quarta-feira, 20 de abril de 2016

INFINITO



INFINITO
Conceito: Do grego Άπειρο (Apeiro), do latim "infinitu", significa a ilimitabilidade de algo, que não teve um princípio e nunca terá um fim; que durará para sempre. Está relacionado com o que é muito grande gigantesco ou inexplicavelmente enorme. Espiritualmente, Deus é "Infinito", é o criador do Universo, existindo desde sempre e permanecerá existindo mesmo após o fim de tudo.
Símbolo de Infinito: ∞ O símbolo de infinito \infty lemniscata. John Wallis é creditado pela introdução do símbolo em 1655.  Escolhido por derivadar de um numeral romano para 1000 que, foi derivado do numeral etrusco para 1000, que se assemelhava a CIƆ e era usado para significar "muitos". Ou deriva da letra grega ω – Omega. Também ∞ era facilmente impresso em tipografia usando o algarismo 8 deitado sobre o seu lado.
Utilização da Expressão: O termo infinito é usado em vários campos do conhecimento, principalmente na teologia, filosofia e matemática. Com uma conotação semântica e várias perspectivas apenas de sentido figurado e comparativo, de acordo com a cultura, a época, a circunstância e a nuance desejada e projetada. Mas, estas variações não anulam o conceito verdadeiro do que é infinito, efetivamente.
Infinito Potencial: Corresponde a algo que pode ser aumentado, continuado ou estendido, tanto quanto se queira. Caso da seqüência dos números naturais: é sempre possível somar mais um, estendendo-a indefinidamente.
Infinito Absoluto: Está além de toda a criação racional.
Infinito Atual: Real e completo que faz sentido a existência por completo de uma entidade com um número infinito de elementos.
Infinito Na matemática: Numa sucessão potencial infinita de elementos, discretos, se pode acrescentar sempre mais um elemento, dando mais um passo para o elemento seguinte. Uma sucessão é infinitamente extensível.
Na sucessão de pontos de um segmento de reta, a linha contínua. No contínuo entre um determinado ponto e outro posterior, tão próximo quanto se queira, é sempre possível encontrar um ponto intermédio, e assim consecutivamente, até ao infinito. Um segmento contínuo é infinitamente divisível. Estas propriedade do segmento de reta formam o conceito de infinitésimo: "números" indefinidamente pequenos, menores do que qualquer número real. Os infinitésimos são simultaneamente não-finitos e não-nulos. O infinito é uma ferramenta fundamental para o cálculo infinitesimal e diferencial.
Infinito e a Matemática: Se fizermos crescer infinitamente um lado de uma figura geométrica, crescem também os outros, coincidindo no infinito pelos vértices, com os ângulos ampliados.
Se crescer infinitamente um diâmetro de uma circunferência, continua coincidindo a linha do circulo com a reta, com tamanhos maiores. Continuará, no infinito, existindo o centro, o diâmetro e a periferia. Os raios também são Ampliados. Mas, as figuras geométricas não perdem a sua forma.
Ainda não está comprovado e nem denegado, se infinito se aplica também ao espaço cósmico do Universo.

“As hipóteses implementam as teses; as teses implementam as teorias; os fatos da realidade consolidam as afirmações; mas tudo pode ter uma nova formulação e configuração posteriores. (EM).” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário