quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


SUOR
O suor é um líquido inodoro produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. Ele tem a função de refrigerar o corpo.
No corpo humano há cerca de dois milhões de glândulas sudoríparas distribuídas em todas as regiões, exceto nos mamilos, lábios e órgãos genitais. A maior parte delas se localiza no rosto, palma das mãos e planta dos pés. A glândula sudorípara possui uma parte espiralada onde o suor é produzido e um ducto longo liga a glândula à abertura ou ao poro, na superfície da pele. As células nervosas, do sistema nervoso simpático se conectam às glândulas sudoríparas, que são classificadas como: glândulas écrinas e glândulas apócrinas.
Nos humanos, o suor é uma forma de excretar dejetos de nitrogênio, e de regular a temperatura. A evaporação de suor da superfície da pele tem um efeito refrescante. Na água quente, ou quando o indivíduo sente calor por causa de exercício, mais suor é produzido. É aumentado por nervosismo e náusea e diminuído por resfriados.
A transpiração excessiva é chamada de hiperidrose ou hiper-hidrose.
O suor acumulado em certas áreas do corpo humano, tais como pés, axilas e virilhas submete estas partes ao ataque de fungos e bactérias, ocasionando odores desagradáveis.
Há três formas de o corpo humano perder calor: por irradiação: ondas infravermelhas; por condução: pelo contato com substâncias mais frias: e por evaporação do suor. A  irradiação e a condução consistem na transferência da temperatura do corpo de maior temperatura para o de menor. O resfriamento evaporativo, de cada litro de suor que evapora retira 580 quilocalorias do corpo. A transpiração do suor é o principal mecanismo de perda de calor do corpo humano, o mecanismo primordial de regulação da temperatura do corpo. Caso a evaporação do suor seja impedida ou dificultada, maior é o desconforto térmico; e pode levar à morte por hipertermia. A temperatura corporal interna fica em torno de 36ºC.
Existem fatores que promovem ou dificultam a evaporação do suor, a maior ou menor capacidade do suor de evaporar e de reduzir a temperatura do corpo. Maior  taxa de evaporação do suor, mais  corpo  resfriado. Dois fatores determinam a taxa de evaporação do suor: a umidade relativa do ar e a ventilação. Menor umidade relativa do ar, maior taxa evaporativa do suor. Umidade relativa de 100%, mínimo de taxa de evaporação do suor e máximo o desconforto térmico, a temperatura ambiente se aproxima ou supera a do corpo humano. Maior  velocidade do ar sobre a superfície do corpo humano, maior a taxa de evaporação do suor. A ventilação aumenta a taxa de evaporação do suor, promove o resfriamento evaporativo do corpo humano e dissipa a umidade que se acumularia em torno do corpo humano.
As glândulas écrinas estão em todo o corpo, principalmente na palma das mãos, planta dos pés e testa. São glândulas pequenas, ativas desde o nascimento da pessoa.
As glândulas apócrinas estão em todo o corpo, principalmente sob nas axilas, e na região genital-anal. terminam em folículos capilares, não em poros. São glândulas grandes que se tornam ativas na puberdade, ricas em proteínas e ácidos graxos, suor de aspecto espesso e amarelado; as bactérias presentes na pele metabolizam proteínas e  ácidos graxos presentes no suor, produzindo substâncias de odor desagradável:  o ácido isovalérico e a androsterona.
O suor é composto de água, substâncias retiradas do sangue como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e  toxinas, podem ser eliminados pelo suor. Suando, o corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular. A menopausa, doenças da tireoide, e ansiedade, medo, dor produzem suor.
A hiper-hidrose localizada é a produção exagerada de suor nas palmas das mãos, plantas dos pés ou nas axilas. Para combater: Manter axilas e virilhas depiladas; desodorantes à base de substâncias neutras; Fazer compressas com chá-preto; Desodorantes antiperspirantes; desodorantes que contenham bactericidas.
Uma pessoa possui aproximadamente 2,6 milhões de glândulas sudoríparas em sua pele; distribuídas por todo o corpo, exceto nos lábios, mamilos e órgãos genitais externos. A glândula sudorípara fica na camada da pele a derme junto com as terminações nervosas, folículos capilares e sequentes. A glândula sudorípara é um longo tubo oco e espiralado formado por células. O suor é produzido na parte espiralada da derme e a parte longa é um duto que conecta a glândula ao poro na superfície externa da pele. As células nervosas do sistema nervoso simpático se conectam às glândulas sudoríparas.
O volume máximo de suor que uma pessoa pode produzir é cerca de um litro por hora; que não vive em um clima quente. Em um clima quente dois ou três litros por hora.
O suor evapora da superfície da pele removendo o excesso de calor e refrescando o corpo. Isto é um princípio da física: para converter líquido em vapor é necessária uma determinada quantidade de calor chamada de calor de vaporização. Esta energia térmica aumenta a velocidade das moléculas da água para que elas possam escapar para o ar.
Quando a água do suor evapora deixa  sódio, cloreto e potássio sobre a sua pele. A perda de quantidades excessivas de sal e água do corpo pode desidratá-lo rapidamente, leva a problemas circulatórios, falência dos rins e insolação.
Suar é normal; todas as pessoas suam. O suor é uma reação que o centro da temperatura utiliza para baixar a temperatura do corpo. Somente deve ocorrer suor durante dias quentes ou na realização de exercícios físicos. Suar em excesso, várias vezes ao dia, tanto em dias quentes quanto em frios, ocorre por causa da doença hiperidrose. Pode ser tratado com aplicação de Botox com cirurgia. Não existe nenhum medicamento disponível  atualmente, que seja específico para o tratamento do suor em excesso.
“Sonhar acordado é estimulante. Eliminar os vampiros de energia é indispensável. Não se leve muito a sério, à luz do bom senso. Não comparar a nossa existência com a dos outros. Não ficar guardando coisas só para uma ocasião especial. Perdoar todos por tudo. O que os outros pensam sobre eu não é, a priori,  da minha conta. (EM).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário