a sobrevivência humana. O riso insere socialmente, aproxima de outras pessoas e ajuda a ser aceito. O ato de sorrir está associado ao humor, à polidez, e o desejo de ser socialmente aceito. Presente nos diversos aspectos do comportamento humano: No campo psicológico-afetivo, provocado por um sentimento íntimo de alegria, de felicidade, de satisfação ou prazer. É uma reação involuntária; No campo lingüístico, provocado por recurso humorístico. É uma reação involuntária; No campo sociocultural, uma ação voluntária do indivíduo, com o objetivo de expressar algum sentimento ou opinião dentro de um determinado grupo; No campo fisiológico, é uma reação involuntária. Provocado por uma ação mecânica, por processos biológicos ou pelo consumo de alguma droga. É o corpo que ri. Se tem a sensação de que quando ocorre o riso, o corpo todo  subitamente interrompe suas atividades para rir.
O Poder do Riso: O riso é universal na espécie humana e algo mais comum que se faz. O riso é repetido muitas vezes por dia e em situações extraordinariamente diversas, mas não se percebe isso, porque raramente se controla conscientemente o riso. As pessoas riem essencialmente em situações sociais e geralmente em momentos de felicidade, prazer e brincadeiras, mas o riso é muito mais do que apenas uma mera manifestação de alegria. Ele também atenua hostilidade e agressão. Frequentemente se ri quando ao se desculpar. O riso desarma as pessoas, cria uma ponte entre elas e facilita o comportamento amigável. O riso é um elemento importante da biologia comportamental humana. Ele um dispositivo importante para a sobrevivência. Com as posturas positivas o cérebro apreende, registra, cria novas conexões, abstrai e transcende.
Porque o Riso: Como comportamento emocional, tem a função de comunicação. É uma mensagem enviada às outras pessoas comunicando disposição para acessibilidade cordial, feliz, alegre, pacífica, amistosa, compartilhadora, colaborativa e similares. O riso promove efeitos positivos nos contatos sociais. A função social do riso é profunda. Indivíduos socialmente dominantes usam o riso para controlar seus subordinados. O riso é uma forma de expressar poder. Admite-se que o riso faz bem à saúde, pois massageia os intestinos e o diafragma.
O surgimento do riso no indivíduo: O riso possui uma base inata, pré-programada, cérebro de cada indivíduo. Os animais também riem. Os primatas próximos aos humanos, os antropoides: chimpanzés, gorilas e orangotango abrem suas bocas, expõem seus dentes, retraem os cantos da boca, e emitem vocalizações altas e repetitivas, sons parecidos com guinchos ou granidos. Os Ratos emitem vocalizações ultrassônicas que são interpretadas como riso. Os animais sorriem quando ganham um afago.
O riso é uma das primeiras experiências da existência.  Ele dá início a interação com o que está ao redor do individuo. O riso e as brincadeiras são uma necessidade básica partilhada entre as espécies, e que serve como uma forma de trabalhar o jogo de dominação e submissão entre indivíduos do mesmo grupo social, de forma não violenta. Conclui-se que as brincadeiras e o riso têm o significado da competição entre os indivíduos de uma mesma espécie e grupo social. E ajuda a entender as sutilezas das relações sociais, aprendendo a ganhar e a perder, dominar e ser dominado socialmente. O riso é um reflexo humano primitivo dividido com alguns animais. O riso humano envolve regiões cerebrais altamente desenvolvidas.
O riso está associado com o alívio de tensão induzido pelo perigo e sinalização não agressiva, e expressão de emoções positivas. Riso e humor diminuem estresse e ansiedade, reforça a imunidade, relaxa a tensão muscular e diminui a dor. O riso inicia uma cadeia de reações fisiológicas. Ele ativa o sistema cardiovascular, a freqüência cardíaca e a pressão arterial aumentam. As artérias se dilatam, ocasionando uma queda da pressão. As contrações fortes e repetidas dos músculos da parede torácica, abdômen e diafragma aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos. A respiração forçada eleva o fluxo de oxigênio no sangue. A tensão muscular diminui. As pessoas que sofrem de raiva crônica têm alta incidência de pressão sanguínea elevada, níveis mais altos de colesterol e ataques cardíacos. Enquanto a raiva, a depressão e frustração perturbam a função de muitos sistemas fisiológicos, incluindo o sistema imune, o riso ajuda estes sistemas a funcionarem melhor. O riso ajuda o sistema a aumentar o número de células que auxiliam contra a infecção, as células T, no sangue e promove mudanças hormonais benéficas. Libera transmissores neuroquímicos chamados endorfinas, os quais reduzem a sensibilidade à dor e promovem sensações prazerosas e de bem estar.
Outros aspectos da manifestação do riso: Pode ser alternadamente agressivo, sarcástico, escarnecedor, amigável,  sardônico, angélico,  tomando  as  formas  da  ironia,  do  humor,  do  burlesco,  do  grotesco, multiforme, ambivalente, ambíguo. Pode expressar tanto a alegria pura quanto o triunfo maldoso, o orgulho ou a simpatia. O riso é uma prática ideológica, porque toda prática do sujeito é uma prática ideológica, pois todo sujeito se constitui na/pela ideologia. Só há prática através de e sob uma ideologia. Só há ideologia pelo sujeito e para o sujeito. O riso é  governado  pelas formações ideológicas que constituem o sujeito. Nas circunstâncias em que o fato é motivo de riso, ele o será para  uns,  mas  não  para  outros. O riso está  sempre  relacionado  a  posições do sujeito.  Ele se manifesta como forma de legitimação, conservação e/ou transformação de uma dada representação do real. Sua manifestação ocorre como uma força capaz de intervir no avanço de forças opostas ou de transformar, reconfigurar estereótipos e representações.
Conceito de Ideologia: O termo ideologia apareceu pela primeira vez na França, após a  revolução  francesa. É o estudo científico das idéias e as idéias constituem-se no resultado  da  interação  entre  o organismo vivo e a natureza, o meio ambiente.  É por meio da ideologia que os homens tomam consciência de seus problemas, de suas lutas e as levam a  termo.  Ela funciona em discursos, em práticas, numa materialidade que lhe é própria, a linguagem articulada, gestual, e nos rituais.
Conceitos:
->Riso: É uma expressão facial decorrente da contração dos músculos das extremidades da boca. Existe diferença de um riso e um sorriso. Um riso é muito mais comum que um sorriso.
->Rir: É contrair, de modo súbito, os músculos faciais, em conseqüência de uma impressão alegre ou cômica. Há uma diferença de intensidade entre alguém que ri e aquele que apenas sorri.
->Risada: Ato ou efeito de rir em voz alta, gargalhada. Ato de rir de forma estridente e prolongada.
->Gargalhada: Manifestação sonora de riso, de forma prolongada e com variação de tonalidade. Manifesta graça por algo que se diz ou que se escuta. A gargalhada surge sem cuidado algum e sem considerar o ambiente ou pessoas próximas. O corpo acompanha o ritmo da gargalhada e libera alguma adrenalina que deixa feliz e contente.

->Sorriso: Ato ou efeito de sorrir. Expressão facial em que há um movimento silencioso de extensão dos lábios para os lados e de elevação dos cantos da boca, indicadora de alegria ou satisfação, por vezes com exibição dos dentes frontais. Demonstração de simpatia, de amabilidade ou de satisfação. É rir sem transmitir som. É um espelho do estado do espírito. Um sorriso acalenta o espírito mostra os sentimentos.
->Risível: Aquilo que motiva a que alguém ache graça e ria; Aquilo do qual se ri.
->Cômico: Que provoca risos através de elementos engraçados, divertido ou ridículos.
->Humor: Disposição do ânimo de uma pessoa ou a sua veia cômica. Na psicologia, o humor é relativo a uma atitude benevolente que realça o grotesco de um comportamento sem a frivolidade do cômico nem a crueldade da sátira. Na biologia, humor se refere a qualquer líquido que atue normalmente no corpo. A expressão humorística está presente nas Belas-Artes. A pessoa que utiliza a sua veia cômica para fazer com que outras pessoas riam é humorista.
->Gozado: Que provoca riso; engraçado, cômico, ridículo, divertido.
->Engraçado: Que tem muita graça, que faz rir; divertido, cômico, espirituoso, alegre, jovial, gracioso, galhofeiro, folião, folgazão, brincalhão, cômico, pândego, jovial.
Prática positivante: Começar o dia com boas gargalhadas, dizendo mensagens positivas de auto afeto. O que se pretende  realizar hoje. Rir pela manhã ao levantar, no espelho ou no chuveiro, saudando-se, rindo, agradecendo e celebrando o novo dia que se inicia. Rir dos medos, dos desafios, das culpas. Rir quando estiver sozinho no carro ou quando estiver com um amigo. Praticar a risada e o bom-humor e deixar fluir. O riso é a menor distância entre o problema e a solução. Refletindo alegria, prazer e conformidade.
“Tudo aquilo que está ao nosso redor, passa a ser visto da forma que nós nos condicionamos para ver. Se desejamos ver algo agradável aos olhos e à mente, pensemos assim e determinemos, espontaneamente, que os nossos olhos vejam tudo como maravilhoso e acessível. (EM).”

















Nenhum comentário:

Postar um comentário